O CASTELO DE PENELA
(Este texto é dedicado aos meus amigos Celeste Maria, Olinda Rafael , Fernando Rafael e Tonito Dias)
O Grande Encontro de Gerações e o Blogue “Cavalinho Selvagem”, foram dois momentos marcantes da história recente do nosso Bairro.O reencontro de muitos de nós no mês Outubro, sob a batuta do Fernando Rafael e da Celeste Maria, resultou numa afinada orquestra que teve o seu expoente máximo num memorável almoço.
Depois cada um de nós foi ao seu destino, mas há um grupo que todos os Sábados e Domingos “teima” em juntar-se no Samambaia. Esporadicamente, aparecem alguns que chegam de longe, e no dia 3 de Maio, Dia da Mãe, tivemos para nossa surpresa e satisfação a família Romicas.
No dia anterior já lá tínhamos estado, e havendo um pequeno grupo que ainda não tinha ideia de onde almoçar, rumámos a Penela , terra natal dos meus amigos Fernando Rafael e Olinda Rafael.
Há muitos anos que não ía ao interior da Vila, embora passe com frequência no IC 8, a caminho de Castelo Branco.
A Vila impressiona pela sua limpeza e pelo casario, na sua globalidade bem cuidado.
Uma paragem obrigatória no restaurante” D.Sesnando”, que prima pela variedade de pratos e excelente serviço, pela simpatia das suas funcionárias, e uma explanada onde se almoça muito bem, desfrutando de uma excelente paisagem.
Depois rumámos ao “Castelo de Penela, “ fortaleza medieval de planta irregular e recorte sinuoso, que pertencia à linha defensiva do Mondego na época da reconquista Cristã. A partir de 1992 procedeu-se à pavimentação dos acessos e da circulação no interior do castelo, recuperação de muralhas e passadiços que permitem o acesso a quase todo o perímetro do Castelo.”
A vista é deslumbrante, com densas manchas florestais a rodeá-lo, aqui e ali salpicadas pelo branco casario de algumas aldeias, que o amigo Rafael nos ía mostrando e referindo os respectivos nomes. Ele que, sendo filho da terra tal como a amiga Olinda, conhece a zona como a palma das suas mãos. O Tonito lá andava, com a sua boa disposição, a tirar fotografias e a explicar os pormenores técnicos da arte de bem fotografar. Também a Olinda e a Celeste, nos iam chamando a atenção para este ou para aquele pormenor. Já na Vila saltou-nos á vista uma magnífica habitação, hoje ao abandono e que contudo parece em bom estado de conservação.
Depois regressámos a Coimbra, eu e a São gratos por aquela tarde muito bem passada com o pequeno grupo de amigos (Celeste Maria, Olinda Rafael, Fernando Rafael e Tonito Dias), e enquanto ao volante do meu carro via pelo espelho retrovisor a linda vila de Penela a ficar para trás, lembrei-me de uma frase que um dia li num jornal semanário já há muito desaparecido:
A Amizade não se troca, não se vende, não se dá … partilha-se.
Foi o que fizemos naquele sábado, 2 de Maio, um belo dia de Primavera.
Quito
7 Comentários:
Porque será que me arrepiei com a tua última frase?
Talvez, porque... a sinta profundamente.
Conheço Penela.. que descobri em remanso e por ela fiquei apaixonada.
Sinto saudades de vós.
E eu,mais uma vez,acompanhada de bons amigos,revisitei as minhas origens...Com eles partilhei as ruas onde brincava,a escola que freqentei até à 2ªclasse,a casa onde nasci,o meu Cstelo,as Pontes -
uma pequena fazenda que os meus pais cultivavam para nosso sustento,e,e,e,....
Gostei muito,meus amigos daquele dia...
E assim vamos caminhando na rota da Amizade.
beijinhos
Maria Ó
Sim amigo Quito e São, bem como ao Tonito Dias.
Foi um enorme prazer ter almoçado no D. SESNANDO e ter visitado o Castelo com todos vós e ainda mais a Olinda e a Celeste Maria!
Foi um almoço muito agradável, não só pela comida, mas também pela simpatia de quem nos serviu!
A visita ao Castelo é sempre um momento agradável, não só pela parte histórica que ele encerra, mas também pelas magnificas paisagens que do alto das suas muralhas e principalmente do "FORTE" se avistam, que são deslumbrantes!
Tudo ficou mais uma vez registado nas fotos do Tonito!
O teu magnifico texto já está postado no BLOG www.assaltoaocastelo.blogspot.com, pois muitos amigos de Penela, incluinda na Câmara Municipal costumam aceder ao mesmo!
Cuidado Quito,pois isto de partilhas às vezes dá para o torto!
Felizmente,a trupe entendeu-se às mil maravilhas,tão bem que até teve honras de destaque com texto e retrato,quase "à lá minute",com a máquina do Tonito,mas nas mãos da Margarida...
Ela avisou: os casacos vão aparecer.
E lá estão eles,sobre a mesa.
Aqui estamos para sermos surpreendidos por mais acasos!
Foi tudo bom, o repasto
a paisagem, o passeio e os AMIGOS.
Um Abraço.
Tonito.
Bom Ano.
Só num sei porque num fui convidado pró repasto. O TGV já chega aí num instante.
Um grupinho à maneira sim senhora e a divertirem-se como convém. E já faltam só 10 dias para a vitela
Abraço
....E 1(um) pra 19...na caminheta!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial