<

sábado, 19 de setembro de 2009

Ópera Bastin e Bastienne - Convento de S. Francisco

ÓPERA de COIMBRA apresenta
[segunda temporada]:
[em português]

Bastien e Bastienne W. Amadeus Mozart

Um projecto: Ad Libitum, Companhia das Artes / Teatro dos Castelos, Cooperativa de Cultura

De enredo simples e curta duração (cerca de 50 minutos), Bastien e Bastienne é considerado um dos notáveis exemplos do género singspiel (diálogo falado entre a música) em que se insere. Numa nova versão em português que visa devolver eficazmente a jovialidade simples de diálogos e canções, este espectáculo da Ópera de Coimbra apresenta-se com uma equipa alargada de actores/cantores e músicos e conta com o apoio cúmplice de artistas plásticos e de gente ligada à cultura e às artes de palco.

Peça composta em 1768, quando Mozart tinha apenas doze anos, o seu libreto é o resultado de sucessivas reelaborações de uma opereta de Rosseau, Le Devin du Village, apresentada com grande sucesso em Paris, em 1752.

O enredo trata das desventuras de uma moça do campo, Bastienne, em risco de perder Bastien, o seu amado, enredado por outras seduções. Desesperada e almejando reconquistar o seu grande amor, ela recorre à ajuda de Colas, o feiticeiro. A trama desenvolve-se em torno dos conselhos dados aos enamorados pelo feiticeiro e do choque entre os dois, até à reconciliação final.

Bastien e Bastienne é uma obra de grande simplicidade, marcada por uma unidade melódica que se estabelece de maneira natural. O seu despojamento e concisão estão associados a uma grande fluência e dinamismo. Ao mesmo tempo já é possível, como no Mozart adulto, identificar a caracterização de cada personagem, através dos recursos musicais.

Etiquetas: ,

1 Comentários:

Blogger Manuela Curado disse...

A uma considerável distância de Lisboa e porque a maioria dos eventos culturais se processam durante a noite,não me é permitido a eles assistir, tanto quanto desejava.
Admira-me pois que numa cidade como Coimbra de tão ínfima dimensão e tão grande tradição, a maioria das pessoas menosprezem essa possibilidade.
Porque não, os mentores dessa organização, nos darem esse prazer aqui nesta Vila, com locais óptimos para tal apresentação...
Beijocas Isabel.

9:53 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org