<

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Coimbra tem mais Encanto...




Clica AQUI e vais ver a Alma de Coimbra

Coimbra tem mesmo muito encanto!...
Espero que ouçam algumas peças cantadas pelo Alma de Coimbra, minha cidade de juventude e de estudante...
Descubram quem são os Cavalinhos Coralistas
"ALMA DE COIMBRA"

(Registo Biográfico)

1. O Alma de Coimbra, enquanto associação formalmente constituída, é uma criação recente. De início confinado a um grupo de cultores da música e da canção coimbrã, cabia-lhe a participação em actuações de outros organismos de antigos estudantes de Coimbra.

Sem embargo, adquire autonomia bastante para em Junho de 2000 se deslocar ao Canadá, apresentando-se no Jantar de Gala, oferecido ao Corpo Diplomático acreditado em Ottawa, assinalando o Dia de Portugal. Actua ainda em Montréal, na Universidade McGuill, e na Cidade do Québec, na Universidade Provincial.

Em Setembro de 2002, participa, nos Açores, nas “Festas de S. Carlos”, em Angra do Heroísmo. Dois anos depois, em Dezembro de 2004, está em Macau, por ocasião das cerimónias que assinalaram o 5º aniversário da Transferência da Administração de Macau para a República Popular da China. Actua na cerimónia solene da entrega dos Arquivos Chineses, pelos mais altos responsáveis da Torre do Tombo e do Instituto Português do Oriente, ao IACM (antigo Leal Senado). Apresenta-se no Clube Militar e promove o fado e a guitarra portuguesa na Universidade de Macau e na de Hong Kong – aqui, pela mão do Instituto Português do Oriente, através do Leitorado de Português.

Em Junho de 2005, realiza uma “Serenata de Coimbra”, no Palácio da Independência, em Lisboa, a convite da Direcção da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.


Ja em 19jan09

Etiquetas: ,

16 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

So conheço o Moreira, que deve ser dos mais novos, e que toca guitarra como ninguem. Os dedos dele nas cordas parecem passaros a voar. E lindo ve-lo tocar.
Um abraço Moreirita da Tia Lo

4:10 da tarde  
Blogger Alfredo Moreirinhas disse...

Na fila detrás dos que estão de pé,
o 5º a contar da esquerda é o CUSTÓDIO MOREIRINHAS.

4:22 da tarde  
Blogger Alfredo Moreirinhas disse...

E o 6º, também da fila detrás, mas a contar da direita, é o DURVAL MOREIRINHAS, irmão do Custódio e ambos meus primos.

4:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Alfredo
Gostei tanto de vos ver.
Depois digo mais, estou alinhavar

4:33 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ló ainda alinhavas? Pensei que costuravas logo tudo prá frente, sem esses aborrecidos "alinhavos"!
Beijos.
Juju.


P.S. Ninguem conheço!

5:50 da tarde  
Blogger Jottta Leitte disse...

Claro que tb vejo o Durval e o Custódio Moreirinhas!
O 1º, contemporâneo do meu irmão mais velho e o Custódio, colega de turma no Liceu D. João III do meu outro irmão, radicado em Genéve há 48 anos!!!!
Embora tenha quase todos os CD´s e DVD´s dos Antigos Orfeonistas da UC, e tenha visto actuar várias vezes, não reconheço mais nenhum!
Mas do ISEC, 3 docentes tb pertencem aos Antigos.... João André Batista, Francisco Reis Macedo e Daniel de Campos, que nao devem er feito esta digressão...(foto).

José Leitão

5:52 da tarde  
Blogger Rui Pato disse...

Malta porreira! Muito boa rapaziada neste grupo.
Candidato-me já!

6:29 da tarde  
Blogger Rui Felicio disse...

Consigo distinguir o Custódio e o Durval. Mas nenhum dos outros me parece que consiga identificar

6:56 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olá Alvaro
Estiveste no ano passado aqui no Funchal?`´E que eu estive com o grupo e ñ me recordo de te ter visto.
Vou a Coimbra amanhã e espero estar lá 2 semanas e gostaria de te dar um abraço.
Mário R. Morato

7:56 da tarde  
Blogger Alfredo Moreirinhas disse...

Só mais uma informação:
Neste momento, o grupo Alma de Coimbra está em digressão na Índia,
por aproximadamnete 3 semanas.

9:24 da tarde  
Blogger Alfredo Moreirinhas disse...

LÓ,
Também gostámos muito de te ver e não sei se resisto por muito tempo sem contar aquilo... aqui no blog!!!

9:26 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Será importante esclarecer que este grupo é apenas o resultado de uma"fractura" criada em 2003 no seio do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. Este grupo, o "Alma" tem cerca de 20 elemento, datando o seu início efectivo de actividade de 2005. O Coro dos Antigos Orfeonistas (onde pontificam ainda tantos que tocaram e cantaram ao lado do Adriano, do Zeca, do Góis, entre muitos) tem mais de 25 anos, cerca de 60 elementos. Tem actuado por todo o mundo (mas também em Portugal), constituindo de facto um embaixador da Portugalidade e da música e cultura de Coimbra. Cantores como José Miguel Baptista, José Mesquita, António Crespos Couto (da anterior geração), Nuno Silva, João Farinha, João Barreiros, Patrick Mendes, João Pinheiro (da actuasl geração), Mestre Octávio Sérgio, Bruno Costa, Tiago Cunha (guitarra portuguesa), Luís Ferreirinha, Carlos Caiado, Nuno Botelho (viola), garantem o presente e o futuro da música e canção de Coimbra, quer no formato clássico quer na descoberta e exploração de misturas e timbres, com orquestra e outros instrumentos. Por este conjunto de razões é pertinente afirmar que é este, por excelência, o garante da continuidade na renovação dessa marca que a todos nos pertence e que se chama "COIMBRA".
Aliás, meus Caros Álvaro, Nela, Rui e todos os outros que connosco estiveram em Santarém na homenagem ao Dr. Isabelinha (8/12/08), foi uma pequena amostra desse "pulsar" que convosco partilhámos. Com rigor, com dedicação, com afinação, e com muita Alma…

Para os mais interessados pela cançção de Coimbra sugiro que ouçam a última gravação do Grupo de Fados dos Antigos Orfeonistas: "100 Anos de Fado": é um CD triplo e vai a caminho das 10.000 cópias vendidas…
Um forte Abraço a todos, com um destaque especial para o Álvaro, o Rui e a Nela (minha cara eu prometi que aparecia e aqui estou…)

Obrigado por tudo o que têm partilhado connosco. Nunca pensei que tinha vivido num Bairro assim! Bem Hajam!


Continuem e não esmoreçam


Um "c(h)avalinho" como vós


Rui Paulo Branco

10:53 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Obrigado Rui Branco pelo esclarecimento dado. Já esta tarde, um coimbrinhas residente me tinha falado dessa fractura que existiu.
Realmente terei que entender que fracturas sempre existiram em grandes organizações e estruturas.
O nosso dilema é que temos amigos e cavalinhos nesses dois grupos.
E com isto que viva Coimbra e o canto de Coimbra.

1:05 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Rui Paulo

Ainda bem que apareceste
e continua a visitar-nos,participando como hoje.

beijinhos

Olinda

7:37 da tarde  
Anonymous São Romeiro disse...

Já agora, para se ter uma ideia mais recente do trabalho deste grupo, sugiro uma visita ao You Tube onde estão alguns excertos da actuação na KulturHause de Viena em Junho último.
E, Dr. Rui Pato, apareça! Um bom músico é sempre bem vindo neste grupo de malta.

11:01 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ao ler o Rui P. Branco percebe-se que está ligado aos Antigos Orf. sentiu necessidade de vir aqui defender este grupo. Tanto quanto sei não existiu tolerância nem compreensão neste grupo corporativista, saíram 22 elementos Antigos Estudantes de Coimbra. Tentaram "cruxificar" o grande compositor de música lusófona que é o Augusto Mesquita, em benefício do actual maestro. Hostilizaram até às últimas o Nuno Tavares que levou os antigos a muitos , muitos cantos do planeta - injustiça plena, dizem-me.
O Coro Alma de Coimbra vai trilhando o seu caminho, afirmando-se na lusofonia com magníficos arranjos ´do seu maestro. Força! Sigam em frente lado a lado com a competência e humildade. Almeida Costa - um (coimbrinha distante).

7:23 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org