<

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Confirmada ponte sobre o Choupal

O IC2 entre Coimbra e Oliveira de Azeméis terá características de auto-estradas e cobrança de portagens. A construção de uma polémica nova ponte sobre o Mondego e de um viaduto sobre a Mata do Choupal, em Coimbra, foi confirmada pela Declaração de Impacto Ambiental (DIA) do projecto de construção dos troços do IP3, IC2 e IC3 na zona a que a Agência Lusa teve acesso.

A construção do viaduto e de uma nova ponte sobre o Mondego havia sido contestada por ambientalistas e dirigentes políticos locais mas a DIA, assinada pelo secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, dá um parecer positivo a esse projecto, embora com algumas restrições.
A DIA diz respeito aos troços do IP3 (entre Trouxemil e Mealhada), o IC2 (entre Coimbra e Oliveira de Azeméis, com ligação à A32) e o IC3 (entre Coimbra e o nó do IP3), num projecto que abrange vias dos concelhos de Coimbra, Mealhada, Anadia, Águeda, Albergaria-a-Velha e Oliveira de Azeméis.
O projecto vai incluir «o atravessamento do rio Mondego e da Mata Nacional do Choupal totalmente em viaduto», dando uma «especial atenção à localização dos pilares no leito» do curso de água e prevendo a replantação de árvores para «compensar a população de Coimbra da diminuição do seu património florestal e a manutenção da sua área de recreio e lazer que actualmente dispõe»,
Os pilares terão de ter uma forma hidrodinâmica, serão acompanhados pelo revestimento do fundo do leito do rio e não poderão interferir com a projectada escada de peixe para o açude-ponte. Já o viaduto, ficará com uma altura inferior ou igual à da actual ponte de caminho-de-ferro.
Segundo a DIA, a intervenção na margem norte do rio Mondego deve ser compatibilizada com projectos de outras entidades (Câmara e ICNB), perspectivando também alteração de ligações várias ao IP3 - para assegurar que não haja cruzamentos de nível – e a reformulação de ligações do IC3 à circular externa de Coimbra, para acessos locais.

6 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Belas Novas, para mim! Vou ter uns acessos mais que variados.
Beijos.
Juju.

2:56 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olga, Carlos, Dora, Fernando e mimosa prole, Graça, etc, deixou de haver distancias entre nós, no que diz respeito aos 15 minutos que passarão a ser só 3...
Beijinhos. E aqui, Carlos também usufruirás, do murmúrio de fundo da crepitação da lenha, a arder...
Juju.

3:08 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Será que é preciso uma IC2 Coimbra Oliveira de Azemeis com caracteristicas de auto-estrada e a pagar?

Parece que já há troços de auto-estradas que pouco movimento têm. Será que precisamos de tantas auto-estradas?

Eu só queria entender...

Abílio

5:22 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Que bom para a Juju.....

6:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Como tenho Via Verde, nem dou por tal...
Juju.

6:59 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

O IC2 com perfil de auto estrada de Coimbra até a Oliveira de Azemeis, é a 3ª estrada com portagem...
Portugal pelos vistos é rico, 3 auto estradas paralelas para o norte, é obra.

O nosso Choupal, o pulmão da nossa terra está em risco...resta-nos estar atentos e reagir se for necessário.

O pulmão de Coimbra não tem de ser sacríficado à circulação nacional...

Luís Cabral

6:00 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org