<

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Fuja da solidão vivendo intensamente


São cada vez mais os idosos que vivem sós. E é natural que a solidão afecte muitas destas pessoas .
Mas não tem que ser assim. Para viver feliz em qualquer idade, o mais importante é nunca cair em situações de isolamento social. Falar com outras pessoas, fazer exercício e interessar-se pelo mundo podem ser as mais simples e melhores formas de combater a solidão.
Viver só pode ser uma experiência difícil, especialmente nos casos em que a situação se deve a uma morte ou a um divórcio. E as férias e quadras festivas parecem mesmo aumentar os sentimentos de solidão e angústia.
Mas viver só não significa obrigatoriamente ser solitário. Há muita coisa que se pode fazer para reencontrar a felicidade e aprender a viver melhor.
Um primeiro e importante passo é manter-se activo.
Pode ser tão simples como passar mais algum tempo com a família, encontrar-se com os vizinhos no café, colaborar e participar em grupos da internet como os blogs ou chats ou envolver-se em actividades de clubes e associações próximas do local de residência.
Inscrever-se num ginásio ou associar-se a um grupo para praticar exercício físico pode igualmente ser uma boa resposta ao drama da solidão. O exercício físico é fundamental para uma saúde melhor, ajudando a estimular o apetite e a regular o sono. Para além disto, pode também representar uma boa oportunidade para conviver com outras pessoas, contribuindo assim para manter o gosto pela vida.
Existem também outras soluções para a manutenção da actividade física e social. Uma delas passa, por exemplo, por ir buscar os netos à escola. Uma outra, de que as crianças também certamente gostarão, pode ser um animal de companhia.
Os animais de companhia são normalmente um contributo importante para a actividade física. Na verdade, os possuidores de animais de companhia podem tender para apresentar um risco mais reduzido de contracção de doenças cardiovasculares em virtude de serem normalmente levados a fazer mais exercício do que as outras pessoas.

10 Comentários:

Blogger Manuela Curado disse...

Queridos.Desculpem -me, mas estes são conselhos para quem?...Talvez para pessoas já com oitentas, não?

Tudo o que é dito é muito válido, mas para a nossa idade falta muito mais.

1:47 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mais importante para quem, são de quem?????

1:53 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Mano, já viste!... OLha que consolo para princípio de ano... Então e o joguinho de cartas?

2:46 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mana
Nã percêbo o tê comentário...

4:31 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Boa! Exactamente! Todos deveríamos fazê-lo com a regularidade necessária e até mesmo com uma certa obrigatoriedade de horários. Dá Saúde e faz Viver mais e melhor.
Beijos. Juju.

4:42 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

POIS É NELA,
Isto são conselhos para pessoal de 230 anos ou mais!!!
Não é para putos como nós!

5:15 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Eu sigo um princípio que li há muitos anos, mas mesmo muitos, no "Salut les Copaains": férias todos os anos e leite todos os dias.....devia ser alguma campanha a favor de uma qualquer marca de leite....
HASTA LA PRIMAVERA.....

5:57 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Bons conselhos não fazem mal a ninguém!

Chama-se PREVENÇÃO.

Entremos no NOVO ANO com alegria,esperança,passas,cuecas azuis,cooomida, beeebida e tantas outras coisas mais que nos dão praaazer!!!

Olinda

6:43 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Nela
Olha que não, olha que não.Ves pessoas mais novas que nós encalhadas neste Bairro como barantas tontas, sem saberem o que fazer.

7:47 da tarde  
Blogger Rui Felicio disse...

Ora gaita...
Esqueci-me das cuecas azuis...

7:01 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org