DIANA
Já em 1775, um bom escândalo era o melhor caminho para a fama.
Esta DIANA, esculpida po JEAN ANTOINE HOUDON, marcou uma rutura com as representações tradicionais da deusa da caça por aparecer em nu integral.
A apresentação do modelo em gesso na exposição Salon do Louvre de 1775 foi recusada e motivo de grande falatório, o que conrtribuiu para que ficassa célebre, não só por isso mas também pelo seu caráter clássico e pelo movimento que o escultor lhe imprimiu.
Exemplar único em mármore, esta obra prima da escultura francesa, pertenceu a Catarina II da Rússia, tendo estado exposto no Museu do Ermitage.
É, atualmente, uma das obras mais célebres da coleção GULBENKIAN e foi adquirida à Rússsia em 193O.
Esta DIANA, esculpida po JEAN ANTOINE HOUDON, marcou uma rutura com as representações tradicionais da deusa da caça por aparecer em nu integral.
A apresentação do modelo em gesso na exposição Salon do Louvre de 1775 foi recusada e motivo de grande falatório, o que conrtribuiu para que ficassa célebre, não só por isso mas também pelo seu caráter clássico e pelo movimento que o escultor lhe imprimiu.
Exemplar único em mármore, esta obra prima da escultura francesa, pertenceu a Catarina II da Rússia, tendo estado exposto no Museu do Ermitage.
É, atualmente, uma das obras mais célebres da coleção GULBENKIAN e foi adquirida à Rússsia em 193O.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial