<

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

UNIVERSIDADES SENIORES

PARA QUEM NÃO SAIBA...


As Universidades Seniores, Universidades da Terceira Idade ou Academia Seniores, independente da denominação são sempre um espaço privilegiado de inserção e participação social dos mais velhos. Através das várias actividades desenvolvidas pelas UTIs (aulas, visitas, oficinas, blogs, revistas e jornais, grupos de música ou teatro, voluntariado, etc) os seniores sentem úteis, activos e participativos.

Existem milhares de UTIs no mundo inteiro, com base no exemplo francês ou no exemplo inglês, e apesar da primeira UTI ter surgido em Portugal apenas três anos após a criação da primeira em França, em 1973, só nos últimos cinco anos este modelo se implantou verdadeiramente com o nascimento de dezenas de novas UTIs, passou de 30 em 2001 para 112 em finais de 2008.

No modelo francês as UTIs são criadas pelas universidades tradicionais, tem professores remunerados, garantem certificação e seguem um modelo mais formal.

No modelo inglês, que Portugal segue, as UTIs nascem no seio de organizações sem fins lucrativos, os professores são voluntários, são mais informais e não garantem certificação. Em Portugal as UTIs estão representadas pela RUTIS e são um exemplo de vitalidade da sociedade civil e envelhecimento activo.
.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org