<

terça-feira, 28 de outubro de 2008

NOVO CICLO

NOTA PRÉVIA: Estas reflexões são da minha exclusiva responsabilidade. Os restantes ADM’s desconheciam-nas até ao momento em que as enviei para o blog.
O blog Cavalo Selvagem, como era de prever e é habitual em todos os blogs, sofreu ao longo da sua curta existência diversas vicissitudes.
Desde as célebres polémicas à volta dos anónimos que, felizmente, parecem já ter estabilizado, até a alguns amuos por causa dos mais variados motivos, compreensíveis crises de crescimento à procura da sua matriz, o Cavalo Selvagem foi singrando sob a mão firme mas consensual do Álvaro, seu progenitor e principal mentor.
Desde o início, a finalidade do blog foi a procura e reunião, num espaço comum, de todos os antigos habitantes do bairro, na sua esmagadora maioria, afastados por mais de 40 anos durante os quais fizeram as suas vidas sem nada saberem uns dos outros.
Ao contrário do que sucede em muitos outros, no blog Cavalo Selvagem nunca existiu qualquer espécie de censura ou prévia moderação, nem aos textos recebidos para publicação, nem aos comentários que todos e cada um sempre puderam exprimir em completa liberdade.
Esses textos, pela sua natureza, podem catalogar-se em três ou quatro grandes grupos, designadamente, o reviver da infância e da adolescência através das pequenas estórias vividas pelos próprios intervenientes, dos namoricos da adolescência, das dificuldades da vida das famílias de então , das figuras típicas do bairro e das escolas e dos liceus onde quase todos estudaram.
Gradualmente o blog foi sendo conhecido e a adesão e participação foram crescendo a um ritmo impressionante. De tal modo que, em pouquíssimo tempo, a ideia e dimensionamento do almoço em Coimbra tiveram que ser repensados pelos seus organizadores, sob pena de não se conseguirem satisfazer tantas e tantas manifestações de desejo de nele participarem.
Paralelamente, alguns dos mais activos colaboradores do blog, com merecido realce para o Pombalinho, foram ensaiando o grande encontro do dia 18, com prévios encontros e almoços que, por si mesmos, deixaram antever o êxito desse memorável reencontro.
Foi a época das chamadas lebres, assim designadas pelo Álvaro, que diariamente deram vida e ritmo ao blog, de uma forma leve, despretensiosa, mas aliciante e que, em minha opinião, já cumpriram o seu papel.
São já notórias as diferenças do blog, após o encontro do dia 18.
Quer quanto à natureza dos textos, quer quanto aos próprios colaboradores.
Como sempre disse, o blog será aquilo que os seus colaboradores quiserem, dentro das linhas gerais definidas pelo seu primeiro Administrador.
Novos intervenientes, certamente galvanizados pela euforia e felicidade do reencontro, estão a iniciar um novo ciclo no blog, e ainda bem que assim é!
É portanto tempo de algumas das lebres, agora da bancada, apreciarem, com toda a atenção e diferente espírito, as verdadeiras corridas que começam e o que na pista se vai passando...
Rui Felício
27-10-2008

20 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Uma semanita depois e cá está o pos-GEG em força.
Esta previsão e alterações de comportamento eram latentes.
Já o tinha dado a entender em posts anteriores e em alguns comentarios com a devida antecedência.
Não seria nem será assim de estranhar este aparente amolecimento.
Quem vai, vai e quem está, está....assim aprendi de muito novinho. Mais tarde aprendi a que, as obras fazem-se com os que vão e com os que estão.
Naturalmente não haverá um GEG assim dentro dos proximos anos.....mas haverão outras motivações e outros caminhos a percorrer com antigos "jovens" que passaram pelo Bairro.
Não se esqueçam que os mais novos admitidos neste GEG tinham os 55 anos....e que salvas e raras excepções, os GEGs teriam que ser de intramuros.
Foi interessante já o aparecimento dos 2 jovens com Blogs que se acham da geração " Ainda mais Jovem" dos cavalinhos.
O Pedro Sarmento e a Romicas.
Apareçam todos os jovens que viveram o Bairro e que frequentaram os seus Cafes, Tascas e Mercearias.
Um abraço aos Jovens de Todas as Idades.
Alvaro Apache
frequentadores de cafes

1:15 da tarde  
Blogger Rui Pato disse...

Apoiado!

1:42 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Era normal que houvesse alguma alteração após o GEG.
Saúdo todos os mais novos, e faço votos que com as suas experiências vividas no Bairro e no tempo que ali permaneceram, possam dar o seu contributo ao blog.
Quero aproveitar este espaço para manifestar a minha gratidão ao Álvaro e a todos que para comigo têm tido as palavras de muita amabilidade e dizer-vos que não deponho as armas..
Irei, sempre que puder, continuar a colaborar, mesmo que com pequenos textos,(Só para animar a malta!).Serão pequenas achas para a fogueira, para espivar o lume, sempre que fogueira me parecer mortiça...
Um abraço a todos cá da Beira Baixa, onde o Outono, pelos vistos, se "mascarou" de Primavera!!!
Quito

2:21 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É justo que se vão revezando as "lebres", para se ganhar novo fôlego e para permitir aos mais jovens que nos enriqueçam com as suas vivências.
Um abraço da Isabel Parreiral

2:31 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

ERRATA:onde se escreve "as palavras" é apenas "palavras"
assim..todos que para comigo têm tido palavras de muita amabilidade...

Depois..sempre que a fogueira...

Como diz o Leitão... saíu de rajada...
Quito

2:38 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ó Rui Felício!

Lebres?

E a época da caça! Cuidado!?

eheh

Zé Leitão

2:40 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É sempre bom por vezes parar para pensar e reflectir sobre o melhor caminho a seguir.

Não me parece ser bem este o caso, pois muito embora o Blog tenha cumprido integralmente a missão para que foi criado, amdureceu de tal forma que me parece ter boas pernas para prosseguir o seu caminho, para alem do GEG, como polo agregador de vivências centradas no Bairro Norton de Matos, e Coimbra.

Por esse motivo, é salutar que outros que até aqui não tenham colaborado no Blog, o passem a fazer de forma regular, porque a sua continuidade, como tudo na vida, passará pelo seu rejuvenescimento.

Quanto às temáticas a abordar claro que os ADMS terão uma palavra fundamental a dizer, e, talvez, que a abertura duma "Caixa de Sugestões" aberta a todos pudesse ser um bom contributo para os criativos apresentarem ideias.

Na minha opinião há duas questões que por serem fracturantes têm que ser tratadas com muito cuidado - política e religião -, quanto ao resto tudo me parece poder caber no Blog, cabendo naturalmente aos ADMs a tarefa de animarem e manterem o equilibrio entre os temas tratados.

Quanto mais sugestões melhor.

Abílio

2:42 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Muito bem Abílio!

De política e religião...da minha parte podem ficar descansados.

No coment !!!

No GEG alguns amigos, simpaticamente me diziam:
- Ó pá estás com um óptimo aspecto!!!???
Qual é o teu segredo?
Segredo!!!? - Não discuto nem política nem religião!!!

Um abraço e...parar é morrer!

Viva o Cavalo Selvagem.

José Leitão

3:44 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Abilio

Estou em completo acordo com o que escreves.
É importante aparecer nova gente que dê continuidade ao "cavalinho selvagem", sem que isso queira dizer que os outros se demitam de colaborar...
O GEG foi um acontecimento "fora de série", mas não tenhamos ilusões, só pelo blog conseguiremos continuar esse espírito de reencontro que o dia 18/10 proporcionou a todos e a mantermos o contacto uns com os outros já que se percebe que estamos geográficamente dispersos.
Um abraço a todos e cá ficamos à espera que novos elementos animem o blog e nos tragam mais recordações...
Assim o Alvaro e os outro Administradores queiram continuar, pois TEMOS TODOS QUE LEMBRAR O SACRÍFICIO QUE ESTÃO A FAZER EM PROL DE TODOS NÓS.
Quito

4:23 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Mas que desânimo, Rui, estou triste, já não basta o mau tempo e agora todo este desalento... daqui a pouco estou a chorar nas pedrinhas da calçada.Andei a inciar-me nas lides de cibernauta, para aceder a este blog e agora cortam-me as asas ainda sem ter aprendido a voar... Esperem mais um pouco, depois os substituirei.
Está tudo certo,Rui, mas tendo eu genes de Padeira de Aljubarrota , não me deixo vencer à primeira estocada. Eu, cá para mim, não dispenso nem lebres, nem caçadores nem cães e armas, nem prados e bosques... tudo e todos com os seus atavios coloridos e vistosos... Só este conjunto representa a verdadeira essência da caçada e só todos juntos, unidos, conseguiremos dar continuidade a esta maravilha de BLOG que , com diversas formas de pensamentos e vivências, conseguirá ultrapassar obstáculos e manter unida uma geração inconfundível, a nossa.
DEIXA-ME PELO MENOS ACREDITAR NISTO.
Que venham então os novos e os velhos, e nos tragam outras estórias e emoções e não se esqueçam que lá fora e cá dentro os nossos amigos esperam por nós.
Oh...Alvaro, desculpa,eu sei que o trabalho é todo teu. Um grande beijinho para ti.

6:48 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Estão-me a puxar pela lingua para fazer um pronunciamento como vaga de fundo sobre o Blog e o que foi o GEG.
O GEG foi o que foi e já acabou. O Blog é o que é e vai continuar.
O Blog conseguiu congregar e juntar no dia 18OUT quase 400 cavalinhos com uma paixão e entusiasmo exuberantes.
O Blog conseguiu ajudar e sustentar o entusiasmo á iniciativa que ja decorria ha mais de um ano a qual envolvia um numero restrito de moradores do bairro e seus familiares.
De um dia para o outro e com a participação insistente e diaria de todos os colaboradores e amigos do Blog, virou-se a cabeça a muita gente e conseguiu-se criar e juntar a enormidade de gentes que apareceram no dia 18 OUT.
Foi pena que nas cerimonias GEG e nas homenagens efectuadas, não se tivesse reparado e homenageado figuras que deram tanto sal e entusiasmo ao Blog.Que foram eles efectivamente que arrastaram essa multidão ao GEG.
Sem eles e sem o Blog o GEG não era o que foi.
O Blog oportunamente prestar-lhes-à as devidas "encomendas".
Alvaro Apache

10:14 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Já não aguento tanto auto-elogio do Álvaro. Coitado do Rafael que se fartou de trabalhar!Goodbye! António Dias Rosa

10:24 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Olha o Antonio. Não sejas assim.
Todos tiveram as suas homenagens, excepto os esquecidos.

10:32 da manhã  
Blogger Manuela Curado disse...

Alvaro, hoje comecei o dia completamente de rastos e vieste tu e salváste-me. Apoio-te incondiconalmente. Só tenho pena de não te poder ajudar, ainda sou uma nulidade nesta matéria. Em qualquer outra coisa conta comigo. É só pedir.
O teu esforço não será em vão. nem inglório.
Um grande beijo. Aprecio a tua tenacidade.Obrigada AMIGO

11:09 da manhã  
Blogger Manuela Curado disse...

Estão a vêr, o entusiasmo foi tanto que até dupliquei a dose.

11:12 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

o trabalho do Alvaro nao acabou com o almoço do EG.
Alguem o faz por ele?

Carlos F.

6:14 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ninguém tira o mérito ao trabalho realizado pelo casal Rafael, mas também não podemos meter debaixo do tapete todo o trabalho realizado pelo Álvaro.
Coadjuvou o casal Rafael na organização do GEG, arregimentando e chamando à liça o pessoal, e continua a empenhar-se nesta tarefa de dar voz às gentes que um dia viveram no BMC/BNM e que ali se fizeram homens e mulheres, criaram amizades e dali partiram deixando o coração preso àquele bairro.

Isabel Parreiral

9:17 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É lindo ouvir coisas bonitas e é bonito ouvir coisas lindas.
Agora vamos ás enguias e apoiar os cavalinhos mais novos.
Bora lá.

10:28 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ninguém tira mérito a ninguém.Todos estão de parabéns,mas sem dúvida que o Blog,criou e reforçou laços.O laço enorme que se tornou visível no dia 18.
Pelo esforço de uns e outros revelador de um coração do tamanho do mundo,a minha gratidão.
Nela Dias

2:22 da tarde  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Por diversas razões na devida altura não dei a devida atenção a esta postagem "O NOVO CICLO"!
Porque alguém estranhou a minha não intervenção nos comentários produzidos, especialmente na intervenção de "Cavalo Selvagem disse", que começa por "estão a puxar-me pela língua, senti-me na obrigação de ler!
Li, reli e tornei a ler, bem como outros comentários!
Como tenho a consciência tranquila e me sinto extremamente FELIZ por tudo o que aconteceu durante SETE MESES e culminou no dia 18/10,
prefiro, embora violentando a minha maneira de ser, isto é, ser frontal perante as situações,ficar quedo e mudo!
Qu acima de tudo prevaleçam as amizades...quando são sinceras!

1:56 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org