<

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A propósito de latadas.

Aqui vai a a Latada de Ciências, de Novembro de 1966.
O grelado Vasco , com seu caloiro, Fernando irmão do Tó Mané Quaresma.

NelaCurado
em 27.10.09

Etiquetas: , ,

11 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:29 da manhã  
Blogger DOM RAFAEL O CASTELÃO disse...

Hoje fiquei impressionado com os milhares de caloiros e "doutores" que aderiram à Latada!
Claro que há disparates e lembro-me bem das latadas de há muitos anos atrás...eram muito mais calmas!
Mas o Vasco e Fernando...também não seriam assim tão calmos...

1:21 da manhã  
Blogger Isabel Melga disse...

Uma Cidade parada e bloqueada! Nem tanto seria preciso! Digo eu....
Coimbra é na verdade uma cidade relativamente pequena, mas quando ficamos sem carro sem transportes e sermos obrigados a subir pelas velhas pedrinhas das calçadas com saquinhos ou malinhas, essas mesmas ruelas não se tornam assim tão típicas nem românticas…Cheguei tarde e com dificuldade pelo meu pé, até onde tinha de ir; a multidão muito “desalinhada” os carros dos supermercados guiados pelos ditos caloiros que pareciam frangos depenados, as garrafas no chão, as famílias sobretudo população mais idosa e que não seria da cidade talvez apenas de visita tentando ver um neto ou o seu filhinho num desfile lindo…estavam (bem, nem sabíamos se eles estavam a sorrir ou iriam fugir…pareciam de boquinha aberta)! As meninas com a garrafita na boca ou a fazerem uma tenda com as capas para verterem águas, eles encostados às árvores idem! Enfim, Coimbra não parecia uma cidade pequena e muito menos serena. A loucura tinha descido ao Burgo! Confesso que em certas zonas a confusão era mesmo excessivamente descontrolada embora milagrosamente sem incidentes pelo menos até à hora em que passei por esta multidão chamada o “Cortejo da Latada”. Sei que não se pode comparar pelo número de estudantes que aumentou e pelos comportamentos sociais que se alteraram. Eu vi dezenas de Latadas, participei em algumas mas não me enganaria muito se me atrevesse a afirmar que talvez nos divertíssemos mais e que as piadas encerravam mais conteúdo e humor. Actualmente esta amálgama de carnavalesco e muito vinho quebra a inspiração desta malta e haveria tanta coisa com que poderiam gozar e criticar…Mas é certamente por tanto dia de festança e por tanta destemperança e só por isto, que ainda Coimbra é a preferida para os meninos e meninas romperem com os seus preconceitos e os seus recalcamentos. Eles sentem que isso os faz crescer e libertar! Não sou nem nunca fui contra as Festas, a juventude tem o sangue na guelra e até nós gostamos. Estes acontecimentos dão vida à Cidade e talvez algum lucro e digo talvez. Não será para todos. No entanto e se me permitem penso que se está a exagerar na “dose” de muita coisa devido a tantos dias de Festas, é um desfalque nos bolsos deles e no dos Pais e muito desperdício de tempo... Defendo que se deve viver a vida académica e não é só com os livros que amadurecemos... Mas também com muitos eventos a “granel” acontecem imprevistos bem negativos! A maioria da rapaziada nem está preparada para tanta oferta sob todos os pontos de vista! Sobretudo os relacionados com os excessos de tanta euforia... Finalmente uma referência bem agradável, logo a seguir ao desfile daquela multidão uns oito carros grandes do lixo outros tantos pequenos de aspirar e umas largas dezenas de funcionários da Câmara iam deixando tudo arrumadinho. Gostei! Bem vou embora, já falei muito e talvez não do agrado de muitos de vós. Por acaso para quem andou por cá a pé, o tempo ameno foi uma bênção, o mesmo não direi pela sede que provocou a esta maltita…Isabel Melga

3:15 da manhã  
Blogger Manuela Curado disse...

Engraçado Mário, também reparei no mini.
Bom poder de observação.
Eu bem digo...
Estás renovadíssimo!!!!

9:28 da manhã  
Blogger Chico Torreira disse...

Nesta altura já aí não estava há uns anitos. O que me tem deixado admirado nas diversas fotografias que vou vendo, é que o Fernando foi dos poucos que foi crescendo mantendo sempre as mesmas feições. Por onde passasse por Ele, tê-lo-ia conhecido.

12:27 da tarde  
Blogger Vasco disse...

Esta fotografia foi publicada à revelia.
O que eu acho estranho é que não haja comentários ao meu nabo e reparem em particularidades como o mini.

2:13 da tarde  
Blogger cavalinho2 disse...

Mas vale a pena recordar este bom momento na vida de dois jovens.

2:37 da tarde  
Blogger Rui Pato disse...

Gostei de ver! Ainda por cima num dia em que a cidade está enxameada por arruaças de caloiros sem piada, sem gosto, sem educação e sem imaginação nenhuma!

4:00 da tarde  
Blogger Manuel Cruz disse...

Gostei, principalmente por ser neste dia 29 de Outubro de 2010.
Recordo que há dois dias, Cavaco Silva deixou como certo que não se vai recandidatar e ontem, José Sócrates deu aquela queda monumental ao saír do carro oficial, continuando com prognóstico reservado.
Isto está cada vez mais complicado, tendo em conta que no final da primeira quinzena de Outubro, os líderes de todas as formações partidárias renunciaram aos cargos, coisa em que até o Garcia Pereira alinhou!
Há quem diga que o país está sem liderança, ao que os mais avisados contrapõem que está muito melhor assim.
Para aumentar a confusão neste país de vinhas à beira-mar plantadas, o FCP perdeu desde Setembro que perde todos os jogos, o que levou a Académica, que neste período só registou vitórias, à liderança da 1ª Liga.
O regresso ao futuro deve ocorrer amanhã.

10:11 da tarde  
Blogger cota13 disse...

Um GRANDE ABRAÇO aos DOIS.
O que melhorou muito foi a limpeza.
O resto é para esquecer.
A parvoíce impera, o respeito já não existe.
Vivam em Coimbra e ficam a saber o que se passa por cá.
Andem nos transportes públicos e vejam as figuras tristes que fazem os indivíduos com habilitações literárias para entrar numa Universidade.
Barracas sempre houve, mas nestes tempos são de mais.
Outros tempos outras formas de estar na vida.
Usem o 34 dos transportes colectivos.
Tonito.

11:53 da tarde  
Blogger Titá disse...

Há muito tempo que não assisto a eventos destes em Coimbra. Sempre houve exgeros é certo, mas hoje com a alteração de valores confunde-se muitas vezes divertimento com má educação. E não é preciso ir a uma qualquer Latada...

Mas é bom saber que os serviços da Câmara funcionaram de forma rápida e eficaz. É assim nos Países civilizados. Sei que não chega mas já é um começo.

3:57 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org