<

quarta-feira, 25 de abril de 2012

MÃOS DE LISBOA

Encadernador, gravador, ceramista, relojoeiro, florista, tipógrafo, costureira.

O novo site "As Mãos de Lisboa" presta homenagens aos artesãos da cidade, mostra o seu talento, conta as suas histórias. Por detrás do projeto está Ana Nascimento, que despertou para estas artes quando, durante o seu mestrado de Design, quis encadernar um livro de forma manual.

O primeiro artesão que Ana “encontrou” estava mesmo ali, na sua rua. Ana tinha de encadernar um livro, para o curso de mestrado, e quis fazê-lo "à antiga". “Foi quando a minha mãe me falou de um senhor de Campo de Ourique, onde sempre vivi, que fazia encadernações”, conta a designer gráfica, de 24 anos, ao Boas Notícias.

“Fiquei surpreendida uma vez que já tinha passado à porta do espaço do Sr. João muitas, muitas vezes e nunca tinha reparado que lá estava alguém a trabalhar. A partir daí lembrei-me que como ele, também existem outras pessoas em Lisboa a trabalhar manualmente e que as pessoas, como me aconteceu a mim, nem reparam”, explica.

Assim, Ana ampliou a experiência e transformou-a na sua tese de mestrado onde falou da relação entre estas profissões e o terramoto, a revolução industrial, a Lisboa antiga: “Quando acabei e defendi a tese achei que devia continuar com o projeto e dar a conhecer às pessoas estes trabalhadores, estas pessoas que em Lisboa ainda trabalham com as mãos”.

1 Comentários:

Blogger As Mãos de Lisboa disse...

Olá Manuela!

Só agora vi o seu post, não sabia da sua existência. Muito obrigada pela referência ao projecto!

Ana Nascimento

3:11 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org