<

terça-feira, 23 de agosto de 2011

"OS AMIGOS DE PENICHE"

Em 1572 quando o rei espanhol, Filipe II, se achou com direito ao trono português, os ingleses vieram para nos ajudar, mas ao contrário de outras ocasiões, a coisa não correu bem.
Tratou-se de uma força enviada pela rainha Isabel I, em soccorro de D. António, prior do Crato, quando este, pretendente ao trono de Portugal se batia cobntra os exércitos de Filipe II.
As tropas isabelinas, transportadas numa esquadra comandada pelo famoso corsário Sir Francis Drake, desembarcaram em Peniche, apoderaram-se do forte e com o duque de Essex à frente, iniciaram a marcha para Lisboa.

À capital portuguesa, já ocupada pelas forças espanholas do Duque se Alba, íam chegando notícias aceca do avanço dos aliados ingleses, ou seja, dos "AMIGOS DE PENICHE ".~

Não eram nada animadoras, já que os soldados de Essex, verdadeiros "hooligans" como os seus antepassados de 1385, se dedicavam ao saque das povoações que encontravam pelo caminho.
Chegados aos arredores de Lisboa, os ingleses, que não traziam artilharia, esbarraram com uma muralha de fogo espanhola e tiveram de retirar-se, deixando atrás de si uma recordação triste mas duradoura:

A do fraco comportamento DOS "AMIGOS DE PENICHE "

2 Comentários:

Blogger jp disse...

Correcta a história contada e a origem da expressão.
Faltou só mesmo ressalvar a injusta conotação que para sempre ficou ligada aos naturais de Peniche, provavelmente uma das mais cordiais terras portuguesas.
Com amizade.
jp
http://amigos-de-peniche.blogspot.com/

5:54 da tarde  
Blogger Manuela Curado disse...

Assim ficou lavada a reputação dos originais de Peniche, alguns dos quais meus amigos onde costumo, pelo verão, comer as mais deliciosas sardinhas do Atlântico.

Saudação cordial

8:02 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org