<

terça-feira, 25 de agosto de 2009

AMANHECER


A pouco e pouco os sons vão-se insinuando.
Muito longe... o ruído ténue de um alarme. Mais uns breves minutos, o que parece ser uma sirene.
A noite fora longa e desastrosa tal a vertigem do sonho entrecortado por pausas do pensamento.
De olhos cerrados tento abstrair-me de tão pesado acordar.
Um roncar leve de uma mota. O rodar dos carros no asfalto. Um zoar estranho e permanente... vai-se adensando.
Os ouvidos não deixam dormir.
Insastifeitas, as pálpebras tentam resistir.

O relógio grande da sala dá seis badaladas.E após cerrado cerco, entrego meu corpo a um novo dia mas, não sem antes... recordar o encosto de um búzio à orelha e nele ouvir o murmúrio do mar.
Que saudades do ligeiro trinar de um pássaro e do cantarolar do galo anunciando o amanhecer.
Dos sons fagueiros dos ventos por entre os fartos pinhais.
Do zoar das abelhas beijando as multicolores corolas e do feio zunir do zangão prestes a dar a sua ferroada.
Dos gonzos mal oleados dos pesados carros de bois e da explosão devida de uma vaca a parir.
Do suave deslizar da água por entre as pedras de um rio e o alegre coaxar das verdes e luminosas rãs.
Do cantarolar das mulheres lavando nos grandes tanques da aldeia e do falar praguejado dos homens, no jogo da malha.
Dos pregões das vendedeiras, e dos jornaleiros anunciando as novidades do dia.
Das gargalhadas das crianças nas ruas e dos últimos conselhos das mães, gritados pelas janelas.
Do repicar dos sinos nos altos campanários, clamando pelos fieis.
Recordações de manhãs que prenunciavam, sempre.... dias felizes

Sete badaladas.
As persianas continuam corridas.
O dia deve estar tiste, pois já é tarde e os raios de sol não conseguem penetrar.
Abertas as janelas, penso... puro engano.
O dia é claro e o sol brilha no ar.


NelaCurado

Etiquetas:

10 Comentários:

Blogger quito disse...

Nela
Um texto que tem o teu cunho muito pessoal.
Gostei de ler. Na minha opinião uma prosa muito conseguida.
E eu aqui estou, na minha varanda, olhando o mar, a ver os pequenos barcos à vela, nesta cidade de Lagos, que me encanta e que reclamo também como minha, a seguir à nossa bela Coimbra e na qual vou recuperando de um ano que tem sido cansativo.
De Lagos, talvez ainda volte a escrever. Das suas ruas estreitas, das tipicas esplanadas e do D. Sebastião, a estátua com cara de menino e de uma armadura que enverga desajustada ao corpo, tão desajustada como o desastre Alcácer-Quibir.Um sonho de um jovem que acabou em tragédia, assim reza, pelo menos, a história de Portugal que me contaram...
Um abraço Nela

6:03 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Dá-me esse prazer. Vai á descoberta e conta-nos.
Alegra e enriquece.

6:16 da tarde  
Blogger Bobbyzé disse...

Nelinha!
Onde é que a menina busca a sua inspiraçao? Coisa tao linda ,meu Deus!!Nao encontro palavras para descrever a emoçao que isto me provoca!Vocês dao cabo de mim!Na passada 2a feira estive com o filho espiritual do Dalai Lama (Leonard Cohen), que me transformou completamente e agora balanças um texto de tamanha profundidade!!Amanha vou à Suiça e garanto-te que levo-te comigo! Lendo esta bela prosa, so para mim em surdina, perante aquelas paisagens fantàsticas que tanto aprecio!
Musicalmente, Nela, este teu texto està pertissimo do horizonte do JIM MORRISON!!

Waiting For The Sun

At first flash of Eden, we race down to the sea.
Standing there on Freedom's Shore.
Waiting for the Sun
Can you feel it now that spring has come.
And it's time to live in the scattered sun.
Waiting for the Sun
Waiting for you to - come along
Waiting for you to - hear my song
Waiting for you to - come along
Waiting for you to - tell me what went wrong
This is the strangest life I've ever known.
Can you feel it now that spring has come.
And it's time to live in the scattered sun.
Waiting for the Sun

*Acabo de descobrir que por tràs desse lindissimo e tao perfumado prenome NELA esconde-se um maravilhoso...ANEL!

10:17 da tarde  
Blogger RI-RI disse...

Ou será Lena?

11:27 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Quito:
Acho que a estátua do d sebastião é de um escultor de évora: o cutileiro
Mana Nela
O sino ouço-o aqui de hora a hora, das 7 à meia noite...
Jornaleiro lembro-me sempre daquele de lisboa que foi preso antes do 25 de abril por apregoar: Lisboa, Capital, Républica, Popular.....

11:30 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Mana
Estás aí quinta feira??? talvez possamos almoçar...vou ao egas moniz...depois eu ligo

11:31 da tarde  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Já não sei o que apreciar mais...se o têxto da Nela se o comentário do Bobbizé!
Bolas, que as fadas inspiradoras vos atingiram em cheio!!!!

2:38 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Como tu consegues inspirar-te assim depois de uma noite mal dormida, Nela!...

1:04 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Para ti, TITÁ
Noites mal dormidas e más situações exortam as recordações.
Assim se ultrapassam os maus momentos

2:07 da tarde  
Blogger celeste maria disse...

Votos de um Muito Bom amanhecer!

4:23 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org