<

terça-feira, 5 de agosto de 2008

SINAIS DOS TEMPOS

Companheiros:
Dado que pertenci a uma geração de cultores do Fado de Coimbra que foi acusada de inquinar a tradição por abuso do intervencionismo ideológico e não sendo eu um fundamentalista das tradições coimbrãs, decidi enviar-vos este cartaz que descobri espalhado pelos expositores da Figueira da Foz, quando fazia o meu passeio matinal à beira mar.
Certamente que dará para nos apercebermos dos sinais dos tempos...
Rui Pato

Etiquetas: ,

7 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Rui,
De facto, uma fotografia destas, era impensável antes de 65.
Eu próprio cheguei a ser ameaçado de rapanso se cantasse fados sem ser de capa e batina!!!
Continuo a gostar de muitos dos fados de Coimbra tradicionais, mas também considero que a "reviravolta" que levaram, não foi para pior!
E a propósito, conheces estes rapazinhos?
Boas férias,
Alfredo

7:05 da tarde  
Blogger calhabécirculação disse...

É a cedência às estratégias de marketing.

7:47 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Ao contrário do Rui Pato, sou um bocado pró fundamentalista nestas coisas de Coimbra. Fado de Coimbra à futrica? No way! E, já agora, o que dizem às fêmeas (sem ofensa) a cantar fado de Coimbra? Never!

Gim

8:25 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Gim: heuuuuuu! com dois dedos nas goelas. Estou espantado.

Diga-se: o hábito não faz o monge. E o Zeca, mesmo quando cantava canções de embalar era capaz de nos transmitir aquela força de voz e poesia que nos ensinou a ser solidários. O poeta chamava-lhe desassossego. E é isso que é preciso: desassossegar a rapaziada.

A propósito. Rui, o que é que os moços cantam?

Pombalinho

11:07 da tarde  
Blogger Teresa B disse...

Adoro fado de Coimbra, cantado por quem tem garganta para ele; tanto me faz que o cantador use capa e batina, como fato-macaco.
Em tempos, trabalhei numa empresa onde, de vez em quando se faziam grandes sessões de fados de Coimbra, cantados (e de que maneira!) por um primo do Rui Umbelino:foi estudante de Coimbra, mas na Brotero; fazia e faz inveja a muitos que vão botar figura nas serenatas.
Quanto às mulheres a cantar fado, digo a mesma coisa: se tiverem voz e não desafinarem...nada contra.
Não sei se sabem que a Balada de Coimbra, que os estudantes reclamam como deles, foi escrita para um grupo de cantares de Coimbra que existia no início do século passado, em que os autores participavam.Solista do grupo, era uma mulher; foi ela quem cantou a Balada de Coimbra, pela primeira vez em público.Era a minha avó paterna e, segundo diz a minha tia, até arrepiava ouvi-la cantar...
Segundo dizem, o fado de Coimbra começou por ser futrica, só depois foi estudar para a Universidade; mas também foi "fêmea"...
Como cantam os alentejanos:"eu gosto muito de ouvir/cantar a quem canta bem..." seja macho ou fêmea!
Afinem lá as gargantas e as violas para o 18/10, para animar (mais) a malta!
Boas férias...

Teresa B.

10:10 da manhã  
Blogger Rui Pato disse...

Concordo com mito do que diz a Teresa B.
O fado deve ser cantado por quem o canta bem. Mais vale uma boa cantora de que um canastrão imitando os bons cantores.
Quanto à origem futrica , ela é um facto.
Quando aqui coloquei esta foto foi para que dessem conta da deriva mescantilista do fado da nossa terra.O que está aqui em causa é saber se o fado deverá ser transformado em negócio ou não.

2:31 da tarde  
Blogger Rui Pato disse...

O "Teresa B" tem razão quando fala na origem futrica do fado. Também concordo com ele, relativamente a quem o canta. É preferível uma mulher que o cante bem, como já ouvi, do que garotos canastrões a imitarem ridiculamente o Luís Gois.
Ao colocar aqui a foto, foi para mostrar a deriva mescantilista que se está a instalar do fado da nossa terra, mais à custa de um marketing agressivo do que na busca de uma qualidade temática e musical.

2:42 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org