<

domingo, 29 de maio de 2011

CRISE


Seja feliz, apesar da Crise...

Temos umaoportunidade para mudarmos os nossos hábitos, a forma de estar na vida esobretudo voltarmos a dar valor àquilo que tem realmente valor.

Algumasmedidas que podemos adoptar, para tornar esta crise um pouco mais suave:

1. Sejasolidário. Dê. Tem provavelmente, roupa que já não usa, brinquedos que estão aum canto. Ofereça. Há quem precise. Contribua no Banco Alimentar contra a Fome(um fim-de-semana em Dezembro e um em Maio). Compre enlatados, leite de longaduração, arroz, massas, azeite, etc. Há quem esteja a passar por situaçõeshorríveis e não tem que comer. Essa ajuda chegará a quem tem fome.

2. Sejavoluntário. Ajude. Há quem viva completamente só e que tem como únicacompanhia, a televisão. Provavelmente até essa deixará de existir, quando nãohouver dinheiro para pagar a electricidade. Para esses, 5 minutos da suacompanhia, com uma palavra simpática, uma preocupação e um sorriso, vão tornaros dias mais quentes e maisfáceis de ultrapassar.

3. Poupe.

4. Osnossos filhos (e nós), temos que nos habituar a poupar.
Tome duches rápidos. 7 Minutos chegam. Quando o seu filho for tomarbanho,marque no temporizador da cozinha, 7 minutos. Ao fim desse período, corte-lhe ogás. Apanha um arrepio forte, toma o resto do duche frio, mas a partir do 2ºdia, os banhos serão mais curtos. Seguramente. Poupa no gás, na água e naelectricidade. Melhora o ambiente.

5. Façaparte do 'pessoal da marmita'. Eu já aderi, há muito. Leve almoço para oemprego. Come com mais qualidade e poupa muito. E não é vergonha nenhuma.Vergonha é roubar; e para isso, já temos em Portugal muitos ladrões.

6.Resista à tentação das montras. Se tem dois pares de sapatos pretos do anopassado, para quê comprar um terceiro?

7. Façasempre uma lista antes de ir às compras. Quer vá ao supermercado, a umaboutique ou a uma sapataria. Compre apenas o que lhe faz falta.

8.Habitue os seus filhos a vestirem marcas brancas. Há roupa de qualidade feita em Portugal. Utilizarroupa caríssima só porque é de marca, é uma idiotice, não só porque os miúdoscrescem depressa, como estamos a habituá-los de uma forma completamente erradae com os valores distorcidos. Não é importante vestir roupa de marca, oimportante é estar vestido e não passar frio.

9. Nãoutilize guardanapos de papel. Praticamente todos nós temos em casa, guardanaposde linho ou de algodão (do tempo dos nossos avós). O contacto com os lábios émuito mais suave, podem ser lavados e reutilizados. Além disso, o papel é caroe destrói o ambiente.

10. Segosta de doce ou marmelada no pão, faça as compotas em casa. São mais baratas,utiliza fruta da época, não tem conservantes e é uma maneira de reutilizaraqueles frascos de vidro, que guardamos lá em casa. Além dissodiverte-se, trabalhando. E pode aproveitar paracomprar fruta portuguesa. Alguémme consegue explicar porque os nossossupermercados vendem limões provenientesda América latina, quando temos os limoeiros em Portugal cheios de limões?

11. Levepara o seu emprego uma chávena de café e uma de chá (em loiça ou vidro). Não sóajuda a sua empresa a poupar, como ajuda o ambiente.

12. Andea pé, sempre que possível. Faz bem à saúde e poupa combustível, poupando tambémnos impostos.

13. Emvez de carro, utilize os transportes públicos, se possível.

14. Deixede ser fútil. Para que é que interessam as fotografias darecém-nascida CarlotaMaria??? Deixe de comprar aquelas revistas completamente imbecis cheias defotos de parasitas que nada fazem (...mas se julgam muito importantes).

15. Leia,leia muito. Enquanto lê, relaxa, melhora o seu nível cultural, aprende. Emelhor que tudo, deixa de ter tempo para ver televisão.

16. Ponhaas máquinas da roupa e da loiça (que gastam muito), a trabalhar depois das 22h.Utilizando a tarifa bi-horária, a electricidade é 50% mais barata durante esseperíodo.

17. Emvez de tomar anti-depressivos, tenha gatos e/ou cães em casa. São os nossosmelhores amigos. Estragam-nos algumas coisas, mas são divertidos e esperamtodos os dias por nós, com um sorriso e a cauda a abanar.

18.Trabalhe melhor, tenha ideias novas, divirta-se com os seus amigos. Apanhe solna cara, ande no paredão. E sobretudo, tenha calma!

19. Nãoperca a esperança. Lembre-se dos mineiros chilenos. Conseguiram sair do buracoe tiveram que se dar bem lá dentro. Nós temos muitos dias de sol que nosaquece. Por enquanto sobre ele, ainda não pagamos imposto.

20.Apesar de me sentir profundamente triste, preocupada e acima de tudo revoltadacom os últimos acontecimentos (os nossos governantes deveriam ir presos para oresto das suas vidas), não deixo de pensar que temos aqui uma excelenteoportunidade para mudarmos os nossos hábitos, a nossa forma de estar na vida esobretudo voltarmos a dar valor àquilo que tem realmente valor, como o amor, asolidariedade, amizade e a educação.

Sejamosfelizes!

LEONOR

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org