<

segunda-feira, 28 de julho de 2008

IDEIAS DE INTERESSE PARA O GRANDE ENCONTRO

Começo por felicitar o Fernando Rafael pela iniciativa deste grande almoço. Tenho alguma experiência de tentativas semelhantes, particularmente no âmbito Universitário, e nunca vi um processo tão dinamizador como este. Notável! Sinto também que devo felicitar o Gim e o Álvaro por toda a eficácia na gestão do blogue.
Penso saber apreciar este trabalho, pois, além de uma das Disciplinas a meu cargo, em Pós-graduações e Mestrados, ser Comportamento Organizacional, já dei a Engenheiros, Economistas, Gestores, Presidentes de Câmara e Deputados, mais de 30 edições de um Curso intitulado "Gerir o Tempo e Organizar o Trabalho; Desenvolvimento da Eficácia Pessoal".
20 valores para o Fernando Rafael, Gim e Álvaro! Muito obrigado, também!

Feita a introdução, gostaria de dar umas ideias para o almoço de 18 de Outubro, pedindo desculpa se estiver "a ensinar o Pai Nosso ao Sacristão". Aqui vão elas:
- Porque não, antes do almoço, um passeio de 30-40 minutos, digamos, com todos os Participantes, e com os gaiteiros à frente, pelo Bairro (duas ou três Ruas principais)?
- Penso que se deveria guardar um minuto de silêncio, antes do almoço, por todos os amigos já falecidos.
- Uma palavras de gratidão ao Fernando Rafael, Gim e Álvaro, por todo o trabalho que fizeram.
- Contratar um Fotógrafo para fazer a reportagem fotográfica do almoço.
- Contratar um profissional para fazer uma reportagem, em DVD, sobre o almoço. Depois de editado e aprovado pelos Organizadores, seria enviado a todos os Participantes. O preço deveria ser incluído no do almoço.
- Esse DVD deveria incluir a Lista de todos os Participantes, com a seguinte informação: morada, telefones, email, profissão, Organização/Empresa onde trabalha e cargo que ocupa.

Porquê? Uma das coisas que aprendi na Universidade Inglesa onde me doutorei foi a importância do que eles chamam "friendly alliance of minds". Eles cultivam a ideia de "network" de antigos alunos, admitindo que se possam ajudar uns aos outros.
A título de exemplo, há anos, no âmbito de uma ligação que tenho a uma grande Empresa deste País, foi preciso arranjar bons contactos no Mundo Árabe. Lembrei-me do Rashad, meu colega de Mestrado, que entretanto tinha sido Secretário de Estado da Energia da Jordânia e, quando me visitou, em 1994, estava no Banco Mundial. Teria sido fácil arranjar alguém que desse uma lista enorme de contactos, O Rashad limitou-se a dar apenas três (só "sumo"!). E valeu a pena! Outra vez, tinha um projecto de Engenharia que não era fácil e resolvi-o, em uma semana, com a ajuda de um colega japonês.
Poderia dar muitos exemplos semelhantes em Portugal, etc., etc., etc.
Quero com isto dizer que todos nós temos filhos e netos e que, quem sabe se não virão a precisar uns dos outros e de nós.
Acreditem que fico feliz da vida, quando me aparece um jovem Aluno que, por acaso, é filho de um ex-aluno ou neto de um amigo. Não se trata de "cunhas", mas sim de dar um conselho, uma orientação.
A vida não está fácil e parece-me que esta ideia pode ser muito útil para todos.
Espero que estas ideias sejam úteis
Um abraço
Do Albino Reis (Bino Zé)

12 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Tenho alguma dificuldade em comentar este post do Bininho,pois a clareza da sua apreciação ao Blog tira-nos as palavras, quer ao Gim quer a mim.
Esta apreciação é categorica e vem dum Mestre que transversalmente atravessa todo o Blogue.
Um grande estimulo para continuar a procurar o entusiasmo de todos os participantes e leitores deste espaço.
O Comportamento Organizacional e o "Desenvolvimento da Eficácia Pessoal" são temas que nos são caros e dos quais somos conhecedores e seguidores atentos.
Obrigado Bino Ze pelo empurrão que nos dás para não afrouxarmos.
Velho Apache

10:40 da manhã  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Agradeço as sugestões, pois servem ou para ponderar algumas ou para reforçar o que já está previsto , embora provisòriamente, pois só quando tudo estiver alinhado e confirmado se poderá fazer o alinhamento final.
Gaiteiros vai haver e com o tal passeio por algumas ruas do Bairro!
Vão ser contactados pelo menos dois profissionais de fotografia e de filmagem para DVD e a maneira como depois se vai proceder ao envio e cobrança do respectivo custo do DVD, vai depender do que resultar das condições acertadas com quem ficar com o serviço.
Com um universo de mais de 350 pessoas, embora uma grande parte sejam casais, entre fotos e DVD será aliciante para quem ficar com o serviço!
Por exemplo em cada mesa de 10 poderá haver uma inscrição para quem quiser adquirir DVD.
Os de Coimbra para não terem despesas de envio levantavam-no directamente no estúdio que o produzir.Para os de fora de Coimbra, seria fornecida listagem com nomes e moradas para envio pelo correio.
Isto é apenas uma hipótese e só relativamente ao DVD, pois com as fotos o fotógrafo deverá fazer o normal nas reportagens do género.
Mas uma decisão final só depois de conversar com a pessoa que ficar com o serviço.

11:03 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Bom dia caro Bino

Mais do que a qualidado do texto, registo com grande satisfação, o contributo que pretende dar,´para que através desta brilhante iniciativa da responsabilidade do Rafael, possamos criar uma base de dados "activa", que amanhã possa contribuir para a orientação, apoio e inclusivamente colocação profissional da nossa vasta "rede" de familiares e amigos.

Concordo perfeitamente que a ideia não tem subjacente a clássica "cunha", mas tão só a forte possibilidade de gerirmos uma "carteira" de Recursos Humanos, que a todos pode ser útil, nas mais variadas situações profissionais.

Sei do que falo, e reforço a ideia do Bino.

Entre as competências que adquiri ao longo da minha vida profissional (nos últimos 25 anos ligadas ao Marketing Farmacêutico operacional)estão as "Competências Comportamentais - Comunicação Eficaz com Clientes" que tenho ministrado nas principais cidades do País.
E não imaginam o gozo e a satisfação que tenho, em encontrar filhos e netos de amigos, aos quais "estendo" protectoramente (mas discretamente) a mão, e procuro acompanhar (mesmo à distância) nas suas carreiras profissionais.

Parabéns mais uma vez pela ideia, e eu estarei na 1ª linha para lhe dar "vida".

Um abraço

Saudações académicas

Tó Ferrão

12:14 da tarde  
Blogger Ernesto Costa disse...

Acho as sugestões aqui deixadas muito interessantes. Hoje cada vez mais as redes sociais, mediadas pela tecnologia ou não, são um factor de coesão inquestionável. Quem trabalha em ciência sociais sabe da importância e do poder da identidade.

De todas as propostas só não sou muito adepto dos gaiteiros (o Rafael que me perdoe...). Não consigo fundamentar racionalmente este ponto de vista. É assim. Deve ser trauma!

Jó-Jó

4:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Fico preocupado, quando os doutores, se citam a eles próprios.
Já sei que me vão bater, mas...sou assim.

Anónimo

4:18 da tarde  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

GOSTAVAS DE TER GAITEIROS NO 18 OUT 08??

Answers Votes Percent
1. Gostava 156 78%
2. Indiferente 20 10%
3. Não 25 12%

Deves estar incluido nos 12%, ou ainda vais votar?
Perante esta votação que posso eu dizer?
O Encontro de Gerações tem de ser uma FESTA!
Os foguetes é que são muito caros...e perigosos!
E um desfile de "cabeçudos"?
E uma corrida de sacos?
E um concurso de partir bilhas com água e "poses"?

5:06 da tarde  
Blogger cota13 disse...

Gaiteiros não (não gosto de folclore) mas como sou democrata, aceito.
Com as restantes ideias estou plenamente de acordo.
Se vai haver uma actualização da base de dados, a minha profissão é
CALCETEIRO MARÌTIMO, sou o unico entre tantos doutores engenheiros e afins.
Os meus respeitosos cumprimentos.
TONITO.
BOM ANO.

11:48 da tarde  
Blogger LinoZé disse...

As ideias são boas e as intenções as melhores (quando a gente vai com o cereal já lá vem o Rafael com o pão!...): concretize-se o possível!
Colocando de parte o alcance profissional e social das questões, que não desvalorizo, sinto esta iniciativa, mais que tudo, um espaço de bonança nas muitas tormentas da vida, e o que mais importante dele pode ficar é justamente o encontro, o reencontro, a descoberta, o crescimento!
Vivamos todos para celebrar!

10:24 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Caro Tó Ferrão. Gostei muito de ler o que escreveste. Acredito que deveríamos aproveitar esta oportunidade par a tal "network". Já agora, parabéns pelo teu trabalho que deve ser muito enriquecedor.

Grande abraço

Bino

10:51 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Esquecem-se que o Rafael é muito mais organizado que muitos Srs. Doutores.. .

3:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Para: COTA 46
Calceteiro Maritimo...... ?????
O que é isso ????
Jorge Carvalho (Jó)

3:08 da tarde  
Blogger cota13 disse...

Caro Jó, Calceteiro marítimo é uma profissão em vias de extinção.
É pôr calçada para isolar a parvoice e a medíocridade de algumas pessoas (felizmente não há muitas)por estas bandas.
Um Abraço.
TONITO
BOM ANO.

11:56 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org