<

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Vamos ajudar o cavalinho Ricardo Martins

Amigos,
Chamo-me Ricardo Antunes Martins, tenho 26 anos e sou leitor assiduo do vosso blog.
A razão desse facto prende-se com as minhas raizes no bairro.
Nasci na maternidade Daniel de Matos e a minha primeira residencia foi na Rua do Bairro com o mesmo nome ...no prédio ao lado do Penacovense (agora Esquininha, o qual ainda frequento pontualmente).
Aí vivi com os meus pais, avós, tios (p.ex. Horácio Antunes), etc...
Durante toda a minha infância não havia dia ou noite que não se passasse no Centro onde conheci o Sr. Manel Marques ou jogava bilhar com o colega Ricardo Busano.
Presentemente já ninguem da minha família mora no bairro, à excepção da Ti Maria Firmino (minha tia avó). A sogra da minha Tia Irene (Dona Rosa, mulher do Sr. Braga) faleceu entretanto no Brasil.
Estou a realizar um filme. Um documentário que ilustra e repõe certas justiças históricas que o tempo se encarregou de fazer esquecer, sobre o movimento estudantil, mais precisamente sobre a Académica e forma como os seus jogadores se envolveram nas questões estudantís e sociais e de que forma a crise de 69 e o jogo da final da taça teve influência no abrir de mentalidades resultante no 25 de Abril.
Notícia transcrita da Lusa:
Cinema: Zed Filmes produz documentário "Futebol de Causas", sobre Académica e luta estudantil

Número de Documento: 8993933

Coimbra, Portugal 10/11/2008 16:36 (LUSA)
Temas: Cinema, Cultura (geral), História, alunos, Jogos, Política, Sociedade, Futebol, Manifestação

Coimbra, 10 Nov (Lusa) - A Zed Filmes prevê estrear em 2009 um documentário sobre a Académica realizado por Ricardo Antunes Martins e intitulado "Futebol de Causas", informaram hoje fontes da produtora com sede em Coimbra.
"Exploro o final da Taça de Portugal de 1969, no Jamor, para apurar de que maneira o futebol da Académica esteve ou não ligado às questões políticas e sociais que resultaram na crise de 1969 e de que forma influenciou o 25 de Abril", disse Ricardo Antunes Martins à agência Lusa.
O vídeo da final, que se transformou "no maior comício de 1969" contra o regime, fotografias da "Colecção Formidável", do fotógrafo de Coimbra Fernando Marques, registos videográficos da RTP e de acervos pessoais e sons e imagens da época, nomeadamente do arquivo da Associação Académica de Coimbra (AAC), são alguns dos materiais usados no documentário.
"Futebol de Causas" vai incluir também depoimentos de "vários protagonistas" e jogadores da época, como Alberto Martins, Celso Cruzeiro, os irmãos Vítor e Mário Campos, Mário Wilson, Francisco Andrade, Laborinho Lúcio, José Barata, Almeida Santos ou Manuel António, entre outros. Também Eusébio, que jogou no plantel do Benfica contra a Académica naquela final, dá o seu testemunho sobre o jogo e o ambiente de contestação no Estádio Nacional, com o luto académico dos estudantes de Coimbra.
"Estamos na fase das entrevistas, a recolher os depoimentos", assinalou Ricardo Martins ("Libelinha"), que se estreia com este documentário.
Segundo o realizador, de 26 anos, sócio da Briosa e licenciado em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o documentário "pretende mostrar o movimento estudantil e as crises académicas pelo ponto de vista dos jogadores da Académica e a forma como estes contribuíram e se envolveram na luta enquanto estudantes e Homens".
"As figuras centrais do documentário serão concomitantemente os dirigentes estudantis e os jogadores da década de 60, directamente envolvidos no processo", acrescentou.
Pretende-se assim, segundo Ricardo Martins, "uma abordagem deste 'episódio' por um ponto de vista diferente, mas não de somenos importância, que a história se foi encarregando de deixar cair no esquecimento, para que a memória perdure e sejam feitas as devidas contextualizações históricas, sociais e políticas nas quais a crise ocorreu".
Para o cineasta e produtor António Ferreira, fundador da Zed Filmes - Curtas e Longas, trata-se de "um projecto interessante" que surge numa época em que "o futebol já não tem a conotação política que tinha noutros tempos".
Por outro lado, referiu, "não existe nada feito sobre este assunto" e trata-se de "registar a história, dando voz aos protagonistas" daquele período.
De acordo com Ricardo Antunes Martins, "Futebol de Causas" deverá estrear-se em Maio de 2009, quatro décadas volvidas sobre a crise académica e a final "histórica" no Jamor.
"É uma espécie de desvendar do véu", disse ainda o colaborador da Zed Filmes, adiantando estar também previsto o lançamento de uma série documental de três DVD com os materiais não mostrados no documentário.

MCS. Lusa/fim

Assim sendo queria pedir aos leitores e colaboradores do Cavalo Selvagem que se associassem a esta ideia e colaborassem para a feitura deste marco histórico para a Académica, mas principalmente para a cidade. A ajuda e colaboração do blog é muito valorizada e muito importante.
Pedia assim, que contribuam, enviando as vossas fotos da década de 50 e 60 em que mostre a vivência estudantil, a vida social (cafés da baixa p.ex, passeios em grupo, festas, idas a jogos) locais (cafés, estadio, festas privadas ou colectivas, universidade, fotos históricas da cidade e marcantes da altura, ...) fotos de jogadores em acção nos jogos ou na sua vida social, documentos relevantes sobre esta temática, fotos do vosso arquivo pessoal da Académica, etc.
Agradecia o envio para FUTEBOLDECAUSAS@GMAIL.COM (caso sejam feitas digitalizações, agradecia a resolução de 600dpi se possível)
Muito obrigado pela colaboração e parceria, despede-se assim com um académico abraço mais um filho do bairro.
Ricardo Martins - Libelinha !!

Etiquetas:

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Ricardo,
Sobre o teu pedido, lamento não te poder ajudar, mas a razão deste meu comentário, prende-se com uma notícia que escreveste, que me deixou profundamente triste:
O falecimento da D.Rosa, que deduso ser a mãe da Nela e do Zé Manel, certo?
Eu gostava muito dessa família e não me esqueço, que o pai Leite Braga, se foi despedir de mim quando embarquei para o Ultramar, nessa altura, trabalhava a Nela na TAP. Além disso, sempre fui tratado com muito carinho e amizade, por todos eles! Fui um grande amigo do Zé Manel e da Nela.
Por favor, gostaria muito de ter o contacto da Nela. Sei que muito provavelmente não voltará a Portugal, mas pode ser que eu a vá visitar ao Brasil. Eu ainda tentei contactar uma sobrinha chamada Belinha, que também vivia no Bairro, mas não consegui.
Manda-me um e.mail do contacto da Nela por favor para:
alfredo.vieira@netvisao.pt
Obrigado,
Alfredo

6:23 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Pois a razão do meu comentário é pelo mesmo motivo do Alfredo, e sobre a D. Rosa, que saudades, foi uma grande amiga minha, convivemos uns anos largos.
Nunca mais soube nada da Nela, e o Zé que já não está entre nós há muitos anos, que saudades eu tenho de todo eles.
Se por acaso souber o contacto da Nela tambem gostaria de saber.

10:04 da tarde  
Blogger Rui Pato disse...

Naquilo em que eu puder ser útil... disponha.
pato.rui@gmail.com

9:29 da manhã  
Blogger Manuel Cruz disse...

A única coisa de que me lembro foi de, a determinada altura a polícia nos ter empurrado para um lado, cá em baixo junto à paragem dos eléctricos, e alguém que estava a menos de 10 metros de mim ter tentado passar entre o elctrico principal e o chora (atrelado), e ao fazê-lo ter pisado os tubos do ar comprimido que julgo serviam para os travões. A junção rebentou, e um jovem foi pelo ar. Julgo mesmo que este jovem era do nosso bairo, mas não lembro de mais nada. Daria concerteza uma cena interessante para um filme.

Manuel Cruz
Leiria

7:50 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org