<

terça-feira, 30 de setembro de 2008

A Leão d`Ouro da Baixa

Olá, descansaram um pouquinho desta "Melga Incómoda"?
Lamento apenas não ter arranjado ainda umas fotos porque eu tinha a mania da fotografia, agora já me deixei disso e há as digitais que não aprecio mas as outras são caras e o tempo é pouco para esta arte!!! Sobre a lingerie, atenção minha gente, a primeira Loja a vender lingerie e a Marca Triunpho que era a melhor na altura, foi a nossa Casa e a propósito de terem falado no outro dia do Leão d`Ouro, era na verdade um Espaço de moda e de referência em Coimbra e arredores, posso afirmá-lo sem vaidade ou receio de faltar à verdade. Pertencia ao meu Avô, depois passou para meu Pai e quando desisti de tirar Direito fiquei eu a atender o Público desta Terra, novos, velhos, homens senhoras, todo o Mundo gostava do nosso gosto, da qualidade e da forma como atendíamos, fosse quem fosse, era sempre bem recebido e rodeado de atenções e paciência!
"Carradas" de paciência...Quem não se lembra??? Posso dizer-vos que me lembro muito bem das medidass dos fatos de banho das menina do meu tempo e das medidas das gabardines e das cores das gravatas que os nossos "jovens" preferiam. E mais ...eu conhecia melhor as medidas deles do que as próprias mulheres!!! Sem maldade, falo sob o ponto de vista profissional!!!!
Todas as gerações que passaram por Coimbra entraram lá até porque não havia concorrência nem os grandes espaços comerciais e a Baixa era atraente e convidativa, havia a Brasileira, o Arcádia e muitos outros Cafés e Esplanadas. Tudo muda e só tenho saudades dos Cafés porque cada etapa da nossa vida encerra o seu valor e significado, passa-se à frente!
Foi apenas um apontamento em homenagem aos meus Avô e Pai, José Carvalho, figuras coimbrãs de quem me orgulho.
Era a Loja mais antiga da Baixa, é verdade!
Isabel Carvalho

26 Comentários:

Blogger Rui Felicio disse...

Isabel,

Quando por aqui apareceste não te conhecia e por isso procurei saber quem és.. Quem eras..
A referência que me deram foi precisamente a Loja Leão D'Ouro.
Acho que nenhum conimbricense desconhece a sua existência. Referência da Moda em Coimbra.

Penso que já te não pertence, segundo me disseram. Mas ainda existe?

11:10 da manhã  
Blogger Isabel Melga disse...

Não, era um pedaço de nós, parte da nossa vida familiar e quando se encerrou foi mesmo para evitar cair em mãos estranhas. Começaram a surgir as modas internacionais e o Leão d Ouro ficou no Baú dos nossos tesouros! Aderimos à Stefanel com muito êxito mas como digo, a vida exige muita dispersão, muita luta e das duas, uma: ou avançamos para garantir o êxito e uma boa qualidade de vida, ou optamos por alternativas sem nos andarmos a martirizar ou a fazermos de herois... A nossa missão de bem servir os coimbrinhas, cumpriu-se e virou-se a página para outra história de uma nova geração.

12:24 da tarde  
Blogger Rui Felicio disse...

Obrigado pela resposta/esclarecimento.
Hoje estás menos Melga e mais Isabel...
Gosto das duas...

12:28 da tarde  
Blogger Rui Pato disse...

Isabel:
Lembro-me tão bem do Leão D'Ouro, lembro do teu pai, comerciante de uma estirpe de cavalheiros que está em extinção.
Comprei lá muita coisa e tenho ainda um casaco de antílope genuíno vendido por ti própria, na altura em que estavam a fazer a liquidação...
(Oxalá este comentário não seja visto pelas ligas de amigos dos animais!)

12:48 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Julgo que tambem foi ai que fui comprar um soutien para a minha mulher, aquando do 1º filho.
Na altura, não conhecia a nomenclatura das identificações,que hoje ja sei. Se era 36-38-40 sei lá.
È assim como eu, ajustamo-nos bem. Se era A ou B ou C....tambem não sabia.
Qual copa qual carapuça? Como é que havia de explicar?
Fiz duas covas com as mãos e disse muito convicto. São assim.
E não é que lhe assentou que nem uma luva.Mais tarde especializei-me, não a comprar soutiens, mas a retira-los.
A idade tem destas coisas.

2:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Era uma loja de referência!!! Muitas vezes lá entramos, sempre com o profissionalismo e o sorriso da Isabel!!!
Um abraço da Beira Baixa...
São Vaz e Quito

4:13 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Desculpem a observação mas esta menina não morava no Bairro... Afinal era amiga de quem ?
Porquê no almoço e porquê no blog?
Não levem a mal, mas é simples curiosidade.Deve haver uma explicação.È que ninguem parece conhecê-la a não ser eu...

6:45 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E já não é pouco. Tambem o Quito e mulher, o Rui Pato, o pessoal dos Direitos e ha muito mais gente que a conhece. Afinal não é tão desconhecida como isso. Na altura dizem que era um patinho feio que contrastava com as dondocas.Mas afinal foi bem recebida no blog e tem animado o dito.Parece ser uma defensora de causas. O contraste é evidente.

7:56 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Também fui amiga do Américo da Estrela Verde(outra loja da baixa),e de dois filhos dos Neves dos Vidros e do Alexandre da barbearia em frente ao Arcádia e da filha do Braga da Cruz e o que quer isso dizer?
Já agora que venha também o senhor presidente da Câmara e o da Junta que bem me conhece desde menina e moça.
Se é essa é a razão,tenham dó... ´

10:23 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

E digam-me, quem eram as dondocas, poque dessas eu também não gosto.

10:34 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

E digam-me o que é isso de dondocas, porque quando nós eramos jovéns essa doença ainda não existia.

10:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Nela,agora vejo que os nossos
vizinhos e amigos que viveram aqui,tantos anos,o Cândido Câmboa,o Tó Travassos,o Tó Soares,
Normando Lagoa,o Holdegário,o Moura Borges,o Tonecas,o Carlos Quadros e a irmã Filomena Quadros,o teu ex-cunhado o Alexandre Cohen e outros,aqui estudaram até se licenciarem,fizeram parte do Bairro,do nosso dia a dia,
com eles partilhamos horas de conversa,de paródias.Eramos todos uma família!
Não esqueço as Mornas tocadas
pelos de Cabo Verde,não esqueço o perfume da época que era Lavanda,
não esqueço a amizade que nos unia. E,sei que até gostavam de estar presentes,já que uma parte fundamental das suas vidas teve como cenário o Bairro, mas só agora verifico, que afinal podem vir todos...
Nela Dias

11:57 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

UIIIIIII!
Que ciumeira vai por aqui!

8:48 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Mas que raio de conversa é esta? Ciumes por estes lados? So ca faltava esta agora.Problemas mal resolvidos?

10:13 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Voltemos aos tranquilizantes...

10:27 da manhã  
Blogger Manuela Curado disse...

Texto recebido ontem da Organização de ENCONTRO DE GERAÇOES do bairro. Leia-se " 1O horas - Abertura das mesas de recepção, onde será entregue um envelope ........Os envelopes estão depositados em caixas devidamente identificadas e ordenados por ordem alfabética dos que moram ou moraram no bairro (condição de inscrição)".
E mais não digo...

11:12 da manhã  
Blogger Rui Felicio disse...

Vejo para aqui um Rui Felicidade que não conheço.

O nome pode confundir-se com o meu mas NÃO SOU EU!

Mais uma vez repito que o que escrevo assino com o meu nome, NUNCA, com pseudónimo

11:15 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Felizmente estou bem com a vida e comigo própria,não deixo nada por dizer e, não tenho problemas mal resolvidos,pois o importante é encontrar a solução,por isso não me escondo no anonimato.
Quanto aos tranquilizantes....tome,vá tomando, que pode ser que fique a dormir no dia do Encontro,pois anónimos são dispensáveis...
Nela Dias

11:24 da manhã  
Blogger Rui Felicio disse...

Não precisavas de o ter dito Nela Dias porque bem conhecemos a tua forma de ser.

Mas ainda bem que o disseste porque tal como tu também eu detesto que as pessoas não assumam claramente o que dizem subscrevendo o seu próprio nome.

Alguns anónimos a gente sabe quem são e por isso não me incomodam.

Mas outros, anónimos mesmo, não os consigo entender. Neste caso concreto, ainda pior porque o pseudónimo ( ??? ) assume semelhanças com o meu nome. Por isso reagi comentando-o, coisa que habitualmente não faço...

Rui Felício

11:37 da manhã  
Blogger Manuela Curado disse...

Nunca houve dúvidas.

11:50 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Ela a dar-lhe e a burra a fugir. Agora a culpa é da Organização?
Será que não posso levar o meu namorado brasileiro, que nunca morou no bairro?

12:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Nice try, Rui!

O anónimo

12:54 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ó Álvaro esclarece-me uma dúvida que me surgiu do teu comentário. Então tu especializaste-te a tirar soutiens só depois do teu 1º filho?
Espera...as francesas e as alemãs... Mira... a tenda sempre às costas para o que desse e viesse...Não percebo!...

3:05 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O comentário anterior era para o el tareko. Desculpa Álvaro!

3:07 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sim , este curso de tirar soutiens incluia um mestrado.
So me especializei realmente no mestrado. Ate aí, era um apressado. Não tinha jeito nenhum. Com as pressas , rasgava tudo e trabalhava por gestos, utilizando as mãos.

9:27 da tarde  
Blogger Isabel Melga disse...

Esta Melga será mesmo Incómoda?Há por aqui muita adrenalina mas é bom porque seria uma monotonia que todos estivessem a dar a mesma nota!!! A Afinação só é importante para os grupos Corais e cantores. A R: de Angola não fica assim tão longe e sempre convivi com pessoas do Bairro por isso não me sinto uma intrusa e estou animadíssima para confraternizar: rir é preciso, conversar é preciso, arejar ideias, AREJAR É PRECISO!!!! Sim senhor, muito interessante mesmo estes diálogos nota-se que há vida e foi esse , julgo eu, o objectivo do nosso Cavalito anda muito selvagem, deve ser de euforia da aproximação da Festa! Voltem sempre! E tragam mais um ou uma!

1:13 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org