<

quarta-feira, 25 de maio de 2011

"VERGONHA NAS ESCADAS MONUMENTAIS"


A rede social Facebook foi ontem palco de uma acesa discussão relativamente às pinturas efetuadas no último fim-de-semana pela CDU nas Escadas Monumentais.

VLADIMIRO VALE, responsável pela Direcção Regional de Coimbra do PCP, não entende as razões das críticas e afirma que foi feito o que está previsto na lei.

(O nº4 do artigo 66 da Lei 14/79, de 16 de Maio, refere que apenas é proíbido realizar pinturas murais em: Monumentos nacionais, edifícios religiosos, edifícios sede de orgãos de soberania, regiões autónomas ou poder local, sinais de trânsito ou placas de sinalização rodoviária, interior de repartições, edifícios públicos ou estabelecimentos comerciais)

PASME-SE... perante o grande respeito pelas leis portuguesas agora manifestada pela CDU!!!!

PASME-SE...pela ausência de qualquer comentário pela parte do Sr. Presidente da Câmara de Coimbra, JOÃO PAULO BARBOSA DE MELO, e do diretor Regional da Cultura, ANTÓNIO PEDRO PITA!!!!

Os primeiros, pela falta de civismo e cultura,
Os segundos pela cobardia demonstrada, são:

UM MAU EXEMPLO PARA TODO O PAÍS

NelaCurado

6 Comentários:

Blogger calhabécirculação disse...

Este assunto tem, agora, dado pano para mangas como nunca se viu antes.
Não vejo bem que as Escadas Monumentais devam servir de painel para divulgação de mensagens políticas mas também não vejo isso assim tão negro em período eleitoral. Deveria, apenas, ser acautelada a remoção posterior da pintura, pelos seus autores ou pela autoridade administrativa local. Eu, na minha casa, sou quem limpa (pinta) e pelo que vejo a lei não esclui, para o efeito, os prédios particulares de utilização comum.
Assim: considero isso aceitável neste período, com a remoção regulamentada e também considero que a liberdade de expressão não seria truncada se a lei não o permitisse.
PM

11:01 da tarde  
Blogger calhabécirculação disse...

Corrijo: exclui (esclui)
PM

11:04 da tarde  
Blogger aminhapele disse...

Eu referi-me ao assunto,mas em tom irónico.
Não vejo que as Escadas sejam Monumentais e,muito menos,património cultural.Talvez as que lá estavam antes,essas sim,fossem Património.
Embora não vote CDU,não me ofende que as escadas sejam pintadas.Desde que existem,têm sido pintadas ou "usadas" por todos.
E,sinceramente,prefiro vê-las assim do que limpinhas de gente e ocupadas pela gnr a cavalo.
É a minha opinião.

2:17 da manhã  
Blogger Manuela Curado disse...

A crítica é generalizada no que toca às pixagens em muros, casas particulares, etc... cujos donos gastam, por vezes, as suas parcas economias para manterem o seu património com bom aspecto.

Aprecio pinturas de qualidade e tenho pena que algumas sobre o 25 de Abril de 74, temham sido retiradas dos muros de Lisboa já que eram verdadeiras obras de arte.
Condeno, porém, a má qualidade que só alegra os seus executores.

É costumeiro serem os mais jovens a dedicarem -se a essas tarefas.

Pena tenho que sejam adultos e supostamente responsáveis os defensores de tamanha porcaria.

Quanto à limpeza... se for feita, já sei que será paga por todos nós e tal facto não me agrada.

Ou será que devo incentivar o meus netos a propangadear futuramente as suas ideias, desta "medíocre" maneira?

10:05 da manhã  
Blogger Manuel Cruz disse...

Na terça-feira cruzei-me em Lisboa com uma acção de protesto de estudante universitários. Pelo papel que me entregaram fiquei a saber que aquele era um Dia de Luto e de protesto contra os cortes da Acção Social Escolar, contra as propinas, contas as consequências do processo de Bolonha e pelo receio de novas medidas de austeridade.
Na quarta-feira de manhã quando liguei a televisão apanhei a notícia do que se havia passado na noite anterior na escadaria monumental e fiquei estupefacto.
Será que há dois países tão diferentes neste Portugal tão maltratado.
Ou será que ainda há para aí raízes do fascismo que não foram convenientemente arrancadas?
O protesto foi, um sinal negativo,
que pretendeu envolver parte da nossa juventude e que, se representasse um sentimento genuíno, significaria uma verdadeira desgraça.
Ainda estamos a tempo de ultrapassar esta ameaça.

7:40 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

"Fascismo" é uma palavra demasiado forte para conotar alguém que quer um país limpo.

Para protesto temos um corpo e uma língua riquíssima!!!

10:51 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org