<

terça-feira, 28 de abril de 2009

HOJE FALO EU!

O “Cavalo Selvagem” nasceu da necessidade natural de criarmos um “ponto de encontro”, que a dinâmica da organização do Grande Encontro de Gerações desencadeou.
Generosamente, o Álvaro com a pró actividade que lhe é reconhecida (eu diria até endógena) criou-o para satisfação de todos nós.
A partir daí, desencadeou-se um movimento de aproximação entre todos, que tomou proporções impensáveis (mas previsíveis).
Amigos, conhecidos, companheiros de mais de 40 anos, “apareceram” (alguns até foram “ressuscitados”) e deram lugar a uma imparável “onda” de recuperação do tempo perdido.
As saudades, as memórias, os desabafos, as cumplicidades, as confissões de “paixonetas” mal curadas, mentiras piedosas, pedidos de desculpa com “efeitos retroactivos”, tudo, mas tudo mesmo, foi “lavado” neste espaço, que naturalmente foi crescendo e engordando com a generosa contribuição de todos.
O tempo, (particularmente no pós GEG) foi dando claros sinais de algum desgaste no “cavalo Selvagem”. Afinal aquilo que nos tinha devotadamente ligado e mobilizado (refiro-me ao GEG) já estava cumprido.
Como no teatro, caiu o pano, desmontaram-se os cenários, mas os actores (grande parte deles) exigiram continuar em cena, exactamente no “palco” que seria o prolongamento natural do GEG. Refiro-me obviamente ao nosso blogue.
Da “erosão” natural, própria dos blogues, “caiu-nos” nos braços essa praga que coabita, parasita, vegeta e muitas vezes infecta a blogosfera. Os anónimos.
Com mais ou menos dificuldade, fomos gerindo a sua presença, nunca tendo conseguido contudo, arranjar a “receita” ideal para os controlar.
O pior estava para chegar. Com a imunidade que o anonimato lhes confere, saltaram da indigência intelectual, para a difamação e para a calúnia pura e dura, atingindo alguns dos mais queridos amigos e generosos contribuintes do nosso blogue.
Na procura de debelar rapidamente o “parasita” não houve “caça às bruxas”, mas houve algumas precipitações, que com mais calma e serenidade se poderiam ter evitado.
Digo-o aqui publicamente e sem qualquer tipo de reserva mental e sem o receio de ser desmentido.
O Álvaro não praticou nem pratica censura. O Álvaro tem que gerir praticamente sozinho as “toneladas” de material que diariamente lhe chegam à “redacção”. Tem que “filtrar”, tem que fazer opções e obviamente a linha “editorial” é a sua. Era melhor que assim não fosse.
Houve desencontros na comunicação, houve troca de palavras mais ásperas e mais ácidas, mas nada que tivesse extravasado para a má educação.
Caros companheiros, amigos e conhecidos de uma vida inteira. Digo-vos o que me vai na “alma” e que tenho a certeza, é o sentir da esmagadora maioria de todos nós.
O GEG, pela iniciativa magistral do Rafael e da Celeste juntou-nos. O “cavalo Selvagem” pela mão do Álvaro “sentou-nos” a todos no mesmo espaço.
É impossível, é perfeitamente irreal o que está a acontecer, e que passa por um simples gesto de boa vontade de todos nós (sacudam por uma vez o orgulho (ferido se quiserem), caros amigos).
Queremos, todos sem excepção, de volta ao nosso “espaço”, o Rui Felício, o Abílio José, o Alfredo, o Carlos Viana e a sua Olga, o Jó Carvalho e a Gina, assim como outros que se resguardaram num discreto afastamento.
Caramba, nunca tive jeito para discursos “católicos”, mas não aceito, não permito que amigos de uma vida inteira, se melindrem, se afastem por causa de um “veículo” que em boa hora apareceu para nos juntar a todos.
A vida é naturalmente feita de encontros e desencontros. Mas os cavalinhos e cavalinhas têm uma divisa que os acompanhará para sempre.
Galoparmos todos ao encontro de uma palavra que nos é muito querida:
A AMIZADE
Um abraço para todos
Saudações académicas

To Ferrão

Etiquetas:

40 Comentários:

Blogger Maria Julia disse...

Um grande beijo Tó e outro para a Talinha!
É o teu ponto de vista que não semelhante a tantos outros!
Este é o meu olhar...
Beijocas.
Juju.

1:19 da manhã  
Blogger Jottta Leitte disse...

Caro amigo e companheiro!
Caro bom amigo!
Caro Tó!

Não queria ser o 1º...as o "fuso horario" assim o dita!

Julgo que disseste tudo o que nos vai na alma!

O post que coloquei... hoje "Olha que dois (I)"...não foi combinado...mas serviu de "mote" para o belo "Acto" que acabo de ler!
Suba o pano, novamente!!!

Abraço
DE NYC
Jose Leitao

1:27 da manhã  
Blogger Isabel Melga disse...

Estava mesmo para fechar e ainda bem que me apeteceu vir espreitar se haveria algo de interessante. Gostei deste texto e estou com ele a 100%. Alguém tinha de tomar esta atitude tão acertada e generosa. Ele deu o pontapé de saída, foi uma ajuda, vamos todos agora fazer o resto…Já pensaram, quem sabe se um de nós não será apanhado pela epidemia da gripe ou se algum carro lhe passará por cima ao atravessar a rua e depois é que vocês sentirão que o tipo ou a cachopa, até nem mereciam um castigo tão pesado da parte dos que se colocaram do outro lado da barricada?! Aparecem os remorsos e os sentimentos de culpa...Se as tricas e as discussões acontecem entre adolescentes, ainda se compreende essa posição de orgulho beliscado ou de ofensa silenciosa, mas em homens de barba rija e de mulheres que já viveram momentos tão apertados nos anos 60 e 70, que tanta “barreira” ultrapassaram, (sociais e políticas), como é que numa altura destas, andam tão susceptíveis, tão frágeis? Nem se aceita nem se compreende! É perder tempo, é um desperdício de tantas potencialidades de tantos afectos que nesta fase crucial que Portugal atravessa, estão dispersos e mudos!! Já se aperceberam, estou convencida disso, que todos os elos que possam engrossar a coluna dos homens bons e que acreditam no dia de amanhã, são poucos para se concretizarem mais eficientemente os objectivos deste Blog largamente proclamados no Grande Almoço e difundidos ao longo destes meses! Há que superar as diferenças, há que tratar dos “Dóis-Dóis” afectivos e emocionais, a sério! Se não vos conhecesse diria que era da velhice casmurra mas sabendo do vosso espírito aberto, criativo e tão activo, não aceito tal justificação. Saiam da concha, já basta de tréguas, mãos às teclas e toca a escrever e a dar notícias. Um por todos, Todos por um! As vossas razões e os motivos de cada um para se afastarem já foram esclarecidos, vão agora ficar sanados. temos saudades vossas e fazem falta, todos fazemos falta quando se gosta.
Avancemos! Um grande Abraço, afinal qual a dificuldade?
Isabel Melga

2:01 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Temos tudo e todos para que tudo dê certo...só falta a vontade "política".já que não há rotas gastronómicas, faremos uma rota de conciliação...sentados à volta de um bife, muita coisa se resolve...e eu tenho um grande espinho cravado em mim...ninguém calcula a angústia que tenho pela posição (que compreendo) do meu irmão Gim...ele que foi, apesar da sua modéstia, uma das alavancas do blog e que agora nem quer ouvir falar dele...este espinha condiciona toda a minha tentativa de conciliação...não consigo alhear uma questão familiar de um problema comum a tantos cavalinhos...como posso lutar por uma união, quando tenho um irmão desavindo??? é quase um contracenso. Ajudem-me nesta cruzada, se bem que a maior ajuda viesse do próprio Gim, mas com posições tão extremadas duvido que haja algum mediador que consiga, seja ele Tó Ferrão, a quem felicito pelo texto publicado e pelo mail pessoal que me enviou ou alguma sectretária de estado dos estados unidos, quer a actual, quer a anterior...nem os ares da serra me ajudam a resolver o problema, e os ares são bastante bons....O Tó já me mobilizou para ser um dos generais da campanha, mas sinto que nem para capitão sirvo...
Mário Pinheiro de Almeida

5:17 da manhã  
Blogger Jottta Leitte disse...

sto vai meus amigos isto vai
um passo atrás são sempre dois em frente
e um povo verdadeiro não se trai
não quer gente mais gente que outra gente.

Isto vai meus amigos isto vai
o que é preciso é ter sempre presente
que o presente é um tempo que se vai
e o futuro é o tempo resistente.

Depois da tempestade há a bonança
que é verde como a cor que tem a esperança
quando a água de Abril sobre nós cai.

O que é preciso é termos confiança
se fizermos de Maio a nossa lança
isto vai meus amigos isto vai.

Poema "O Futuro" de José Carlos Ary dos Santos

...

NYC - JLeitao

5:19 da manhã  
Blogger RI-RI disse...

Aí está, branco no preto, tudo o que tenho andado a balbuciar nos últimos comentários.
Um abraço, Tó.

8:37 da manhã  
Blogger Rui Pato disse...

Tu tens razão Tó. Mas a crispação e alguns ressentimentos estão já tão avolumados que, esta situação só se poderá resolver com as pessoas frente a frente, olhos nos olhos. Mas para isso será necessário que nos juntemos e que se converse sem receio, como gente de boa fé. O que dificulta esta questão é a falta de diálogo e de uma boa mediação.
Temo é que ninguém consiga cortar o círculo vicioso já criado.

9:48 da manhã  
Blogger Pedro Sarmento disse...

Eu que sou talvez o mais novo a participar no Blog, e faço-o com empenho e até já por necessidade, são todos vocês que me fazem sentir mais próximo de Coimbra e do nosso Bairro, subscrevo inteiramente as palavras certas do Tó Ferrão. É a falar que a gente se entende.
Grande abraço ao Tó e a todos os Cavalinhos/as.

9:58 da manhã  
Blogger manuela sarmento disse...

Infelizmente apareces pouco mas quando o fazes arrasas.
Chegas-te bem fundo no meu coração

Beijinhos

Nela Sarmento

10:44 da manhã  
Blogger celeste maria disse...


Que bem falaste!
Ou melhor,que bem escreveste!
Corroboro as tuas palavras,as tuas intenções,a tua boa vontade.

A Lekas deu a receita da laranja(há delas óptimas em certos quintais do nosso Bairro), para absorver as gorduras
.
O Jó-Jó investigou os seres que serão capazes de nos ajudar a superar situações que pareciam insanáveis.

Assim sendo fico com a convicção de que,mais tarde ou mais cedo,se irão desatar os nós ,solucionar os conflitos,pois a chave ,tal como diz o Rui Pato,será o diálogo.
Este engrandece as pessoas e é veículo de unidade e fraternidade.

Toca a reunuir.

12:48 da tarde  
Blogger olinda Rafael disse...

Ferrão

Falaste e falaste muito bem!

E acredito que a tua "mensagem",a mesma de todos nós,seja interiorizada e se torne realidade!

o Diálogo entre amigos...esclarece tudo.

Maria

12:59 da tarde  
Blogger Isabel disse...

Está tudo dito.
Um abraço , Tó e vai insistindo.
Queremos tudo como dantes.
Um abraço a todos

2:03 da tarde  
Blogger Manuela Dias disse...

A vida é demasiado breve e os "meninos grandes ", suficientemente intelegentes,para que a amizade se perca e os deixe afastados.
A AMIZADE,no mundo onde tudo se compra e se vende,é grátis,e é um bem precioso.
A vida é demasiado efémera para que as coisas menores ocupem os vossos corações.
É sempre possível dar um passo,no sentido de não perdermos o Outro,que nos reflecte,já que todos temos defeitos e qualidades.
O fundamental é a forma como olhamos as situações e, perdoar,é um sentimento que apaga mágoas e nos deixa menos sós. "Não existe um caminho para a paz.A paz é o caminho ". Nada é insuperável e só é livre,quem vive na disponibilidade para a verdade,para a amizade,para o bem.
Nenhum orgulhoso consegue ter amigos.E,ninguém é feliz sòzinho...
O Encontro foi a voz que nos deu as palavras e a memória fantástica do tempo, mas hoje,temos jardins crueis de flores sem alma.Porquê? e para quê?!!!
Repito,breve é a vida e breve é o caminho.É apenas a distância de um sorriso ou de um abraço.
Nela Dias

3:34 da tarde  
Blogger Muleta disse...

tó:
concordo em quase tudo o que escreveste. só nao concordo totalmente, por suspeitar que alguns dos anonimos, e dos que mais veneno vomitaram para o blogue, seriam alguns dos responsaveis do dito.

4:06 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Suspeitas e só suspeitas e mais suspeitas.

Calem-se, os que odeiam.

5:16 da tarde  
Blogger Muleta disse...

Nela:
se quiseres calo-me, não tenho problema.
mas o pior cego é o que não quer ver...
e se estás confortável com ataques venenosos e cobardes (por se esconderem atras de anonimatos ou de nomes inventados) a amigos teus de infância, tudo bem...
eu não estou, sejam ou não da minha família.
por isso, também ponho um ponto final.
fica o mário na lista

5:29 da tarde  
Blogger Muleta disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:30 da tarde  
Blogger Pedro Sarmento disse...

Assim é dificil, ai é, é irraaaaaaaaaaa

5:46 da tarde  
Blogger quito disse...

Caraças Ferrão!!!
Disseste o que me vai na alma!!!
Falaste bem, mesmo muito bem, e tens o meu incondicional apoio...
Só te peço uma coisa: escreve, comenta e participa, pois julgo que os anónimos também te fizeram mossa. A mim fartaram-se de me morder nas canelas mas sobrevivi.
Já tive no Samambaia a oportunidade de dizer da amizade que me liga ao Alvaro, ao Felício ao Abilio e todos os outros amigos. A vida é efémera, e a amizade um bem que não tem preço.
Bem hajas pela coragem do teu texto.
O teu desterrado amigo de décadas
QUITO

5:57 da tarde  
Blogger Muleta disse...

pois, imagina a minha irritação...

5:57 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Respeito a divergência de opiniões.
As amizades baseadas no respeito e na lealdade, nunca se perderão.
Beijos Mário.
A nós... não farão "mossa".

6:29 da tarde  
Blogger RI-RI disse...

Outra vez a mesma música, as mesmas "caixinhas", ou queixinhas!
Pôrra! Quem é o muletas?
Voltam ao mesmo!!!

6:39 da tarde  
Blogger Muleta disse...

ri-ri
deves andar distraido.
o muleta, sou eu, o joao pinheiro de almeida. há muito que estou identificado.
queixinhas? gostava de ver a tua reacçao se desatassem a aparecer mensagens de anonimos a insultar os teus irmaos, irmãs, mulher, etc....

6:43 da tarde  
Blogger Pombalinho disse...

Bravo, companheiro. Põe água na fervura c'a malta anda muito agitada.
Um abraço, amigo Tó.

E aos anónimos com pseudónimo:sei que sois dos nossos, bonzinhos e tudo. Mas porque é que não se descodificam, agora que a porta está fechada para os provocadores? A decisão é vossa e respeito-a. Mas ficaria contente se pudesse lidar concovosco cara a cara.

E tu, JPA, diz ao Gim que agente tem saudades dele. Que raio é que agente lhe fez?

Uma abraço para todos.

6:56 da tarde  
Blogger Muleta disse...

Tu Pombalinho não lhe fizeste nada de certeza, pois fala de ti com carinho....
quanto ao resto, basta ler os post's.
abraço

7:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Tinha uma angústia, passei a ter duas...paxiênxia...mas sinto que não estou sózinho neste oceano revolto.....
Mário Pinheiro de Almeida
Quinta do Passal
Pinheiro de Lafões
Vale do Vouga

7:12 da tarde  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Diácono dos Remédios diria:
Então filhos….eu que tantos sacrifícios passei…vêde a minha cabecinha…como está lisinha…pestanas e sobrancelhas…queimadas pela luminosidade de um ecrã...…sempre em laboração…pela noite …comunicados…listagens…fotos de arquivo…olha pra ele que bem ficava em calções…olha pra elas..tão novinhas…tão giras…sim moravam na rua A B C D E F G H…não te lembras?…namoraram…casaram…claro que já têm netos!ah! lembras-te desta aqui loirinha?...claro que me lembro foi uma das minhas paixões!...mas os anos passaram….quem sabe se….sim nunca se sabe…como é bom reviver esse passado…ainda estamos a tempo!...olha a minha rua…a minha casa…a minha praça…tinha baloiços…que pena como está agora…será que moraste mesmo no Bairro?...posso não ter morado…mas fiz o picadeiro inúmeras noites…jogámos ao anelinho…cantámos a triste viuvinha…que saudades das expedições ao Pinhal de Marrocos….mais uma peladinha no Cavalo Selvagem…olá amigo Manuel padeiro…afaste um pouco o seu rebanho….rua acima …rua abaixo… sombra das oliveiras…matéria par decorar…os exames estão a chegar…e a raposa a espreitar…café Caravela….agora não posso…não vê que estou a pensar para onde mudar a pedra?...sirva-se!.. claro sr Silva….TV…marca a mesa vira as cadeiras…sim no café abrigo…não o Sr. Graciano não se importa… deixem passar o Sr Lopes dizia a D. Rosa….aos leitores dedicados …á borla…passa aí o Tim Tim…o Cavaleiro Andante…menino deixa cá ver a Bola que só tenho essa …é para vender….ai que movimento vai nesta rua…que se passa…jogo de hóquei em patins….olha o meu filho que jeito que tem…isto é que ele corre…parece o Jesus Correia….torneio de Vólei?...pois são quatro equipas…uns piratas….outros queimados…outros peles vermelhas…também não sou obrigado a lembrar-me de tudo!...então e os bailaricos…nem me fales!!!....tudo era pretexto…fosse em garagem, fosse assalto….maravilhoso lembro-me bem…e as excursões…mais novos …mais velhos…música…bailes na estrada….harmonia e camaradagem sem limites. .os mais novos?...ah sim têm muito para contar…as malandrices foram mais que muitas….apaches…grecos e sei lá que mais…..mas tudo será para ir relembrando …lentamente…sim lentamente no blog…á distância….mas depois será ao vivo…olhos nos olhos…abraços apertados…lágrimas furtivas….emoção…há tantos anos meu Deus!
Foi lindo…perfeito?...talvez não! …quase!...18 de Outubro 2008….não vai esquecer…e o blog continuou o “trabalho”….foi cimentando ainda mais a amizade…desvendou mais mistérios de uma vivência bairrista…impar…revelou artistas da arte de bem escrever…pelo país…pelo mundo inteiro a fama do cavalinhoselvagem…virou blog de eleição…computadores…banda larga…banda estreita…na sala …no quarto …na cama…com prejuízos evidentes …para outras actividades que deviam ser normais…mas já vou …estou a ler e a comentar…uma rotina…e quando a rotina não se freia…começa qualquer coisa a azedar…começam a aparecer um grão aqui…outro acolá….”AMIZADE” começa a ser escrita “amizade”…arrufos…mal entendidos…anónimos para aqui…contra anónimos para ali…sobressaltos no sonho…mas meus filhos…tendes idade e inteligência….a vida só vale a pena ser vivida…se ultrapassar-mos questiúnculas…coisas menores…mal explicadas…por vezes alguma falta de sinceridade…não por maldade…talvez por orgulho…talvez por preconceito…talvez por….por outra razão…que a razão não sabe explicar…
tá na hora de se retomar o caminho…de se ultrapassarem “coisas menores que se escreveram”…desentendidos…mal entendidos…amizades que se reencontraram…
E QUE NÃO PODEM SOBRAÇAR AO MENOR OBSTÁCULO
O ENCONTRO DE GERAÇÕES NÃO PODE TER SIDO EM VÃO!
UMA SÓ INANIMIZADE OFUSCA A LUZ QUE IRRADIOU NESSE DIA!

7:45 da tarde  
Blogger RI-RI disse...

É evidente que não fazia ideia nenhuma que era o João Pinheiro de Almeida!
E é daí que chegam as confusões.
Só um grupo restrito sabe dessas coisas.
Como acho que só te vi uma vez, certamente que não fui eu que andei a inventar histórias de família.
Estou esclarecido.
Um abraço.

7:54 da tarde  
Blogger Muleta disse...

ri-ri
claro que não foste, eu sei
abraço

7:56 da tarde  
Blogger Lekas Soares disse...

.... E falaste maravilhosamente.
Eu sou, nem que espere anos, como o Rui aconselha. Falando nós podemos olhar nos olhos e sentir o que nos querem dizer. Isto, claro está, se as pessoas se convencerem que, também os nossos amigos têm defeitos como qualquer ser humano. Também temos que dar o beneficio da dúvida e perguntar-nos a nós mesmos, se ter-se-ia sabido passar para o papel aquilo que se queria dizer.
Eu ando por aqui, tal como o Pedro, há muito pouco tempo mas já deu para ver (não para sentir, graças a Deus) que alguns cavalinhos têm rastilho curto.
Porquê? Porquê ficar irritado com algumas baboseiras que certas pessoas dizem?Isto é como chamarem "filho desta e daquela" e se ficar chateado. Mas somos? Não. Então porque ficar irritado?
Tenham calma, conversem, discutam e gritem mas por favor não estraguem o que os amigos fizeram e fazem com tanto amor e carinho.

8:37 da tarde  
Blogger carlos costa freire disse...

Meu caro Tó
Um dia quando a Ju Faustino me ligou a falar no blog e que ia haver um almoço.................
Não era o almoço foram muitos anos de desencontros e acredita que dai´para cá muita coisa mudou porque abraçei porque beijei todos aqueles que fizeram parte da minha meninice uns mais outros menos.
Os mais continam mais os menos passaram a mais conclusão é uma grande riqueza que todos arranjamos.

Quero com isto dizer que temos que encontrar uma solução rápida para resolver este assunto.

Tambem fico muito triste mas comprendo que alguns dos nossos queridos amigos estejam aborrecidos,com "savoir faire" tudo se restablece.
Vamos a luta pela concordia.
Abraços á tua Tilita e para ti obr pelo teu artigo.
Carlos

8:41 da tarde  
Blogger olinda Rafael disse...

João P.Almeida

Não seria mais fácil e frontal dizeres o mome ou nomes de quem vos tem ofendido em vez de nos dizeres quem não foi? Ou teremos todos que te perguntar um a um?

Será a única forma de resolver este
mal-estar,incompreensível entre amigos de sempre...Acredito que se "berrarem" uns com os outros...a catárse dá-se.

Até breve!

Maria

9:39 da tarde  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

No meu comentário que anda aí já pelo meio passei-me e não fiz a devida referência ao artigo do Tó Ferrão.
Oportuno e que o apelo seja tomado em conta para que a normalidade regresse...e a amizade também!

10:24 da tarde  
Blogger cota13 disse...

Calma rapaziada, Portugal ainda é NOSSO.
CARA A CARA é que nos entende-mos.
Venha um REBALHÃO, que tudo fica esclarecido (acho eu).
Coisas das novas tecnologias.
Um Abraço.
Bom Ano.
TONITO.

11:40 da tarde  
Blogger velvitchia disse...

Não tenho dito nada mas,acreditem,tambem tenho estado triste e preocupada mesmo, com o deteorar das relaçoes entre alguns de nós,cavalinhos.
Compreendo que ,quando, de forma repetida, se é importunado o aborrecimento se instale.
Contudo,quero crer e desejo-o, que o "peso" da maioria puxando pelo restabelecimento do bom ambiente prevaleça,tão breve quanto possivel (não será fácil para as partes envolvidas mas junto a minha voz para pedir esse esforço, a bem de TODOS)
Júlia Faustino

1:21 da manhã  
Blogger Carlos Viana disse...

Tó, meu querido amigo,

Pese a tua boa intenção, fazes considerações desajustadas à realidade.
Porque não quero mandar "achas para a fogueira" ficamos por aqui, está bem?
Aquele abraço e as minhas habituais Saudações Unionistas ...

Carlos Viana

2:54 da manhã  
Blogger Ernesto Costa disse...

Este texto vai ser longo, muito longo, e vou falar sobre algo de que não gosto. Mas acho que devo. Pelo menos uma vez. Mesmo contrariando um princípio que tenho como sagrado: há coisas de que não se deve falar ... escrevendo!
---

Comungo do desejo do Tó Ferrão de voltarmos a ter um blogue "respirável", que aceita a liberdade, o direito à diferença, participados por todos os que têm ligações ao BMC. E que no seu interior se trate do seu objecto de culto: o Bairro, Coimbra e os seus amores, de nós próprios e das nossas vivências.

Pensava eu que o Bairro tinha mais encanto na hora do reencontro. Mas parece que me enganei...e sinto que hoje estamos cada vez mais longe de conseguir esse regresso às origens.

Tanto quanto sei o blogue não nasceu por causa do GEG, mas tornou-se parte importante desse inesquecível encontro de memórias com corpo, que o Rafael e a Celeste nos ofereceram de modo desinteressado. Na nascença, tanto quanto sei, o Cavalo Selvagem, foi um trabalho incansável do Álvaro. Depois se juntaram a ele muitos outros, igualmente generosos.

Com o passar do 10/18 algo foi mudando também no modo como nos passámos a relacionar com o blogue. E sendo este um meio novo para muitos de nós, surgiram naturalmente os problemas. Mas para mim o problema não foi o aparecimento dos anónimos. É que se há uma coisa de que estou certo é que os anónimos são uma inevitabilidade em todos os blogues (como a morte e os impostos, como dizia o Benjamim Franklin). Todos, sem excepção! Temos por isso que saber (con)viver com eles. E até é fácil, pois basta responder-lhes com o ... silêncio!

A questão é que muitos de nós não resistiram a responder aos ditos, dando origem a uma espiral, que incluiu alguns de nós passarem por vezes, também eles, pela clandestinidade do anonimato para responderem. E ao que parece, um número, restrito quero crer, sentiu tanto prazer nessa duplicidade que foi continuando assim: anónimo. E com o tempo os maus anónimos, para se distinguirem dos bons anónimos aumentaram a parada e começaram a usurpar a identidade de muitos de nós, entrando pela esfera do patológico. E conseguiram uma coisa importante: fazer instalar a desconfiança entre os bons.

Tudo se agravou mais com questões que se passaram atrás das cortinas, fruto por ventura de este reencontro com os outros. Mas, arrisco eu, fruto sobretudo deste reencontro connosco próprios. Muitas emoções, muitos sentimentos que adormeceram o nosso lado racional. Regressámos ao tempo do desejo a desejar, ao tempo das pulsões.

A partir daqui, e mais do que a questão dos anónimos, tornou-se difícil fazer a gestão do(s) problema(s) e conseguir, como deve ser, a participação de todos, de forma livre e aberta no blogue. Passámos a ter vários blogues, ou melhor, várias ideias de blogue, e nunca mais nos entendemos.

Repito: sinto que hoje estamos cada vez mais longe de conseguir esse regresso às origens. Infelizmente, o animal de afectos que somos, não determina, só por si, que tenhamos uma coisa tão simples como é o bom senso!

Para mim, o problema, o nosso problema, não são os anónimos, bons ou maus. O problema somos nós, o inferno somos nós e não os outros...

Como inverter este estado de coisas? Não sei. Agora sei que os mais envolvidos em questões complexas e que tiveram origem no blogue ou fora dele, só têm uma coisa a fazer, caso queiram que o blogue subsista e seja de todos: falar olhos nos olhos ... mas fora do blogue! E acrescento: que o blogue regresse à sua vocação e origem: falar do Bairro, de Coimbra, de nós.

Deixem-me terminar com um exemplo da natureza: mesmo em ambientes de competição, e há competição no blogue, é possível a emergência de cooperação. Também posso dizer de outro modo: existem jogos de soma zero, aqueles em que o que eu ganho é igual ao que tu perdes. Mas também existem jogos em que podem ambos ganhar ou ambos perder. Eu gostava que, mesmo assumindo o lado de competição, todos se convencessem de que estamos metidos num jogo de soma não zero, em que todos podemos e queremos ganhar.

Jó-Jó

7:44 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Pena seres o último a escrever e ninguém te leia.
Preto no branco. Tudo dito.

11:26 da tarde  
Blogger RI-RI disse...

Aínda há quem leia!
Outra coisa não era de esperar...
Obrigado JÓ-JÓ por tudo e...por nada.
Desistam lá de ver em cada um, um inimigo.
Já não podemos competir em provas de velocidade, nem em provas de resistência.
Então, estamos a competir para quê?
Boa noite!

12:24 da manhã  
Blogger Lekas Soares disse...

Maria
Eu disse gritar e não berrar.
Como não sou conflituosa não berro nem deixo que o façam comigo talvez por não saber lidar com tal coisa.
Quando digo gritar é o grito da alma para que não restem dúvidas.

Nela

Quando o assunto nos interessa vamos sempre ver o que nos podem ensinar e dizer, por isso, aqui estou eu e outros a seguir virão certamente
Um beijo
Lekas

3:39 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org