<

sábado, 2 de agosto de 2008

EQUIPAS DE FUTEBOL DO BAIRRO

O Cavalo Selvagem foi uma grande escola para muitos jovens do nosso bairro.
Aguias da Briosa - Quinta da Cheira
O grupo de rapazes do Bairro/Quinta da Cheira, que também jogava no "Águias da Briosa", deve ter sido constituído no momento para fazer face a este jogo. Daí a razão de apenas ter nove jogadores. Nem sempre jogávamos onze contra onze.
Não se deixava de jogar por falta de "mão de obra" ! O jogo realizou-se no campo do Colégio Luis de Camões, na Cumeada, e o adversário era uma equipa de seminaristas do seminário de Coimbra.
A equipa, da esquerda para a direita e de cima para baixo:
Miro Polónio, Tó João, João Polónio, Gilberto Duvens, PedroMartins, Raul Carneirinha, Mario Busano, Antonio Machado e Armando Rovira.
Esta fotografia retrata um acontecimento que deve ter perto de 50 anos.

Lusitano - Calhabé
Este foi um dos clubes que se faziam e desfaziam rapidamente naquela época. Chamava-se Lusitano. O "patrão" era o Ramiro Santiago que foi arbitro Nacional Federado . O pessoal era do Bairro/Quinta da Cheira.
Este fotografia reporta um jogo feito na Barreira (Condeixa) talvez em 1962 ou 1963. Não me lembro do resultado. Parece-me que ganhámos. O que me recordo bem é que, no intervalo do jogo, os jogadores da Barreira foram direitinhos a um tasco confinante com o campo e refrescaram-se com uns "lisos" de tinto! Alguns dos nós, que praticávamos o futebol federado e, portanto, com outra disciplina e organização, ficámos de boca aberta a assistir a esta cena.

A equipa, da esquerda para a direita e de cima para baixo:
Ramiro santiago, Homero, Tó João, Mario Nicolau, Ze Lopes,João Polónio, Ze Manel Teixeira
Ze Carlos Martins, PedroMartins, Mario Busano, Antonio Machado e Armando Rovira.

CULTRED - Cultura, Recreio e Desporto

Andamos aí pelo ano de 1963 quando foi fundado este clube. Tinha a sede na loja dum prédio do Sr. Chieira, na Rua Dr. Daniel de Matos. Terá sido o seu filho, Lino Chieira, um dos promotores da iniciativa que integrava, entre outros, o Carlos Viana e o Zeca Simões. Passava-se por lá alguma música e bebia-se "Teobar" fresco.
Em Julho de 1963 o grupo deslocou-se a Poutena (Anadia), terra da família Chieira, para defrontar o clube local. Levámos uns equipamentos que o Lino cravou no basquete da Académica. Fomos tratados com boa comida e melhor bebida. Do jogo, é pobre a recordação: levámos 7-0. O pessoal do Cultred estava muito "cansado", os tipos da Poutena passavam por nós como foguetes em dia de festa !

Os "artistas", da esquerda para a direita e de cima para baixo:
Zeca Simões, Zé Carlos Martins, Fausto, Vasconcelos, Murta, Pedro Martins, Antonio Machado, Pedro Gama, Carlos Caldeira, Viana, Mário Busano, Lino Chieira, Armando Rovira e
Esteves.

Que saudades
Cortesia de Pedro Martins e do seu Blogue

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Nestas equipas quase sempre estiveram os 4 putos maravilhas da Quinta da Cheira.
O Tonio Machado, o Armando Rovira, o Pedro Martins e o Mario Buzano.
Por curiosidade ainda se vê o Ramiro Santiago que era um "cepo" de primeira. Seguiu a arbitragem por pouco tempo, porque a seita do Pinto da Costa lhe fez a folha. Foi dos quadros Nacionais, como Alvaro Rodrigues e Renato Santos.

7:50 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Grandes craques passearam a s/classe pelo Cavalo Selvagem e palcos deste País.
Relembro o Manuel Duarte,Magriço no Mundial de 66,o Arrobas,o Rovira e Fausto,meus companheiros nos júniores 62/63 da Académica,o Pedro Martins,também júnior nessa
temporada,e muitos outros,que não recordo os nomes.
O Renato Santos,já perto dos 90 anos,continua de boa saúde.
Nito

6:56 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ola Nito
Bom comentario e sinal que estás atento.
Realmente pelo Cavalo Selvagem passaram muito bons jogadores e se bem me lembro:
Da 1ª Divisão : To Gonçalves (AAC) - Manuel Duarte (AAC)- Antonio Machado (UC) - Arrobas (AAC)- Pestana ( Belenenses )- Melo (AAC) - Carlitos Parente ( UC)- Simões (AAC).
O Pedro Martins jogou ainda na 2ª Div. no União.
Noutros Escalões e posteriormente em muitos clubes de Coimbra e arredores jogaram centenas de atletas do Bairro.
No Norte e Soure, Lousanense, Mirandense, Poiarense, Alfarelos, Condeixa, Cernache, Mealhada,...etc

8:09 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Pedro Martins? O meu Amigo de sempre, até hoje, Fausto Vasconcelos é o nº 14 dos q estao em pé, né? Os anos nao passaram por ele- continua um charme e c/ aspecto de 30 anos! Tomara q ñ saiba disto, pois vaidoso é ele, q chegue! Tás a ouvir Pedro? Se lhe vais dizer, nunca mais brincamos aos médicos. É mm só pq como sabes, ele ficaria inaturável mais do q é!.... E o m/ primao , Carlos Viana? É o 2ª da esq para a dir. dos agachados? Há bem poucos anos, o filho, Nuno, era aquela cara chapada! Lindo ver estas coisas! Bjs para ti da Juju.

9:40 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org