Ópera Bastin e Bastienne - Convento de S. Francisco
Bastien e Bastienne W. Amadeus Mozart
Um projecto: Ad Libitum, Companhia das Artes / Teatro dos Castelos, Cooperativa de Cultura
De enredo simples e curta duração (cerca de 50 minutos), Bastien e Bastienne é considerado um dos notáveis exemplos do género singspiel (diálogo falado entre a música) em que se insere. Numa nova versão em português que visa devolver eficazmente a jovialidade simples de diálogos e canções, este espectáculo da Ópera de Coimbra apresenta-se com uma equipa alargada de actores/cantores e músicos e conta com o apoio cúmplice de artistas plásticos e de gente ligada à cultura e às artes de palco.
Peça composta em 1768, quando Mozart tinha apenas doze anos, o seu libreto é o resultado de sucessivas reelaborações de uma opereta de Rosseau, Le Devin du Village, apresentada com grande sucesso em Paris, em 1752.
O enredo trata das desventuras de uma moça do campo, Bastienne, em risco de perder Bastien, o seu amado, enredado por outras seduções. Desesperada e almejando reconquistar o seu grande amor, ela recorre à ajuda de Colas, o feiticeiro. A trama desenvolve-se em torno dos conselhos dados aos enamorados pelo feiticeiro e do choque entre os dois, até à reconciliação final.
Bastien e Bastienne é uma obra de grande simplicidade, marcada por uma unidade melódica que se estabelece de maneira natural. O seu despojamento e concisão estão associados a uma grande fluência e dinamismo. Ao mesmo tempo já é possível, como no Mozart adulto, identificar a caracterização de cada personagem, através dos recursos musicais.
Etiquetas: Isabel Melga, Ópera
1 Comentários:
A uma considerável distância de Lisboa e porque a maioria dos eventos culturais se processam durante a noite,não me é permitido a eles assistir, tanto quanto desejava.
Admira-me pois que numa cidade como Coimbra de tão ínfima dimensão e tão grande tradição, a maioria das pessoas menosprezem essa possibilidade.
Porque não, os mentores dessa organização, nos darem esse prazer aqui nesta Vila, com locais óptimos para tal apresentação...
Beijocas Isabel.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial