<

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

TAMBÉM TEMOS COISAS BOAS

No Expresso da semana passada vinha um artigo intitulado "Coisas que nunca deverão mudar em Portugal", no qual o embaixador inglês ( que abandona o seu posto no nosso país) enumera dez aspectos positivos dos portugueses que de certo modo vão contra o pessimismo dominante. Começa e acaba aliás por referir uma passagem de "Os Maias" onde se faz alusão a este espírito português de autoflagelação daquela época e desta afinal.

Muito resumidamente refere o seguinte:

1- A ligação intergeracional. (...) Os portugueses respeitam os jovens e os velhos, para o benefício de todos.
2- O lugar central da comida na vida diária. (...) Fazem questão de almoçar qualquer coisa quente em vez de uma sandes à pressa.
3- A variedade da paisagem. (...) Num dia só é possível percorrer o país do Norte ao Sul e ver paisagens de características completamente diferentes.
4- A tolerância. (...) Portugal é considerado um dos países mais abertos aos emigrantes pelo estudo internacional MIPEX.
5- O café e os cafés. (...) A bebida é prazer diário e os lugares são simples e acolhedores.
6- A inocência (a propósito da forma como adolescentes participam com alegria em eventos tradicionais).
7- Espírito de independência. ("No fundo de cada português há um espírito profundamente autónomo e independentista).
8- As mulheres. Um conselho que lhe deram foi que quando quisesse uma tarefa bem feita a entregasse a uma mulher. E casou com uma.
9- "A curiosidade sobre, e o conhecimento do mundo". Portugal é um país ligado aos outros continentes do mundo.
10- O dinheiro não é o mais importante do mundo. Na sua opinião as coisas boas não são caras. E dá o exemplo da maravilha que é vir da praia ao fim do dia e poder comer um peixe grelhado acompanhado de um copo de vinho.

Concorde-se ou não, faz bem saber que também há quem encontre aspectos positivos nos portugueses. Talvez esta seja uma opinião demasiado ingénua ou mesmo irrealista. Mas deparamos no nosso dia-a-dia com tantos artigos sobre o que de mau há em Portugal e nos portugueses que podemos fazer um intervalo e passar os olhos por esta lista.
Mal não deve fazer.

Etiquetas:

1 Comentários:

Blogger Manuela Curado disse...

Assim fossemos apenas nós... e não contagiados pelas "modas" vindas de fora!

AUTÊNTICOS!!!!

7:10 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org