<

domingo, 29 de junho de 2008

RUMO À LIBERDADE! + 1 DOC. HISTÓRICO

Em Abril de 1973, lá fui parar a Mafra para o serviço militar. Uma incorporação, diziam, destinada a formar Capitães à pressa para o Ultramar! Como era Assistente no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, tinha metido um requerimento a pedir adiamento até aos 30 anos, com o fim de fazer o Doutoramento.
Era um procedimento normal na Universidade. O que é certo é que cheguei a Mafra sem saber nada sobre o resultado do meu pedido. Ao segundo dia, quando já estava, na parada, a aprender aqueles movimentos estúpidos, vem um soldado entregar ao Alferes um papel.
Ele olha e chama pelo meu nome. Puxei todo aquele estilo militar, pondo-me em sentido para o ouvir dizer-me “pode ir-se embora”. O requerimento tinha vindo deferido! A felicidade invadiu-me! Tinha passado o pior dia e meio da minha vida. Aquilo não era para mim!
Curiosamente, tinha-me sido dado um contacto de um Capitão, que me fez claramente prever o 25 de Abril. Bom, toca a ir para o carro para parar só em casa. A partir deste dia, a minha casa passou a ser o meu paraíso, a minha Mulher uma Deusa e o meu filho um Anjo! Sim, pensava eu, para quê ser exigente em casa, às vezes chato com pequenas coisas, depois de ter estado num sítio tão horroroso!
Continuando, julgava eu que me tinha safado, mas enganei-me. Voltei a ser chamado para a incorporação de 16 de Julho do mesmo ano. Simplesmente decidi que não estava para isso. Tinha o sonho de me doutorar, conhecer outros mundos, pensar como queria, ser livre, enfim, ser dono de mim próprio! Planeei tudo muito bem para ir para Inglaterra. A questão era como sair. Sugeriram-me fugas através de Espanha. Optei por usar a inteligência. Como? Sair legalmente do País! Não posso dizer como e não me perguntem a razão! História diabólica!
O que é certo é que tendo que me apresentar em Mafra em 16 de Julho consegui, legalmente, uma Licença de Ausência Eventual para me ausentar do País por 11 dias, a partir de 30 de Junho! Lá fui eu, nas calmas, de avião, rumo a Londres, para só poder voltar depois do 25 de Abril.
Moral da história: para resolvermos um problema, ainda não há nada mais eficaz do que usarmos a nossa inteligência!

Prof. Dr. Albino Reis, mas, para nós, é o Bino, o Bino Zé e/ou o Bininho

Etiquetas:

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

tem piada que eu estive mesmo à bica de ir para o tal CPC (curso de promoção a capitão); não fui lá fora como alferes...entretanto, deu-se o 25/4....

12:52 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Eu estive no CCC (Curso de Comandantes de Companhia). Nunca fui aspirante! E entrei na tropa no dia 22 de Abril de 1974!!! Três dias antes!

Gim

4:27 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org