<

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Coisas de Antanho ....

Uma equipa de Juniores da Academica. Que ano? Quem eram estes atletas? O Ze Barata deve saber.
Coimbra vista com outras côres..... Quem pintou?
Equipa de basket dos fins dos anos 50 ... inicios de 60.
Alem do prof. Alberto Martins, ainda se recorda, Wilson, Luis de Sousa, Simões e Mario Mexia..... e os outros? Quem são?

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Recriação Virtual da Alta de Coimbra pré-1942


Etiquetas:

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Coimbra...Rio Mondego !


Coimbra...Rio Mondego!


Etiquetas:

Coimbra antiga...


sábado, 15 de fevereiro de 2014

Outros Tempos....Outras Manifestações.

Era assim o Rebolim no Verão....


Etiquetas:

No tempo deles era assim ...

Mas que bela equipa esta de Rugby da AAC ( 1967).
Na fila 1: - Toni Cabral Fernandes; Gomes arriére, Floro, Farinha (diria o ZE VALE ), n°5 - Zé Redondo (Licor Beirão); n°6 – Carlos Falcão e Pina de Morais
Na fila 2: NSequeira,Nabais; n°3 César Pegado, Raul Curcialeiro,Coimbra,Açoriano e n°8 – Manel da Quinta

Já em 12.3.12

Etiquetas: , , , ,

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O Electrico e seu Reboque a subir os Combatentes em 1948.


Etiquetas:

O Apeadeiro de S. Jose em 1958


Etiquetas:

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

HISTÓRIA DE PORTUGAL

- INTRODUÇÕES GASTRONÓMICAS

" STROGONOFF E SOPA JULIANA"

6 de setembrode 1834

"- Mas que invenção vem a ser esta? gritou a marqueza
- Ora , senhora minha mãe- veio acudir Henriqueta, dama camarista da rainha.
- Estamos só a pôr em prática as receitas que a mana JULIANA mandou da Russia. Um dia destes levo-as ao paço.
- Sabe bem que na Russia as pessoas perdem os dentes por culpa do clima e da alimentação, não se trata de um privilégio exclusivo do conde STROGONOFF!
- É certo que, segundo diz a mana, o conde não tem dentes, mas é também certo que era esta a ementa mais comum dos soldados russos, e o conde Strogonoff, nosso ilustre cunhado, vá lá saber-se porquê,, afeiçoou-se ao prato..
- Dizem que tal se deve ao cozinheiro de Sua Magestade o Czar, que aprimorou a receita  com outros temperos. Dizem que o conde o protegia de tal forma que o cozinheiro resolveu batizar a carne  com o seu nome.
- E vai dizer-me  que ontem  a minha mãe também não apreciou a receita da sopa que a JULIANA mandou, como sendo muito ao gosto do conde?-couves, cenoura, beterraba,nabo e aipo, tudo desfiado.
- Pois olhe que o mano muitos elogios lhe fez! Também foi receita da Juliana  e até já a batizámos : SOPA JULIANA!."




D. Leonor de Almeida Lorena e Lencastre (1750), Marquesa de Alorna e condessa de Oeynhausen (ALCIPE), a nossa maior poetisa do pré-romantismo, pintora e feminista, que por ser descendente dos Távoras, viveu encerrada no Convento de Chelas, dos 8 aos 18 anos, por ordem de D. Sebastião José de Carvalho e Melo ( Marquês de Pombal).

 A 3ª filha, D. JULIANA Maria Luísa Carolina Sofia de Oyenhausen e Almeida, Condessa de Oyenhausen, Condessa da Ega e Condessa de Strogonoff, era uma “maluca”, bonita como a mãe e danada para a brincadeira, pois 1º casou com Aires José Maria de Saldanha Albuquerque Coutinho Matos e Noronha, 2.º conde da Ega, de quem se separou.
. “A formosura da condessa da Ega cativou o general Junot, que em 1808 invadiu o nosso país, e os seus amores tornaram-se tão públicos que ficou sendo conhecida como amante do primeiro ajudante de Napoleão.”
Depois deter vivido à grande na corte de Napoleão e ter ficado viúva, casou com Gregório Alexandre Ironwisch, conde de Strogonoff e mudou-se para S. Petersburgo na Rússia.


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

1962

Que me desculpem os rapazes do meu bairro, mas o Vasco era o mais lindo exemplar.

Passados anos, confirma~se... em "quilitos" dupliquei a aquisição.


domingo, 9 de fevereiro de 2014

SALVÉ GRAN VASCO!!!

sábado, 8 de fevereiro de 2014

COIMBRA ANTIGA

E depois do Pinhal  de Marrocos (sabe-se lá o porquê deste nome), e uma agradável caminhada...o refrescante Rio Mondego

TEMPOS ANTIGOS


COIMBRA ,  CALHABÉ -  António Curado e os miúdos

NOTICIA TRISTE - Falecimento da LIGIA AUGUSTA

Ligia Augusta Ramos era casada com o Toninho Ramos.

 O corpo encontra-se na Capela Nova da Igreja de S.Jose a partir das 16hoo , de hoje sábado.

O funeral realiza-se na 2ª feira, dia 10 pelas 10h00 para o Cemitério de Santo Antonio dos Olivais.

O Cavalinho Selvagem apresenta condolências  a toda a familia enlutada.


Etiquetas: ,

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

SEM COMENTÁRIOS


domingo, 2 de fevereiro de 2014

BAIRRO MARECHAL CARMONA

RUA Y


HOJE...RUA DE MOÇAMBIQUE

EU,PORQUE... VIMARENENSE

ANTÓNIO CURADO

No ano de 1997, no âmbito das comemorações do 75º aniversário, o Vitoria SC decidiu homenagear uma personalidade marcante na sua história social e desportiva do clube, atribuindo o título de “capitão vitalício das equipas do Vitoria SC” a António Curado, atleta que briosamente representou a colectividade vimaranense entre as épocas de 1944/45 até 1948/49.

António Henriques Curado nasceu no dia 6 de Janeiro de 1921 na freguesia da Sé Nova na cidade de Coimbra. Natural da cidade dos estudantes, ainda estudou até 1942, frequentando o 2º ano, com a ilusão de se formar no curso de direito, mas a paixão e dedicação ao futebol foi superior a esse sonho.

O jovem Curado, reconhecidamente caracterizado como um “bon vivant”, fez parte da conceituada “Trupe do Pica”, comandada pelo lendário Felisberto Pica, um dos mais famosos boémios da cidade de Coimbra durante a década de 30 e 40.

O gosto pessoal pela prática desportiva do futebol leva-o à Académica de Coimbra em 1936, onde actuou pela equipa de juniores. Nas épocas de 1937/38 e 1938/39 representa a formação CF “Os Conimbricenses”, regressando à Académica de Coimbra no inicio da temporada de 1939/40.
.
Permanece ao serviço da principal formação conimbricense durante 3 épocas consecutivas, sem contudo conseguir afirmar-se na equipa principal da Académica de Coimbra que militava na 1ª Divisão Nacional.


Em busca do sonho de jogar com maior regularidade, o jovem Curado transferiu-se no início da época de 1942/43 para o rival União de Coimbra, apesar da enorme polémica que causa naquela altura.

Na formação do União de Coimbra o jovem António Curado começa a impor-se futebolisticamente, conquistando com todo o mérito um lugar de destaque na equipa unionista. Na equipa do União de Coimbra da época de 1942/43, atinge o 1º lugar do Grupo B da 4ª série da 2ª Divisão Nacional, apurando-se, consequentemente, para a fase final de acesso à 1ª Divisão Nacional. Nesse ciclo de jogos final o União de Coimbra acaba por não conseguiu atingir o escalão maior, subindo à 1ª Divisão o FC Barreirense.

Na temporada de 1943/44, com Curado assumindo um papel de enorme destaque na dinâmica da equipa, o União de Coimbra volta a vencer a sua Série, mas na fase final não consegue ir alem do 4º lugar.

Esta época fica marcada, porém, pela participação da equipa do União de Coimbra na Taça de Portugal onde atingiu a melhor classificação de sempre até aos dias de hoje. Nos oitavos de final a equipa da cidade de Coimbra eliminou o SC Olhanense e nos quartos de final teve que disputar a eliminatória contra o Vitoria SC.

É precisamente nesta eliminatória da Taça de Portugal que as exibições do defesa Curado despertarão a atenção dos responsáveis do Vitoria SC. Em Coimbra, no jogo da 1ª mão, disputado no lotado Campo da Arregaça, o União empatou com o Vitoria SC a 1-1.

Este jogo, muito bem disputado segundo as crónicas, teve em Curado um dos elementos mais preponderantes da equipa de Coimbra, salvando, com a sua intervenção, muitos dos ataques efectuados pelo forte opositor.

Esta partida teve ainda a curiosidade de ter duas grandes penalidades desperdiçadas, uma para cada equipa. A que favoreceu o Vitoria SC, surgiu precisamente por uma falta cometida pelo defesa Curado. O avançado do Vitoria SC Ferraz executa um remate para golo à baliza adversária. No momento em que a bola iria ultrapassar a linha de golo, Curado, com uma defesa ao estilo do melhor guarda-redes, impede o golo com a mão. Todavia, Brioso, o conceituado avançado do Vitoria SC não conseguiu bater o guarda-redes Cameirão do União de Coimbra, atirando ao lado da baliza.

O jogo da 2ª mão disputado no Campo do Benlhevai em Guimarães, foi manifesta a superioridade do Vitoria SC, de resto, bem evidente nos números da partida, com a vitória de 7-1 a favorecer a turma da casa.

Neste jogo, uma vez mais, Curado deu uma de guarda-redes, colocando novamente a mão à bola dentro da área de forma a evitar um golo certo. Todavia, desta feita, o médio vimaranense Zeferino não se fez rogado e transformou em golo a grande penalidade convertida.

Apesar deste lance e a quantidade de golos sofridos pelo União de Coimbra, o defesa Curado foi novamente considerado o melhor jogador da sua equipa, estancando, diversas vezes, pela sua acção, as investidas do perigoso ataque do Vitoria SC.

É na sequência desta eliminatória da Taça de Portugal e das exibições protagonizadas que surge o convite a António Curado para ingressar no Vitoria SC. O jovem de 23 anos transfere-se para a cidade de Guimarães e passa a representar a equipa do Vitoria SC a partir da temporada de 1944/45.

.António Curado permaneceu ao serviço do Vitoria SC durante cinco temporadas consecutivas, regressando à cidade de Coimbra apenas na época de 1949/50 para representar a Académica de Coimbra.






DUBAI

O MAIS ALTO

Burj Khalifa (828 m)


À CONQUISTA DO ESPAÇO


O novo One World Trade Center de Daniel Libeskind é o substituto e o herdeiro das Torres Gémeas derrubadas pela Al-Qaeda a 11 de Setembro de 2OO1.
Com os seus 541 metros de altura, é já a mais alta torre dos EUA, superando o Willis (ex- Sears) Tower de Chicago.

SEARS - VISTA  DE CHICAGO



minhas fotos
NelaCurado

Referer.org