<

terça-feira, 31 de maio de 2011

COLÉGIO RAINHA SANTA ISABEL

COIMBRA

COLÉGIO RAINHA SANTA ISABEL

Espetáculo de Ballet

Teatro Académico de Gil Vicente
3 de junho - 21:3O


POR ...COSTA DE CAPARICA

Mulheres olhando o mar









NelaCurado

Diferenças

segunda-feira, 30 de maio de 2011

O FAMOSO AZULEJO DE TOLEDO

Etiquetas:

SAUDADES

PAPOILAS

ECO VEÍCULO

UNIVERSIDADE DE COIMBRA


A uma velocidade média de 30 quilómetros por hora e com apenas um litro de gasolina sem chumbo 95, o Eco Veículo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) percorreu uma distância de 2568 quilómetros, tendo conquistado o 3º lugar na categoria Protótipos de Combustão Interna da Shell Eco-Marathon 2011.
O Eco Veículo da FCTUC foi mesmo o melhor português em prova, tendo conquistado o 4º lugar da classificação geral. A equipa de professores e alunos do Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC confirma, assim, a liderança do Eco Veículo a nível ibérico, mas também a sua posição entre os melhores do mundo.

O Shell Eco-Marathon 2011 é considerada a prova mais importante do mundo em eficiência energética e reúne, anualmente, milhares de estudantes das melhores universidades e escolas técnicas europeias, que enfrentam oi desafio de percorrer o máximo de quilómetros possível com apenas um litro de combustível. Este ano, a prova decorreu no Circuito de Lausitz, na Alemanha, ao longo dos últimos três dias.

domingo, 29 de maio de 2011

MINHA

FLOR SILVESTRE

CRISE


Seja feliz, apesar da Crise...

Temos umaoportunidade para mudarmos os nossos hábitos, a forma de estar na vida esobretudo voltarmos a dar valor àquilo que tem realmente valor.

Algumasmedidas que podemos adoptar, para tornar esta crise um pouco mais suave:

1. Sejasolidário. Dê. Tem provavelmente, roupa que já não usa, brinquedos que estão aum canto. Ofereça. Há quem precise. Contribua no Banco Alimentar contra a Fome(um fim-de-semana em Dezembro e um em Maio). Compre enlatados, leite de longaduração, arroz, massas, azeite, etc. Há quem esteja a passar por situaçõeshorríveis e não tem que comer. Essa ajuda chegará a quem tem fome.

2. Sejavoluntário. Ajude. Há quem viva completamente só e que tem como únicacompanhia, a televisão. Provavelmente até essa deixará de existir, quando nãohouver dinheiro para pagar a electricidade. Para esses, 5 minutos da suacompanhia, com uma palavra simpática, uma preocupação e um sorriso, vão tornaros dias mais quentes e maisfáceis de ultrapassar.

3. Poupe.

4. Osnossos filhos (e nós), temos que nos habituar a poupar.
Tome duches rápidos. 7 Minutos chegam. Quando o seu filho for tomarbanho,marque no temporizador da cozinha, 7 minutos. Ao fim desse período, corte-lhe ogás. Apanha um arrepio forte, toma o resto do duche frio, mas a partir do 2ºdia, os banhos serão mais curtos. Seguramente. Poupa no gás, na água e naelectricidade. Melhora o ambiente.

5. Façaparte do 'pessoal da marmita'. Eu já aderi, há muito. Leve almoço para oemprego. Come com mais qualidade e poupa muito. E não é vergonha nenhuma.Vergonha é roubar; e para isso, já temos em Portugal muitos ladrões.

6.Resista à tentação das montras. Se tem dois pares de sapatos pretos do anopassado, para quê comprar um terceiro?

7. Façasempre uma lista antes de ir às compras. Quer vá ao supermercado, a umaboutique ou a uma sapataria. Compre apenas o que lhe faz falta.

8.Habitue os seus filhos a vestirem marcas brancas. Há roupa de qualidade feita em Portugal. Utilizarroupa caríssima só porque é de marca, é uma idiotice, não só porque os miúdoscrescem depressa, como estamos a habituá-los de uma forma completamente erradae com os valores distorcidos. Não é importante vestir roupa de marca, oimportante é estar vestido e não passar frio.

9. Nãoutilize guardanapos de papel. Praticamente todos nós temos em casa, guardanaposde linho ou de algodão (do tempo dos nossos avós). O contacto com os lábios émuito mais suave, podem ser lavados e reutilizados. Além disso, o papel é caroe destrói o ambiente.

10. Segosta de doce ou marmelada no pão, faça as compotas em casa. São mais baratas,utiliza fruta da época, não tem conservantes e é uma maneira de reutilizaraqueles frascos de vidro, que guardamos lá em casa. Além dissodiverte-se, trabalhando. E pode aproveitar paracomprar fruta portuguesa. Alguémme consegue explicar porque os nossossupermercados vendem limões provenientesda América latina, quando temos os limoeiros em Portugal cheios de limões?

11. Levepara o seu emprego uma chávena de café e uma de chá (em loiça ou vidro). Não sóajuda a sua empresa a poupar, como ajuda o ambiente.

12. Andea pé, sempre que possível. Faz bem à saúde e poupa combustível, poupando tambémnos impostos.

13. Emvez de carro, utilize os transportes públicos, se possível.

14. Deixede ser fútil. Para que é que interessam as fotografias darecém-nascida CarlotaMaria??? Deixe de comprar aquelas revistas completamente imbecis cheias defotos de parasitas que nada fazem (...mas se julgam muito importantes).

15. Leia,leia muito. Enquanto lê, relaxa, melhora o seu nível cultural, aprende. Emelhor que tudo, deixa de ter tempo para ver televisão.

16. Ponhaas máquinas da roupa e da loiça (que gastam muito), a trabalhar depois das 22h.Utilizando a tarifa bi-horária, a electricidade é 50% mais barata durante esseperíodo.

17. Emvez de tomar anti-depressivos, tenha gatos e/ou cães em casa. São os nossosmelhores amigos. Estragam-nos algumas coisas, mas são divertidos e esperamtodos os dias por nós, com um sorriso e a cauda a abanar.

18.Trabalhe melhor, tenha ideias novas, divirta-se com os seus amigos. Apanhe solna cara, ande no paredão. E sobretudo, tenha calma!

19. Nãoperca a esperança. Lembre-se dos mineiros chilenos. Conseguiram sair do buracoe tiveram que se dar bem lá dentro. Nós temos muitos dias de sol que nosaquece. Por enquanto sobre ele, ainda não pagamos imposto.

20.Apesar de me sentir profundamente triste, preocupada e acima de tudo revoltadacom os últimos acontecimentos (os nossos governantes deveriam ir presos para oresto das suas vidas), não deixo de pensar que temos aqui uma excelenteoportunidade para mudarmos os nossos hábitos, a nossa forma de estar na vida esobretudo voltarmos a dar valor àquilo que tem realmente valor, como o amor, asolidariedade, amizade e a educação.

Sejamosfelizes!

LEONOR

Etiquetas:

AS "FLORES" DO MEU CANTEIRO




Isabel Carvalho

COMEMORAÇÕES DOS 9OO ANOS DO FORAL DE COIMBRA

E o Jose Cid...ainda canta....mas trouxe a chuva!!!. Ele bem avisou!! Boas vozes da Banda!!! E o "cenário" Café Santa Cruz (à pinha!!) foi agradável!!!

Uma falha técnica do "flash"...nao permitiu melhor reportagem! Paciência!!!









DESFILE DOS "XAILES ANTIGOS"

Jotta Leitão
Abraço

ANTIGA "ALTA" DA CIDADE

LARGO DA FEIRA

sábado, 28 de maio de 2011

PEDRO MEDEIROS

COM AS DEVIDAS DESCULPAS PELA LEVIANA PESQUIZA QUE LEVOU À TROCA DE IDENTIDADE


Pedro Medeiros, fotógrafo de Coimbra, ingressou em 1997 no Centro de Arte e Comunicação Visual e na Escola de Fotografia MauMaus, em Lisboa, prosseguindo os seus estudos em Londres, no London College of Printing (2000-2001) como Bolseiro do Ministério da Cultura/Centro Português de Fotografia. É fotógrafo e freelancer desde 1999 e o seu trabalho está representado em diversas colecções públicas e privadas.

"MERCADORIA HUMANA é uma instalação fotográfica da autoria de Pedro Medeiros, integrada no âmbito do projecto global «Mercadoria Humana – Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos» que Saúde em Português, Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa, está a desenvolver na Região Centro. Este projecto tem como objectivos principais a prevenção, sensibilização, informação e consciencialização acerca da problemática do Tráfico de Seres Humanos para fins de exploração laboral e sexual, combatendo desta forma o alheamento da sociedade relativamente à natureza e opacidade deste fenómeno." Fonte: DRCC

Desejo de continuidade dos sucessos.

NelaCurado

Ri-RI


NA SUA CASINHA


NelaCurado

ESCADAS DO LICEU

Estas,as anteriores às Monumentais,é que foram destruídas com toda aquela parte da Alta(moradias,palacetes,igrejas,jardins,etc.) para darem lugar à nova Cidade Universitária,a partir dos anos 50.
Os moradores foram transferidos para novos Bairros Sociais,conforme a importância e o estatuto social que,ao tempo,usufruiam.
Para o Marechal Carmona,para a Cumeada,para Celas...
Foi o início da desertificação do Centro Histórico.
Hoje,por estas bandas,residentes e comércio de proximidade foram desaparecendo.
As casas,em grande número,estão abandonadas e em ruínas e,por muito que custe a alguns,se não fosse o movimento nocturno(com a incomodidade dos barulhos) não haveria uma segurança mínima para os poucos residentes.
Com meia cidade ao abandono,diz-se que com a crise estão mais de 10.000 habitações à venda,nas novas zonas nobres,sem que alguém se disponha a comprá-las!
Tudo isto a propósito das "escadas do liceu".


Sim.Do Liceu José Falcão,que funcionava ao cimo das escadas!

Rui Lucas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

HENRIQUE MELO

DO JARDIM DA QUINTA DO MARQUÊS, EM OEIRAS

PARA TI


NelaCurado

CONTO DE FADAS

A INGLATERRA CONTINUA A VIVER NUM CONTO DE FADAS!


E PORTUGAL, TAMBÉM!

Etiquetas:

COIMBRA

ESCADAS MONUMENTAIS

NEM DE UMA FORMA, NEM DE OUTRA!

SEMPRE AS CONHECI...ASSIM!


(minha foto)

NelaCurado

MONUMENTO DESVANDALIZADO


SERÁ VANDALISMO DEMOCRÁTICO?!


OU, O LIMPINHO ERA MELHOR?

RUI LUCAS

quinta-feira, 26 de maio de 2011

DO MEU BAÚ

COIMBRA MAIO 69


GUARDADO PORQUE...SE GOSTA!

NelaCurado

quarta-feira, 25 de maio de 2011

RI-RI

"VERGONHA NAS ESCADAS MONUMENTAIS"


A rede social Facebook foi ontem palco de uma acesa discussão relativamente às pinturas efetuadas no último fim-de-semana pela CDU nas Escadas Monumentais.

VLADIMIRO VALE, responsável pela Direcção Regional de Coimbra do PCP, não entende as razões das críticas e afirma que foi feito o que está previsto na lei.

(O nº4 do artigo 66 da Lei 14/79, de 16 de Maio, refere que apenas é proíbido realizar pinturas murais em: Monumentos nacionais, edifícios religiosos, edifícios sede de orgãos de soberania, regiões autónomas ou poder local, sinais de trânsito ou placas de sinalização rodoviária, interior de repartições, edifícios públicos ou estabelecimentos comerciais)

PASME-SE... perante o grande respeito pelas leis portuguesas agora manifestada pela CDU!!!!

PASME-SE...pela ausência de qualquer comentário pela parte do Sr. Presidente da Câmara de Coimbra, JOÃO PAULO BARBOSA DE MELO, e do diretor Regional da Cultura, ANTÓNIO PEDRO PITA!!!!

Os primeiros, pela falta de civismo e cultura,
Os segundos pela cobardia demonstrada, são:

UM MAU EXEMPLO PARA TODO O PAÍS

NelaCurado

Mesas de Voto - Onde Votar

Se tem duvidas onde votar nas proximas eleições, consulte o seguinte Link

Etiquetas: ,

terça-feira, 24 de maio de 2011

PARA O HENRIQUE MELO (RI-RI)

DIA DE MUITO CALOR

COIMBRA- MONDEGO
(24 de Maio)



Para refrescar!!!

Abraços & Beijos

JottaLeitão

FUTSAL DA BRIOSA

EM FESTA DEPOIS DE TER ASSEGURADO A PASSAGEM À 1ª DIVISÃO


A Académica acabou a época histórica com uma vitória frente ao campeão, Sp. Braga.

José Eduardo Simões entregou a toda a equipa medalhas de mérito pela subida ao escalão mais alto do Futsal Nacional.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ATRIBUTOS QUE AGORA DESCONHEÇO...


FACETA HUMANA
(Publicado a 24 de Maio 2OO9)


Vivia-se tranquilamente naquela pacata aldeia do interior.
Desde sempre, as mesmas famílias, os mesmos costumes, as mesmas zangas e os mesmos afectos.
Ao Domingo repicava o sino na alva torre da Igreja.
Fraternamente, todos se dirigiam para lá e de mãos dadas na mesma ânsia, pediam sorte e saúde para os seus, para os vizinhos e para os ausentes que de muito longe davam novas do seu bom ou mau estar.
Dedicavam-se à agricultura e ao pastorício.
Quando o sol ía alto ou o cansaço os apartava da terra, os homens reuniam-se na taberna do TI ZÉ.
Homem bondoso, pachorrento, alegre e bom ouvinte, passava os dias servindo copinhos de vinho e alguns petiscos, aos seus confrades..
Já o pai, exercia este mesmo mister.
Certo dia, inusitada alegria transborda na pequena aldeia.
Fora anunciado o regresso do fillho do João, que Deus tenha em descanso... dizia-se à boca fechada.
Pequeno matreiro e espertalhão, mal chegara a puberdade, debandara em procura de melhor vida.
Todos esperavam ansiosos, a chegada do filho pródigo.
O roncar de um motor aproxima-se.
Todos correm para o adro da Igreja.
Saindo de um enorme carro, um indivíduo alto, sorrindo desbragadamente , dente de ouro, reluzindo ao sol.
Abraços, lágrimas e gritos de alegria... tudo à mistura.
Foi recebido em apoteose.
Passados dias, para espanto dos aldeões, caminheta e homens desconhecidos, irrompem pela pequena mas principal azinhaga da aldeia.
A novidade atordoou os ouvintes.
Francisco... assim o seu nome, iria ser proprietário de um belo café e para maior espanto, ainda,paredes meias à tasca do TI ZÉ..
Após alguns dias abrem-se as portas.
Azulejos brilhantes, mesas de tripé, balcão inox..
Aos poucos, ofuscados e iludidos com tanto brilho, todos vão abandonando a velha tasca do amigo.
Ávido de progresso financeiro, o proprietário do novo café, fomenta jogos de azar e as discórdias e richas, são constantes.
Numa pardacenta manhã, Ti ZÉ, de ombros caídos e olhar baço, despede-se do espaço onde ele e tantos amigos foram felizes.
A chave roda soturna e em passos lentos...um homem triste afasta-se perseguido pelo sorriso indecoroso de um grosseiro dente dourado.

Nela Curado

ZÉ POVINHO

Etiquetas:

AMIGOS

TEATRO E UM CHÁZINHO


Tito Mackay, Amélia Curado e eu...a fotógrafa de serviço.

NelaCurado

QUE SIRVA DE EXEMPLO!


PRECISAMOS DE CONVIVER COM A RIVALIDADE

Eis uma história que nem todos conhecem ...

Refere-se a dois dos três tenores que encantaram o mundo, cantando juntos

Mesmo quem nunca visitou a Espanha, conhece a rivalidade existente entre ...catalães e madrilenos dado que os catalães lutam pela autonomia, numa Espanha dominada por Madrid.
Pois bem ...

Plácido Domingo é madrileno.
José Carreras é catalão.

Devido a questões políticas, em 1984, Carreras e Domingo, tornaram-se inimigos.
Sempre muito solicitados em todo o mundo, ambos faziam questão de exigir nos seus contratos, que só atuariam em determinado espetáculo se o adversário não fosse convidado.

Em 1987, apareceu a Carreras um inimigo muito mais implacável que o seu rival, Plácido Domingo:
Foi surpreendido por um diagnóstico terrível: leucemia.
A sua luta contra o câncer foi muito difícil, tendo-se submetido a diversos tratamentos, a um transplante de medula óssea, além de uma mudança de sangue, que o obrigava a viajar mensalmente até aos Estados Unidos.
Nestas circunstâncias, não podia trabalhar e apesar de ser dono de uma fortuna razoável, os elevadíssimos custos das viagens e dos tratamentos, dilapidaram as suas finanças.
Quando não tinha mais condições financeiras, teve conhecimento da existência de uma fundação em Madrid, cuja finalidade era apoiar o tratamento de doentes com leucemia.
Graças ao apoio da fundação "Formosa", Carreras venceu a doença e voltou a cantar.
Voltou a receber os altos cachês que merecia, e resolveu associar-se à fundação.

Foi ao ler os seus estatutos, que descobriu que o seu fundador, maior colaborador e presidente da fundação, era Plácido Domingo. Depressa soube que Domingo tinha criado a fundação para ajudá-lo e que se tinha mantido no anonimato para que ele não se sentisse humilhado ao aceitar o auxílio do seu "inimigo”.
Mas... O mais comovente foi o encontro de ambos.

Surpreendendo Plácido Domingo num dos seus concertos em Madrid, Carreras interrompeu a atuação deste, subindo ao palco e humildemente, ajoelhou-se a seus pés, pediu-lhe desculpas e agradeceu-lhe publicamente.
Plácido ajudou-o a levantar-se e com um forte abraço, selaram o início de uma grande e bela amizade.

Mais tarde, uma jornalista perguntou a Plácido Domingo, porque criara a fundação "Formosa", num gesto que além de ajudar um "inimigo", ajudava também o único artista que poderia fazer-lhe concorrência.
A sua resposta foi curta e definitiva:
“-Porque uma voz como aquela não poderia perder-se."

Esta é uma história real da nobreza humana e deveria servir-nos de inspiração e exemplo.

FIM

Etiquetas:

DOM ANDRÉ VILLAS-BOAS

Bisneto do 1º Visconde de Guilhomil

domingo, 22 de maio de 2011

MUSEU "RECORDATÓRIO DA RAINHA SANTA ISABEL"












" O Recordatório", inaugurado no dia 28 de Abril de 2011 foi iniciativa da Junta de Freguesia de Santa Clara, funcionando no edificio da antiga escola primária, situada junto ao Portugal dos Pequenitos.

O acervo é constituido pela colecção doada por ALFREDO RODRIGUES BASTOS

Cartazes, fotografias, estátuas, estatuetas, medalhas, posters, artesanato, pequenas orações, livros, reco rtes de jornais e pinturas da padroeira da autoria de Mário Silva,Vasco Berardo e Pedro Olayo, entre outros.
A peça mais antiga é um livro do séc.XVI-II.
A Junta adquiriu algumas peças,entre elas uma estátua da Rainha Santa,concebida a partir de uma só pedra.
No espaço da antiga escola primária do Rossio, vai funcionar também um posto de turismo, uma galeria de arte, uma sala de convivio para idosos e um bar, podendo ser adquirido artesanato e doçaria conventual."
No dia da inauguração como as fotografias também mostram já decorria na galeria de arte uma exposição intitulada Surrealismo Portugês e sSurrealismo Vietenamita dos artistas plásticos Santiago Ribeiro e Vu Huyen Thuong.

Referer.org