<

quinta-feira, 2 de abril de 2009

POLÉMICAS

Mussolini, Hitler e Estaline atingiram o poder de formas diferentes. O primeiro, com o apoio da Igreja e com legitimação maioritária da população, cansada de uma vida miserável e de uma instabilidade política continuada, o segundo, por nomeação presidencial como tentativa de acalmar os seus apaniguados que semeavam o terror nas ruas, o terceiro pela subida a pulso na engrenagem do partido que o guindou a secretário-geral.
Há quem considere essas tomadas do poder, em qualquer um destes casos, como formalmente legítimas, porque obedeceram às regras politicas então vigentes em cada um dos respectivos países.
O mesmo não sucedeu em Portugal, com Salazar, que se alcandorou à chefia politica em resultado de um golpe de Estado militar. Diferente foi também a ascensão ao poder por parte de Franco que, em Espanha, teve que vencer uma sangrenta guerra civil que ele próprio desencadeou contra o regime republicano.
Embora os objectivos fossem semelhantes, ou seja, a instauração de regimes ditatoriais, com a abolição das liberdades e, no extremo, com a eliminação física dos opositores, os percursos foram variados, como se vê.
Curiosamente, porém, a conservação do poder a todo o custo, por parte de qualquer um destes ditadores, assumiu métodos semelhantes. Neles, apesar das falsamente apregoadas diferenças ideológicas, todos pareciam estar de acordo. Todos eles, uns mais descaradamente, outros mais cinicamente, utilizaram o terror para cortarem as veleidades de quem se lhes opusesse.
Chegando à eliminação física, pura e simples, por processos bárbaros, mesmo sanguinários!
Para manterem o povo amordaçado perante as suas barbáries, utilizaram frequentemente, além do terror, também o sofisma.
Quantas vezes não foram os próprios ditadores a semearem o caos, de forma encoberta e maquiavélica, para depois candidamente aparecerem, como se Pilatos fossem, aos olhos da população, convencendo-a de que não lhes era deixada alternativa senão a de sentenciarem o “justo castigo” dos prevaricadores? Em nome da estabilidade...
Utilizem-se todos os meios, mesmo os mais execráveis, para se atingirem os fins. Era a máxima presente nos seus espíritos tortuosos. E o fim último dos ditadores é sempre a concentração nas suas mãos do poder absoluto.
Não consigo deixar de estabelecer um paralelismo, porventura disparatado na opinião de alguns dos que me lêem, entre estas reflexões que a História nos proporciona e o que às vezes se passa no blogue com a aparição dos anónimos.
Cujo objectivo é claramente semear o caos. O caos que pode legitimar, com o inocente apoio de muitos, a implementação das medidas mais castradoras da liberdade de todos.
É um dilema sobre o qual já foram expressas as mais variadas opiniões.
Falta saber, e essa é a razão mais importante, com que intenção os anónimos semeiam o caos.
Até lá, todas as reflexões são possíveis. Não descartemos nenhuma delas...

Rui Felício
02-04-2009

Etiquetas:

35 Comentários:

Blogger RI-RI disse...

Há pelo menos um deles que está apostado em arranjar um "salvador da pátria", ou propôr-se ele próprio.
Outros por puro abandalhamento...
Também deverá haver alguns problemas clínicos.
Enfim, há quem não suporte a amizade que nos une e a sinceridade que pômos nos comentários.
Só nos resta persistir e continuar a apoiar o Álvaro, pois a sua tarefa não é fácil.
Como dizia o Falcão, sejamos ousados!

3:54 p.m.  
Blogger Rui Felicio disse...

Sei que há muitos que não gostam de polémicas. Tenho-as evitado. Mas nunca evitei esta área tão sensivel que é a dos anónimos que insultam, que ofendem, que tentam destruir o espirito com que o blog palmilhou os seus primeiros tempos.

Que me desculpem voltar ao tema aqueles que comigo não concordam. Mas é do confronto das ideias contraditórias que muitas vezes nasce a luz.

Obrigado

Rui Felício

Notação: O comentário anterior foi eliminado por mim próprio. O motivo foi o de conter alguns erros ortográficos que na pressa da escrita apareceram. Não mais do que isso

3:54 p.m.  
Anonymous Anónimo disse...

JU-JU
Agora deram em chatear-te em força.
Não desanimes. Percebe-se facilmente que muito do que está escrito não é da tua lavra.
Há uma óbvia intenção de destruir o blog e por isso devemos estar unidos.
Julgo Alvaro que é tempo de restringir os comentários...
QUITO

4:57 p.m.  
Blogger maria julia disse...

Não me importo que falem de mim. O importante é que falem.
Ninguem me conhecia nem ninguem me ligava.
Agora sou capa de revista do meu querido Alf. Por isso ate gosto muito.
Não eliminem os anonimos amigos.

Juju

nota : Agora assino assim

5:03 p.m.  
Blogger Manuela Curado disse...

Comparar Franco a qualquer um dos outros três estadistas,não me parece correcto, apesar da penosa guerra civil em que o país vizinho se viu envolvido.
Comparar Salazar a qualquer um dos outros três estadistas parece-me, no mínimo... descabido.
Rui, desculpa a opinião.

O mau estar, instalado malévolamente por alguns, não me constrange em demasia.
Sei o que sou, sei o que vos quero e sei que continuarei alheia a toda a mesquinhez própria do ser humano.
Um único caminho nos espera.
Continuar sempre unidos, neste fantástico e sublime ponto de encontro, o nosso "CAVALINHO SELVAGEM"

5:41 p.m.  
Blogger Manuela Curado disse...

As polémicas são necessárias para que tudo progrida e avance.
Contigo e com outros cavalinhos tenho aprendido muito.
És um dos melhores, senão o melhor dos nossos "CONTADORES".
É desta capacidade fantástica e da ligação de todos os verdadeiros cavalinhos,que eles têm inveja.
Pobres coitados... morrerão sós.

5:51 p.m.  
Blogger Rui Felicio disse...

Minha querida Nela,

É a tua opinião. Como ela outras haverá.
E outras haverá ainda que nem se ajustam à tua e nem à minha.
É a diversidade! Ainda bem...
Mas não confundamos o acessório com o essencial.
Na essência, os objectivos eram e foram semelhantes. A condenação não permite graduações...
Os métodos é que diferiam.
Não foi por acaso que escrevi que uns os usavam de forma mais descarada e outros de forma mais cínica.
Fi-lo propositadamente, mas parece que não fui totalmente entendido...
Do descaramento de um Mussolini ao cinismo de um Salazar, venha o diabo e escolha...
Não sei, mas talvez te queiras também referir à quantidade, ao número de pessoas que pereceram ou sofreram às mãos desses déspotas, para tentar compartimentá-los.

Se é esse o critério que queres seguir, então tens que fazer a análise comparativa em relação às populações que estavam sob o seu jugo.
Nunca fiz esse estudo, claro, mas palpita-me que, se o fizesse, a percentagem daqueles que sofreram as sevicias ou a morte à mãos dos esbirros que sempre acompanham esses ditadores, não seria em Portugal menor do que nos outros países.

Não acho tão descabida, portanto, a comparação de onde parti.
Mas o essencial do meu post não é aí que reside.

O que não invalida que se fale sobre o resto. Mas isso era matéria não para um post, mas para um livro. E já por aí há muitos no mercado...

Rui Felício

6:03 p.m.  
Blogger Manuela Curado disse...

Pelo que vejo, são apenas duas ou tês pessoas que andam a fazer toda esta lixaria.
Fiquei com remorsos... mas dois ou três... não fazem falta nenhuma.
Que se finem.

6:06 p.m.  
Blogger Manuela Curado disse...

Li e ouvi muito sobre as "práticas" Hitlerianas e li e ouvi muito sobre as "práticas" nacionais, aqui e além-mar.
Não me referia a quantidade, referia-me à qualidade e perversidade.
Desculpa, mas continuo discordante.
Com isto não quero dizer que seria conivente com estas últimas, cuidado!!!
É, apenas uma questão de observação histórica.

Olha!!! Aí está um tema para uma longa conversa...
Beijinho

6:23 p.m.  
Blogger Rui Felicio disse...

Já me arrependi de ter escrito isto.
Só o Ri_Ri e a Nela quiseram debater o tema.
O resto são aqueles por causa dos quais tentei acender o debate.

Pensava que do debate se pudessem vislumbrar as razões profundas da tentativa de estragar um espaço que tem sido a minha companhia diária de há quase um ano.

Mas os debates não são monólogos, ou mesmo diálogos...

Paciência...

Rui Felício

6:28 p.m.  
Blogger Manuela Curado disse...

Rui,calma. A maioria ainda nem teve tempo para te ler.

O tema está bem interessante e oportuno, só que realmente fiquei surprendida pelo número diminuto de bloguistas anormais.
Reparei que mesmo aqui só deve ser um,que está nesta suja brincadeira.
O Álvaro está de folga...

Explicação para esta atitude, nenhuma. Pois se eles são doentes mentais!
Que queres!!!! Só pudemos ter pena.

6:44 p.m.  
Blogger Rui Pato disse...

Rui: o paralelismo que aqui trazes, só me parece excessivo porque os anónimos ( que julgo estarem em decomposição) já estão reduzidos a um ou dois que tomam vários disfarces, e são de uma indigência mental de tal ordem, que a comparação com qualquer desses ditadores é ofensiva para esses históricos tiranos.

7:05 p.m.  
Blogger Manuela Curado disse...

O Rui Pato escreveu e bem.
Está tudo dito.

7:54 p.m.  
Anonymous Anónimo disse...

Sou um pouco avesso a polémicas, sobretudo em áreas que não são as da minha formação, tal como a história e a informática de conteúdos; só percebo de informática de gestão...Em tempos adoptei o anonimato (urso, ouriço) porque me senti atacado e quis-me defender numarectgurda que reconheci não ter sido a melhor opção...nunca ofendi (penso eu) ninguém e deu-me um certo gozo ver o fogo cruzado à volta daquilo....aora, ser anónimo para ofender, aí não estou de acordo, de maneira nenhuma...temos de lutar por um blog que seja a nossa correia de transmissão de sentimentos que muitos não entendem, se calhar por os não terem vivido à época...Como diz o Ri-Ri, apoiemos o Álvaro e os restantes ADM's; são os nossos timoneiros, a quem entregamos esta brande barca que desejamos que volte a navegar em águas (seja com o ou com u)mais tranquilas e que muitos dos marinheiros, agora dispersos por outras balsas, sejam recolhidos e bem recebidos a bordo...estou-me a lembrar das manas parreirais, da matebial e, por que não, do meu irmão Gim que andam naufragados com tanta desilusão a bordo...

8:43 p.m.  
Blogger olinda Rafael disse...

Rui

Acabo de ler "POLÉMICAS" e compreendo o sentido da tua referência aos ditadores fascistas
como preambulo do folhetim ANÓNIMOS
desrespeitosos.

Achando que as figuras políticas nos seus fins e meios se igualam...
também me parece que estes anónimos
são seus "seguidores".

Medem a nossa capacidade de resistência... mas perdem tempo!

E políticamente andam desesperados!

Olinda

10:34 p.m.  
Blogger celeste maria disse...

Rui

Eu concluo,após este quase um ano de vivência "bloguista",que os anónimos são os "grafitis rascas"deste espaço.
De modo que procuro passar,olhar e encolher os ombros na mais profunda indiferença!
Já vamos ganhando o traquejo de saber quem é o verdadeiro e o...nem sei que lhe chamar!!
Os garotos, quando apanham o"fraco"abusam e assim o melhor será ignorá-los e atirá-los borda fora,eliminando-os quando aparecem...(não os garotos,que esses são queridos).

11:35 p.m.  
Anonymous Isabel disse...

Rui,
Evitei desde o início entrar nesta polémica, porque acho que manter a discussão sobre os anónimos só irá reforçar a sua importância.
Eles valem o que valem, ou seja, nada.
Este blog, como tu dizes, é desde há cerca de um ano, alimento afectivo para muitos de nós.
Ofereceu-nos inúmeros momentos de excelência. Permitiu-nos regredir no tempo e fez-nos estremecer de emoção ao reviver os doces episódios da nossa infância e juventude, mas não estaremos agora a deixar espaço para que as ervas daninhas se instalem entre nós?
Este assunto dos anónimos está a roubar-nos energias, a desviar-nos de todos os aspectos positivos que o reencontro, depois de tantos anos, nos proporcionou e assumiu já um estatuto de primeira vedeta que me parece não deveria ter.
Quando vejo determinadas afirmaçõs ofensivas, que são proferidas sob anonimato, limito-me a passar por elas e continuo à procura dos comentários das pessoas que para mim contam.
Quando vejo comentários maldosos de pessoas que se encontram identificadas, já me habituei também a considerar que a identidade foi usurpada por algum destes imbecis que por aqui andam, e dou-lhes o devido desconto.
Gostaria aqui de lembrar a atitude sensata da Família Rafael, quando foram sujeitos a um autêntico bombardeamento de críticas após o envio do CD do GEG. Qual foi a resposta a estas críticas? Se pretendiam atingi-los, esbarraram num muro de silêncio que não permitiu alimentar polémicas e fez morrer o assunto logo à nascença.
Porque não fazemos o mesmo?
Porque não respondemos com o silêncio aos ataques venenosos?
Vamos investir na expressão das nossas memórias, das nossas vivências e na partilha dos nossos afectos.
Penso que será a melhor resposta para esta situação.
Um abraço da Isabel Parreiral

2:01 a.m.  
Anonymous Isabel disse...

Este comentário, dirigido ao Rui é da Isabel Parreiral

2:03 a.m.  
Blogger Carlos Viana disse...

Felicio,

O teu texto, como sempre, mereceu a minha atenção.
Não te vou comentar a análise histórica que fazes dos diversos ditadores que referes. É a tua análise e respeito-a. Sendo certo que não estou de acordo "em meter tudo no mesmo saco". Isso daria pano para muitas mangas e, no fundamental, tens razão: um ditador é sempre um ditador. Não importa se sacrificou cem, ou mil, ou um milhão de pessoas. Importa que sacrificou. Importa que sacrificou seres humanos, independentemente das razões motivadoras. E um grande ditador não é mais perigoso do que um pequeno ou microbiano ditador !

Mas, bem à tua maneira, fazes desse tema uma espécie de introdução para, novamente, persistentemente, te bateres contra a praga que vai corroendo este espaço que adoras. Compreendo-te, amigo, acompanhei de há longa data essa cruzada e tentei dar uma ajuda no mesmo sentido. Outros o fizeram, não estiveste sozinho, porque nunca está só quem tem a razão do seu lado.

Confesso que demorei a perceber a dificuldade em dominar esta questão. Não dos anónimos, que esses não fazem mal a ninguém. Por vezes, até trazem alegria e quebram o ar sisudo com que muitos de nós comentamos. E a alegria é um óptimo condimento para a vida !
Escorraçar os piratas/terroristas, isso sim, impõe-se, sempre se impôs. Porque não se "fecha a água" a essa praga ? Porque é que se permite que pessoas que apenas cometem o "crime" de gostar de conversar interactivamente com amigos e/ou conhecidos e desconhecidos, sempre no sentido de aprofundar sadiamente esse relacionamento, sejam insultadas de forma gratuita por cobardes terroristas que encontram por aqui a descarga das suas frustrações ?
Será difícil a definição da fronteira entre os anónimos não ofensivos e os tais terroristas que até chegam a "roubar" a identidade doutras pessoas para cobardemente atacar outras ?
Se a mim, que sou um mero visitante que a espaços por aqui vou passando, não me parece difícil, confesso que não consigo perceber a dificuldade e não faço coro com quem quem aplaude a administração do Blog.

A frontalidade é uma característica minha. Quem me conhece, sabe que é mesmo assim. O Felicio defende que há polémicas necessárias para fazer nascer a luz. Estou de acordo.
Bom seria que o administrador nos esclarecesse. Seria bom, não só para mim, seria bom para todos os que gostam deste espaço.
Seria bom para o blog.
Boa noite.
Desculpem qualquer coisinha ...

Carlos Viana

3:09 a.m.  
Anonymous CHICO disse...

So ca faltava este para dizer o que é bom para o blog.
Andou sempre encostado ao partido na fiscalização.
Deve andar aqui tambem a fiscalizar.
Ponham-se a pau que ele é perigosissimo.
É pior do que eu.
Mas deve ser igual ao Manuel Crisostomo.

9:48 a.m.  
Blogger Rui Felicio disse...

Tal como com outras pessoas, a ponderação, a sensatez e a simpatia da Isabel Parreiral sempre me fizeram parar para a escutar.
Prezo muito tudo o que ela diz, porque sei que as suas palavras são o resultado da maturação e da sinceridade com que se expressa. Não é novidade. Já aqui o disse algumas vezes.

Por uma vez vou seguir o seu conselho. Talvez seja ela que tem razão e que eu, com a minha indignação, esteja a trilhar o caminho errado.

Aliás, antes de escrever o que escrevi, balancei na indecisão de o publicar ou não.

No próprio texto, deixo isso perceptível....

Mas que dói, dói, ver este espaço ser invadido por gente nossa que nos quer dividir, por razões cujo entendimento espero não ser aquele que eu tenho...

Rui Felício

9:52 a.m.  
Blogger Rui Felicio disse...

Carlos Viana

Percebo o que dizes no que respeita ao facto de eu ter metido no mesmo saco um conjunto de ditadores que em teu entender não devia ter metido.

É de facto uma discussão que daria pano para mangas...

Mas quando o fiz foi escudado numa coisa que me parece inquestionável ( a História o diz... ). E que é a dos métodos utilizados para calar as vozes discordantes.

Sei muito bem que as vozes discordantes, num e noutros casos, não falavam a mesma linguagem, não defendiam os mesmos interesses. Defendiam mesmo interesses contrários... Sei muito bem tudo isso...

Mas como nunca concordei com a visão dicotómica do mundo em bons e maus, condeno sempre os poderosos que abusam do seu poder, sejam quais forem as razões que invoquem para o fazer...

Para mim, prender, torturar, matar, por estratégia,ambição, castigo, intimidação, é sempre condenável, independentemente das alegadas culpas de quem sofre tais acções...

Porque acho que até o criminoso mais hediondo deve manter os seus direitos fundamentais de Homem preservados...

Muito pano ainda haveria, mas as mangas já encolhem...

Um abraço Carlos Viana.
Agradeço-te a tua intervenção, como sempre lúcida e sincera...

Rui Felício

10:08 a.m.  
Anonymous Anónimo disse...

nenhum dos ADMS piou.
só nao vê quem não quer ver

Atento

11:43 a.m.  
Blogger Jorge Rosa disse...

No meu blogue tambem tentaram mas ficaram com dono

Jorge Rosa

11:45 a.m.  
Blogger olinda Rafael disse...

A questão abordada pelo Viana em relação aos Adm em ter nas suas mãos "a faca e o queijo" relativamente ao corte de comentários ofensivos é de ter em conta e já, muitas vezes, proposto
por muitos de nós.

olinda

12:22 p.m.  
Blogger Unknown disse...

Um dos tais anonimos que por aqui vão andando e com ares de provedor pretende que os proprietarios e ADMs do blog se venham pronunciar sobre os anonimos como ele e como os outros. Por acaso não falou nos clones.
E mais ainda estranha que os ADMs, uns de nome outros sem serem de nome com delegações e sem delegações não venham dizer o que pensam sobre anonimos como ele e como os outros.
Para este categorizado anonimo o assunto está esclarecido e que só não v~e quem não quer. E que fica por aqui.
Sugere que outros anonimos como ele
metam rápidamente muitos posts para arrumar este rápidamente e para baralhar os ADMs que os meterão na parteleira do esquecimento, não é?
Ora bem, com anonimos tão interessados e preocupados com os esclarecimentos é preferivel ir apreciando o que é que ele realmente quer.
Este FicoPorAqui parece que vai estudar o assunto e dizer-nos como é que se isolam os IPs dos outros anonimos.
Realmente já houve varios palpites mas quando se sugeriu colaboração para tomar medidas...tinham muito que fazer.
Estas coisas não são surpresa nenhuma. Só são surpresa para quem não anda metido no meio delas..
A grandeza deste Blogue já vai na atribuição do 3º Provedor...mas ainda ha mais lugares para distribuir.
E como diz a Isabel Melga
Um abracinho

3:56 p.m.  
Blogger RI-RI disse...

Vamos lá a ver se nos entendemos.
Nem o Álvaro, nem ninguém, pode estar 24 horas ocupado com o blogue.
Mesmo com a "torneira fechada", alguém tem que estar a ler os comentários enviados e publicá-los ou não.
Com isso corre-se o risco de, quando publicados, já estarem desactualizados.
Isto é um blogue, não é um partido político.
Das conversas que com o Álvaro tenho mantido, sempre me foi assegurado que não estava nos seus propósitos, qualquer atitude controladôra ou censória.
Outra coisa não era de esperar...
Aqui não há controladôres nem disciplina partidária.
O Álvaro tem prejudicado, inclusivé a sua vida familiar, para ir mantendo a chama viva.
Fazem favôr de não abusar!
O blogue, só na base da amizade, poderá ser mantido.
Um Abraço!

3:59 p.m.  
Blogger Manuela Curado disse...

Estava a ver que tinha ser eu a falar...
Ainda bem que o Cavalo Selvagem saíu da pradaria e veio até à cidade.
Desculpem... mas fico mesmo irritada com as pessoas que colaboram muito esporádicamente no Blog, que provavelmente tirarão dele algum prazer e que em certas ocasiões se acham no direito de se arvorar em críticos do pessoal que, com muita "paixão", prejudicando, até a sua vida pessoal, se dedica à concretização deste projecto, pensando exclusivamente em todos nós.
É melhor repensarem a vossa atitude.
Quem sabe se um pouquinho do vosso tempo em prol da consolidação serena do "Cavalo" não seria de melhor utilidade?

5:16 p.m.  
Blogger Manuela Curado disse...

RUI
Continuo a informar-me.
Um livro meu, de cabeceira, é por acaso
"COMO SE LEVANTA UM ESTADO" de Oliveira Salazar
Os factos necessitam de dezenas de anos de estudos de investigação, para poderem ser considerados "HISTÓRICOS"

Juro que não te arrelio mais.
Beijinho

5:25 p.m.  
Blogger Rui Felicio disse...

No coments

5:44 p.m.  
Anonymous Anónimo disse...

Qualquer cavalinho muito,pouco ou nada participativo em termos de escrita tem todo o direito de opinar.
Concordar ou não é outra questão.

6:18 p.m.  
Blogger Manuela Curado disse...

Opinar deve.
Criticar pode e deve.
Agora pedir satisfações aos administradores do BLOG? Parece-me despropositado.
Era e isto que me referia.

6:47 p.m.  
Anonymous Anónimo disse...

Os cavalinhos que se acautelem. Os comunas andam aí com o controleiro mor.:)))
Os Adms andam todos a ser controlados pela KGB:((( CUIDADO com ele.Umas vezes é anonimo outras vezes nem por isso.
É mais perigoso que o Crisostomo.

11:07 p.m.  
Blogger RI-RI disse...

Uma coisa podem ter a certeza:
O Álvaro não está para controlar, nem para censurar.
Isto é um blogue e não um partido político.
Isto baseia-se em amizade e não em disciplina partidária.
Certamente haverá blogues próprios para essas discussões.
Aqui não pode haver funcionários 24 horas por dia para controlar o que os meninos dizem.
Aguenta-te Álvaro e...OBRIGADO!

11:30 p.m.  
Anonymous Anónimo disse...

OS ADM são 5 o que facilitará a função do Ávaro se ela for repartida.

12:29 a.m.  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Powered by Blogger

-->

Referer.org