<

sábado, 2 de agosto de 2008

PINHEIRO DE LAFÕES - ANTELAS

O Gim foi para Pinheiro de Lafões passar umas férias, mas continua a investigar. Mandou-me agora tomar nota do Dólmen de Antelas para mandar fazer uma réplica no Cavalo Selvagem.

O Dólmen de Antelas

Um sepulcro-templo do Neolítico final



Localização da estação na Península Ibérica.

O Dólmen de Antelas situa-se na freguesia de Pinheiro de Lafões, concelho de Oliveira de Frades, distrito de Viseu. É monumento nacional (Dec.-Lei n. 29/90, "Diário da República", I série, de 17 de Julho de 1990). Foi alvo, nestes últimos três anos, de trabalhos de escavação arqueológica, consolidação e restauro, no âmbito de um projecto promovido pelo Instituto Português do Património Arqueológico e Arquitectónico, Câmara Municipal de Oliveira de Frades e Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Aspectos relacionados com o arranjo da área envolvente, sinalização dos acessos, publicação dos resultados científicos, etc., serão concluídos brevemente.
O dólmen de Antelas, guardião de relíquias, centro cerimonial aglutinador dos esforços e interesses da sociedade -- tal como a generalidade dos monumentos megalíticos, particularmente os de grandes dimensões --, constitui-se como um autêntico sepulcro-templo.

2 Comentários:

Blogger Unknown disse...

OK, Apache, já te atendo! Lá tenho de ir a Antelas ver como está o monumento. A última vez que lá fui, há um ror de anos, estava tudo fechado, meio abandonado! Obrigado pela sugestão!

Gim

10:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

e o que o blog vai desenterrando...eu nunca lá fui....

8:03 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org