<

quinta-feira, 20 de junho de 2013

"DINER EN BLANC"

Na quinta-feira à noite, 13 de Junho, dois dos mais míticos locais de Paris foram cobertos por uma mancha branca. Mais de 11 mil pessoas participaram no 'Diner en Blanc' (Jantar de Branco), uma iniciativa que em 2013 comemorou 25 anos de existência.


 
As regras para participar são bastante específicas. Da lista de convidados só fazem parte pessoas que já tenham participado em anos anteriores ou pessoas que tenham sido convidadas por esses membros. Todos os convidados devem levar um amigo e chegar de transportes públicos. Têm ainda de levar uma mesa de picnic, um cesto de picnic e uma toalha de mesa. Tudo tem de ser branco - tal como indica o nome do jantar -, incluindo a roupa dos convidados. Homens e mulheres instalam-se em lados opostos da mesa mas só se podem sentar quando todas as pessoas da fila tiverem tudo pronto.

Tudo começou como uma brincadeira, em 1988, quando um grupo de 10 amigos decidiu jantar num local emblemático, mas onde não eram permitidas refeições, da capital francesa. Em vez de 10, acabaram por ser cerca de 200 pessoas a ocupar um espaço nos Jardins de Bagatelle.

Desde então o jantar transformou-se num evento anual e ganhou milhares de adeptos, tendo já passado pelo Palácio de Versalhes e pelo Pont des Arts. A ideia até já foi copiada em várias cidades europeias como Milão, Barcelona e Londres, mas também em países mais distantes como Canadá, EUA e até Costa do Marfim.

Este ano, os locais escolhidos para o jantar em Paris foram os jardins do Trocadéro (com vista para a Torre Eiffel) e o recinto do Museu do Louvre. Mas há sempre um elemento de surpresa: os convidados só ficam a saber qual o local do jantar, através de um e-mail, cerca de uma hora antes

 .           

            

1 Comentários:

Blogger Manuela Curado disse...

A ideia até já foi adotada por BRAGA.

Por lá passei aquando a visita da apital europeia da cultura.

GUIMARÃES e BRAGA estão na senda do progresso - cidades limpas e arejadas.

5:48 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org