<

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Fado da Associação Académica sem apoio

O presidente da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra criticou, a falta de apoio da autarquia, sobretudo no que respeita à escola de música, com mais de 100 alunos. Para Hugo Ribeiro, há diferenças de tratamento.

"Entristece-nos que a nossa cidade não veja nem aposte naqueles que são os grandes executantes da canção de Coimbra", atirou o responsável, numa conferência de imprensa, no edifício da AAC, em que esse nem era o tema.

Hugo Ribeiro mostrou-se indignado com o facto de existirem "escolas de fado, em Coimbra, apoiadas pela autarquia em milhares de euros", enquanto a dos estudantes "não tem apoio, nem financeiro, nem de qualquer tipo".

O presidente da Secção de Fado sublinhou, ainda, que a escola de música, além de ter mais alunos que as outras - universitários, mas também crianças e séniores -, oferece "preços muitos mais acessíveis". Uma aula pode ir dos 8 aos 15 euros, consoante se trate de sócios ou não.A incompreensão de Hugo Ribeiro, face à inexistência de apoios, aumenta quando sabe que há pelo menos quatro autarquias do distrito de Coimbra abertas a ajudar: Vila Nova de Poiares, Arganil, Penacova e Cantanhede.

Esta última já garantiu uma verba de cinco mil euros. Em troca, a Secção - que inclui oito grupos musicais -, compromete-se a dar entre 15 a 20 espectáculos, no espaço de dois anos.

A Câmara de Coimbra, pelo contrário, não respondeu à proposta do núcleo académico, que pedia um investimento anual, de 15 mil euros, na escola. Algo que, de acordo com Hugo Ribeiro, está "abaixo de todos os valores a que as outras escolas têm direito".O presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação, garantiu um apoio, no próximo ano, assumindo tratar-se de uma situação "injusta". Mas ressalvou: "Além de subsidiarmos a AAC, subsidiamos as secções. As outras autarquias não subsidiam a AAC no seu todo".


Etiquetas:

7 Comentários:

Blogger Manuela Curado disse...

Se isto é verdadeiro, é realmente escandaloso.
Manifesta buçalidade e baixa cultura, para não ir mais longe...
E assim se vão assassinando as tradições em Portugal.

12:06 da manhã  
Blogger Manuela Curado disse...

Pena os conimbricences, aliás como todo o povo , em geral, continuarem avessos à participação activa.

12:08 da manhã  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Não se devem fazer comentários precipitados com termos talvez um pouco excessivos sem se conhecer bem a politica de subsidios da Cãmara na área Cultural.
Não sou advogado de defesa da Cãmara, mas sabendo que o Dr.Carlos Encarnação é um conimbrecense de gema ele próprio estará atento a estas situações!
A própria noticia - que está incompleta - refere exactamente a posição do Dr. Carlos Encarnação, que diz que o "orçamento para 2010 ainda não foi feito" e que esse pedido de subsidio só nessa altura será equacionado.

1:38 da manhã  
Blogger Bobbyzé disse...

Nao me façam voltar atràs e contar o triste episodio que tive com o representante da Câmara de Coimbra sobre a realizaçao dum concerto com a artista americana LISA DOBY!!UMA AUTENTICA VERGONHA!!!!Portanto, Rafael e Nela, nao me admira nada esta noticia!Tenho o enorme prazer de vos informar que contratei um reputado grupo de antigos estudantes de Coimbra para virem a Colmar no dia 4 de Junho, abrirem o 7° Salao Internacional da Guitarra e representarem o Fado de Coimbra!!!

8:55 da manhã  
Blogger Manuela Curado disse...

Não me refiro espíficamente ao Dr.Carlos Encarnação que tão bem conheço.
Refiro sim a políticos, ligados à área da cultura, esbanjadores, que gastam os nossos dinheiros, desconhecendo a estória do país.

9:12 da manhã  
Blogger Manuela Curado disse...

Relendo o Post, e no caso de ele TRANSMITIR A VERDADE, não me parece, contudo, que a vereação da Câmara, na área da cultura, esteja a agir correctamente, pondo de lado a seccção de fado da vetusta Associação Académica de Coimbra, tão emblemática, em prol de outras escolas posteriormente constituidas.
A verdade... é para acentar, em Gregos e Troianos.

2:28 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Por vezes aguns posts são recolhidos de informações de jornais ou de outras fontes, não sendo transcritos na totalidade pela sua dimensão.
Assim clicando no titulo do post pode ler-se a informação integral.
Esta noticia do JN pode ler-se na integra, clicando no seu titulo.

9:10 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org