Tabernas de Coimbra

ROTEIRO DE COIMBRA
TABERNAS VÃO SER DESTINO TURISTICO
Coimbra quer reavivar o espírito das 27 tabernas espalhadas pela cidade
O Fado à Desgarrada fez as honras da apresentação da Rota das Tabernas de Coimbra, na “TABERNA DO ROMAL”( FOTO)
TASCAS DESDE A ALTA ATÉ À BAIXA.
A ROTA das TABERNAS de Coimbra pretende dar a conhecer aos visitantes este tipo de estabelecimentos.
Dos 27 espaços inventariados fazem parte algumas das “tascas” mais emblemáticas da cidade. Distribuídas entre a Alta Universitária e a Baixa, a Rota das Tabernas vai levar os turistas até ao famoso “Pinto” muito apreciados entre a comunidade universitária, ou à “DEMOCRÁTICA”(antes conhecida como “Casa D. Maria”
A” Tasca da Ermelinda”, a “Tasquinha”, “A Casa Costa” e “A Tasca de Santana” são alguns dos espaços localizados na Alta que fazem parte deste roteiro.
A BAIXA de Coimbra tem maior número de locais a visitar, como o “Carlinhos das Escadas”(antigo “O Júlio das Iscas) a “Toca do Gato” (antigo “Baixinho”), o “Mija Cão” ou a casa “Vili”. Contam-se ainda “O Manel Bota Abaixo”, “O Malvado”, “O Ponto de Encontro OJaime” (também conhecido pelo “Zé Ralha”), “A Tasca do Morais”, “O Verdadeiro” ou a “Tasquinha do Pobre”(antiga “Casa Lourenço”).
A lista conta ainda com mais 13 espaços, todos situados na “Baixinha”.: “O 34”, “Direitinho”, Casa de Pasto e taberna”, “ A Mariazinha”, “O Buraquinho”, a Taberna do Romal, “O Tapa”, “A Tasquinha do Roque,”O Zé Manel dos Ossos”.
Foram “Tempos de Ouro” das tabernas de Coimbra, segundo Paulino Mota Tavares, esperando-se que a “Taberna” não desapareça!
Enxerto da reportagem do Diário de Coimbra
Jornalista Júlia de Sousa
Foto de Carlos Araújo
Por RAFAEL
Etiquetas: Tabernas
3 Comentários:
"Taberna do Romal"
Ainda existente, mas inaugurada pela então proprietária, Margarida Mesquita, minha bisavó materna.Aí se comiam ,também, belos petiscos.
No Largo do Romal, já aqui contei, nasceu minha mãe.
Era ocupado por quase toda a minha família.
Família muito versátil, a minha...
Boa...vou ter novamente oportunidade de correr as "capelas" desta terra...como em tempos antigos,anos 70,fazíamos...
2 a 3 vezes por semana lá iamos
à hora do lanche,comer e beber!
Haja companhia!
Olinda
excelente iniciativa! Esperemos em breve poder recordar os sabores típicos da sardinha frita, orelheira, pastéis de bacalhau e iscas de fígado!
Segundo consta , neste momento, das 100 tabernas que existiam, já só restam 10 , mas estas não estão conforme as exigências da ASAE! Que Deus as proteja!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial