<

segunda-feira, 30 de março de 2009

ROTA DA SARDINHA - Um pouco de QUIAIOS

Ate pareceria mal, ir-se fazer uma sardinhada a Quiaios e não se saber nada desta terra e das suas gentes. É tambem uma pequena homenagem ao cavalinho CARLOS NOGUEIRA ( Chaves ) , originario e vivendo em Quiaios.

A julgar pelo nome "Quiaios", o povoado é de origem antiquíssima, provavelmente semítica ou fenícia. Este povoado surge mencionado em documentos do século IX e sabe-se que em 1143, D. Afonso Henriques doou-a em couto ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra que já possuía parte dele por compra a particulares. Outros documentos referem que, em 1122, a rainha D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, doou ao seu amante, D. Fernando (Fernão) Peres de Trava, o castelo de Santa Eulália, o de Soure e a Vila de Quiaios. Devido às discórdias entre mãe e filho que, inclusivamente resultaram na batalha de S. Mamede, D. Afonso Henriques assume a governação do reino e expulsa de Quiaios o amante de sua mãe.

Graças à árdua tarefa que Paio Guterres desempenhou na independência de Portugal, o rei doou-lhe, em 1134, parte da vila, tendo a outra parte sido doada ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Mais tarde, em Agosto de 1514, no reinado de D. Manuel I, a vila recebe foral que certificava as obrigações e regalias da povoação. O concelho de Quiaios viria a ser abolido em 1836 e aparece como freguesia do concelho de Maiorca. Depois de extinto, Quiaios, passa em Dezembro de 1853 a integrar o concelho da Figueira da Foz.

Segundo a lenda popular, existem duas versões semelhantes e prováveis, quanto à origem do topónimo, "Quiaios". Uma das quais diz que D. Afonso Henriques andando à procura de mouros para os expulsar do país, encontrou sinais destes nesta povoação, chamou então os que o acompanhavam e dizendo bem alto de modo a que todos o ouvissem, inclusive os bárbaros, para que surgissem e os atacasse, gritou: "Aqui Aios" ou "aqui há-os", por junção das duas palavras e com o evoluir da língua ficou Quiaios. No entanto, o estudo da língua indica que Quiaios é uma palavra de origem semítica, pode ser tanto fenício ou cartaginês e a sua evolução primitiva que se supõe ter sido "Qiqayon". Seja como for, Quiaios, é hoje uma freguesia de contrastes, opondo uma imagem de turismo projectada no futuro a uma outra que se relaciona com uma estagnação do natural desenvolvimento de uma freguesia.

A 1 de Janeiro de 1921 nascia o Quiaios Clube, associação que se notabilizou nas modalidades de futebol, ciclismo e atletismo. O teatro foi outra das apostas do clube, que ainda hoje mantém em actividade o Grupo Cénico Quiaios Clube e ainda um grupo musical com o mesmo nome. Já no âmbito da Casa do Povo de Quiaios, nasceu o “Grupo de Majoretes” composto por dezenas de jovens cujas idades e data de criação (1989), fazem deste agrupamento o benjamim das colectividades da freguesia.

Etiquetas: , ,

8 Comentários:

Blogger Rui Pato disse...

Dentro das especialidades gastronómicas da região é de realçar o chouriço de Quiaios!
Desde tempos imemoriais que ele é procuradíssimo nas feiras da região.
Nesta zona entre Figueira e a Gândara, quando se quer implicar com os naturais de Quiaios, relembra-se a "velha lenda" de que o afamado chouriço é feito de carne de gato!
Eu só sei que é dos melhores enchidos que tenho provado.

4:00 da tarde  
Anonymous CHICO disse...

o meu colega guitarrista sabe destas coisas:)))

4:49 da tarde  
Blogger olinda Rafael disse...

E assim vamos conhecendo a história
e costumes dos locais das nossas rotas gastronómicas!

Uma interessante ideia!

Olinda

5:10 da tarde  
Anonymous Olindaraf disse...

E o vinho é bom

5:13 da tarde  
Blogger Chaves disse...

Dizem que Quiaios é a terra dos burros, efectivamente os que cá andam vieram todos de fora.... por outro lado o belo chouriço de Quiaios,como diz o Rui, é um dos melhores enchidos que se conhecem.Essa velha lenda de que a linguiça de Quiaios é feita com carne de gato é só para chatear o pessoal, como é evidente não corrresponde à verdade.Hoje vende-se chouriço com o nome de Quiaios que não tem nada a ver com aquele que se faz cá na terra.

11:35 da tarde  
Blogger Chaves disse...

Oh Chico o Rui sabe destas coisas porque foi médico aqui no hospital da Figueira e de certeza que teve oportunidade de ficar a conhecer bem toda esta região gandareza, bem como toda a gastronomia.

11:39 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

A chouriça de Quiaios é normalmente feita de carapau e sardinha remelada.

11:39 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Oh Chaves
temos de ir de fato e gravata??? com recepção no club d terra, a coisa fia mais fino...enchidos só de vinhais...sempre quero ver os de quiaios...

11:16 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org