<

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A DERROTA DE ÉTICA

Alberto Contador
Não nego que sempre acompanhei o fenómeno desportivo com alguma atenção. E se é o futebol, nomeadamente a Académica, que mais sigo com interesse no que concerne aos seus resultados desportivos, não é menos verdade que gosto de ir seguindo as provas de ciclismo, e, neste particular, a Volta à França em bicicleta. Em tempos remotos, a maior prova de ciclismo do mundo, era acompanhada com grande interesse em Portugal. Naquela época, tinha o país um ciclista de eleição. Chamava-se Joaquim Agostinho. Um acidente estúpido roubou-lhe a vida. Mas o seu nome ficará para sempre ligado à modalidade. Em Portugal e em França. Vem isto a propósito de, durante cerca de três décadas, eu acompanhar aquela competição, sabendo de antemão que nem tudo era – e é – transparente no fenómeno desportivo, nomeadamente no ciclismo. “ Ninguém sobe a Serra da Estrela a beber “Água das Pedras”…disseram-me um dia, com a particulariedade de quem o disse sabia muito bem a afirmação que estava a fazer. Dos meandros do ciclismo fui sabendo um pouco, mas nem por isso deixei de acompanhar de longe os cambiantes da modalidade. Porém, este ano, a somar aos casos de doping que ciclicamente vamos tendo conhecimento, a Volta a França ficou ensombrada com outro caso, que, no meu entender, se resume há falta de ética, e de como todos os meios são lícitos para se chegar à vitória. É a selva instalada no desporto. Afinal, um espelho do que se vai passando na nossa vida em sociedade.Numa sociedade doente. Uma espécie de salve-se quem puder. Ainda sobre a volta á França de este ano, dois nomes a reter: Alberto Contador e Andy Schleck. Dois campeões. Dois homens que discutiram palmo a palmo a chegada a Paris com a camisola amarela, símbolo do melhor entre os melhores. Só que este ano, o melhor era Schleck. E só não o foi pela falta de desportivismo de Contador. A situação explica-se assim: numa etapa de montanha, com os dois ciclistas a vigiarem-se mutuamente, Schleck teve uma avaria na bicicleta. Contador, na altura em segundo lugar da classificação geral, aproveitou-se da infelicidade do luxemburguês para desferir um ataque e apossar-se da camisola amarela. Para mim, talvez ultrapassado no tempo e defendendo conceitos de ética e lealdade de que nunca abrirei mão, jamais Contador teria – como teve – os aplausos em Paris. Não está em análise o seu brilhante passado como ciclista, vencedor de três voltas a França em bicicleta. O que está em causa é a deslealdade para com um adversário. E uma enorme falta de ética. E, para mim, a Alberto Contador, é este o pequeno - grande pormenor que lhe falta para ter estatuto de campeão.
Quito Pereira

7 Comentários:

Blogger Chico Torreira disse...

Quito,

Dantes corria-se para ganhar.
O tempo em que o Wilson não quiz receber receber um dinheirito, já passou. O Jorge Humberto que o diga. Estava em estágio e vinha a Coimbra fazer uns metros. Ficava todo contente. Eles hoje têm muiiiita ética, só que debaixo de um ponto de vista diferente. A ética do dinheiro. Pois... assim vai o desporto.

Chico

12:46 da tarde  
Blogger quito disse...

Amigo Chico Torreira
Nos tempos que correm, julgo que tenho os pontos de vista de um fóssil. Ainda julgo acreditar que a sociedade - nas suas diversas vertentes - se rege por VALORES. Mentira. Já só se rege por dinheiro. De qualquer forma, agradeço-te a coragem de teres dado a tua opinião.
Um abraço para ti e familia
Quito

2:02 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Pela falta de ética me desintressei da maior parte das modalidades desportivas...até mesmo pelo desporto rei, que me habituei a ver desde muito pequenina.
Sou filha de um homem que se regeu sempre por esses principios e que sei...morreu com alguma amargura pela falta de lealdade que despontou no futebol.
Muito ele ficou prejudicado pelo amor excessivo pela sua amada Académica e pelo futebol em geral.
Mantenho, pois, como tu, o que tu chamas de fossilização.
Orgulho-me de ter herdado esses valores e deles não abdico.

Lembro o fervor com que assistiamos às corridas de bicicleta, dos famosos ciclistas portugueses e das cantorias da Maria José Valério ao entoar os hinos da época ciclistíca de então, acompanhando os "rapazes" por esse Portugal fora.
Fiquei contente por nos trazeres mais algumas dessas recordações

3:07 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Pois é Quito, esta etica mudou por cá ha uns 25 anos.Desde o tempo em que o Ze do Bone foi lá para o norte.
Ainda andou por Coimbra e por Setubal. Teve guarida no norte onde obtiveram bons proveitos.
Ate houve um campeonato ganho com um golo dum apanha bolasque numa noite de nevoeiro meteu uma bola na baliza.
O bom arbitro cheio de etica validou o golo.Os atletas e dirigentes de um clube tambem muito etico festejaram o golo do apanha bolas.
Os eticos afixionadaos desse clubee festejaram o golo que nem cabindas.
E eticamente andamos para aqui a bradar eticas com esta caloraça.

4:37 da tarde  
Blogger quito disse...

Alvaro
Já percebi que gostas muito do FCP.
E a mão e Vata à marselhesa ?
E o Tierry Henry?
E os outros ?

6:16 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Pois gosto. Da para perceber, não dá?
Do Ze do Bone ainda gostei.

10:33 da tarde  
Blogger Chico Torreira disse...

Quito

Esta situação é geral mas também aparece no meio muito boa gente. Basta leres o meu artigo de ante-ontem, dia 25, Quatro festivais internacionais no Aaaqui, para veres que o que digo é uma verdade. É certo que neste caso, quem nos deslumbrou foi gente de nossa idade e muito mais. Adorei. No entanto aqui os jovens, também têm o hábito de fazerem esforço próprio a fim de angariar fundos para as mais diversas obras. Os fósseis são os que proporcionam pémios a um nível tal, que muitas pessoas passaram a actuar de forma retrógrada porque se não fôr ele, o do lado aproveita-se e faz. Isto foi o que me disseram por estes lados a quererem-me preparar para a vida daqui, como amigo que me avisava, pois viram que na altura eu era novato ao exprimir claramente que não estava de acordo com a parte moral de um certo assunto. Depois vai de nós próprios. E assim vai a vida...

12:54 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org