<

domingo, 30 de novembro de 2008

MARIA LALANDE - Uma ingénua nos palcos...

Este texto valoriza o entusiasmo com que o Quito evidencia a sua participação no Blog e a terra que o acolhe na sua actividade. Esta terra, Salgueiro do Campo foi a terra da artista Maria Lalande.

Maria Lalande nasceu a 7 de Novembro de 1913
em Salgueiro do Campo - Castelo Branco.
Aos treze anos matricula-se no Conservatório Nacional nos cursos de Arte Dramática e Bailado.
Ao concluir com distinção o Conservatório, estreia-se no Trindade, ao lado de Adelina Abranches, em A cova da Piedade, seguindo-se uma reposição de Peraltas e Sécias. Durante esta reposição, Maria Lalande integra a companhia Amélia Rey-Colaço-Robles Monteiro onde permanecerá longos anos.
Devido à sua aparência, encarna a figura da ingénua dramática desta companhia.
Participa em Romance de Sheldon, Carochinha de Schwalbach, Frei Luís de Sousa e entre outros, revelando grande talento para esta área artística, sendo A Ascensão de Joaninha (1944) de Gerhart Hauptmann o seu maior êxito.
Após esta peça, Maria Lalande recusa um convite de Gerhart Hauptmann para ir para a Alemanha. Nesse mesmo ano António Lopes e o seu irmão Francisco Ribeiro (com o qual Maria Lalande esteve casada) tomam o Teatro da Trindade e fundam Os Comediantes de Lisboa levando a cena um reportório cheio de novidades e de grande qualidade.
Descontente com a ideologia seguida na casa de Garrett, Maria Lalande, tal como muitos outros grandes actores, junta-se a esta nova companhia. Aí representa Pigmaleão, Miss Bá e Bâton, entre outros.
A companhia acaba e Lalande não volta ao D. Maria, optando por percorrer outros teatros (Variedades e o Maria Vitória, por exemplo). É aí que, entre 1952/1953 representa A Hipócrita, de Emlyn Williams e O milagre da rua, de Costa Ferreira.
O ano de 1955 é marcado pela sua presença no Teatro d’Arte de Lisboa, destacando-se em A casa dos vivos e Yerma, após o que fica sem trabalhar durante uns anos.
Em 1965, a propósito das comemorações do centenário de Gil Vicente, é convidada para fazer o Auto da Alma no Teatro de S. Carlos e com encenação de Almada Negreiros.
No ano seguinte integra com outros actores a Companhia Portuguesa de Actores, no teatro Vilaret, fazendo-se notar em As rapozas e Fumo de Verão.
Por fim, no Teatro S. Luiz, representa, apesar de já estar doente, a Bernarda de António Marinheiro – peça de Bernardo Santareno e com a qual se despede dos palcos.
Morre a 21 de Março de 1968 em Lisboa.
Maria Lalande fez, também, algum cinema (A Rosa do Adro) não tendo tido o mesmo sucesso que teve no teatro.
Ao longo da sua vida ganhou os prémios Eduardo Brazão e Lucília Simões.

Etiquetas: ,

7 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Só me lembro de nome; acho que nunca a vi trabalhar....o nome faz-me lembrar o do dr lalanda ribeiro, médico no Bairro....
Sai mais uma morcela de salgueiro do campo; os meus mails para ti teem vindo devolvidos; será por a farmácia estar fechada, ou a caixa do correio congelou????

1:00 da tarde  
Blogger Rui Pato disse...

Boa Quito:
A Maria Lalande faz parte do meu imaginário "indirecto" já que ela foi uma das divas do cinema do tempo dos nossos pais, juntamente com a recém-falecida Milu, a Maria Matos, etc.

3:02 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Uma palavra amiga para o Alvaro por nos ter trazido este texto bem mais completo do que aquele que remeti.
O meu texto,bem mais sóbrio, pretendeu e pretende homenagear aquela actriz beirã, tal como o Professor Agostinho que escreveu um livro sobre o Salgueiro do Campo a as suas gentes.
Mais uma vez os meus agradecimentos e o mérito que tiveste na pesquisa mais aprofundada que fizeste da vida da artista.

4:57 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Claro que por lapso voltei a não identificar-me, mas nem era preciso...

5:07 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

MPA
Se calhar tenho a caixa do correio cheia. Amanhã mando-te um mail para continuarmos a discutir o premente problema dos tintos, morcelas e bagaceiras.Neste momento não estou em CasteloBranco.
O Dr.Lalanda era realmente médico do Bairro e foi meu médico. A última vez que estive com ele foi numa tibornada em Portunhos, povoação antes de Cantanhede e também o Dr.Abel do Nascimento, especialista em transplantes de dedos e a quem o Dr. Rui Pato melhor conhecerá.

9:29 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O Dr.Lalanda Ribeiro era casado com uma senhora de Mortágua.Quando eu era muito miuda, recordo as nossas viagens de combóio todos juntos,ainda estudante,sem bilhete levava o trajecto a mudar de carruagem para não ser apanhado.
Quando chegavamos lá,era uma risota,claro.
Mas,isto foi um desvio do tema principal,porque não quero deixar de dizer ao Quito,que nunca é demais falar dos nossos artistas,como neste caso de Maria Lalande.
Um beijo
Nela Dias

12:31 da manhã  
Anonymous Nuno disse...

Embora a actriz Maria Lalande pertencesse à geração dos meus pais ainda a vi representar na peça "As raposas", em 1966. Nela se reuniam duas enormes actrizes, Maria Lalande e Eunice Munhoz. Quase 50 anos depois essa mesma peça voltou a estar em cena em Lisboa, mas quem a quiser ver já só tem até dia 18.10 2015.

9:28 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org