<

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

TEXTOS MEDIEVAIS PORTUGUESES

CANTIGAS DE AMOR (PERÍODO PRÉ-ALFONSINO)


PAAY SOAREZ DE TAVEIROOS

No mundo non m'ei parella,
mentre me for como me uay,
ca ía moiro por uos, e ay!
mia sennor, branca e uermelha
queredes que uus retraya,
quando uus eu uj en saya,.
Mao dia me leuãtey.
que uus enton non uj fea!

E, mia senõr, des aquella
i me foy a mi muy mal, ay!
e uus, filla de don Paay
Moniz, e ben uus semella
d' auer eu por uos guaruaya,
pois eu, mia senõr, d'alfaya
nunca de uos ouue ne ey
ualia dúa correa.

Peíodo pré-alfonsino, até 1245, período alfonsino, até 128O, peródo pós-dionisíaco, depois desta data.


Soy isto dizer... a propósito de um maile posto a circular sobre o novo acordo ortográfico. Após uma natural resistência, acabei por me acomodar e até concordar com algumas alterações.
E porque não, em comunhão com o Brasil, nossos irmãos de além-mar!!!!
Por mim, até me dá prazer, e não me faz "mossa"!

A Língua portuguesa é uma língua "VIVA" e como tal sujeita a metamorfoses várias através dos séculos.
Daí a sua grande riqueza.

NelaCurado

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org