<

sexta-feira, 30 de abril de 2010

UM MOINHO ...

Vista parcial do moinho ...



Forno do pão ...

Cascata ...


Rodízio. Como se verifica as palhetas fazem parte da reconstrução ..


Gira...gira ...
Um amigo do nosso Bairro, por mensagem, pediu-me se eu públicava algumas fotos do moinho do Salgueiro do Campo. Trata -se do moinho da familia Brás, grande defensora da preservação dos moinhos de Portugal. Uma atitude muito louvável destes amigos. Tenho muitas fotos e ,dessas, algumas disponibilizo a todos. Não da parte habitável do moinho, uma vez que para tal teria que falar com os familiares. Naturalmente o meu respeito pela privacidade. Mas da parte externa- que tem um belo enquadramento - aqui vão pedaços de uma memória remota. Em homenagem a quem ali tanto labutou.
Quito Pereira

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Carlos Marques Canelas - 64 ANOS



Carlos Marques Canelas

29 de ABRIL

1946



64 Anos.
O Blog do Cavalinho Selvagem,
deseja-lhe muitos parabéns,
muitas felicidades
e muitos anos de vida.

Etiquetas: ,

MORREU UM MOLEIRO

Na modesta colaboração que vou pretendendo dar ao “Cavalinho Selvagem”, não era minha intenção escrever hoje para os amigos do meu bairro. Durante a semana, em jeito de brincadeira, pretendi continuar a estreitar laços de amizade com aqueles que vivem para lá da fronteira. No caso, recordar aqui o nosso amigo Falcão, e aquela magnifica tarde passada junto à Catedral de Estrasburgo. Mas, neste momento, o meu entusiasmo desvaneceu-se. Fui confrontado com o falecimento de um amigo cá da aldeia. Tenho a consciência de que, para muitos, este triste facto está completamente desfasado daquela que será a filosofia de um blogue de bairro. Porém, olhando o passado, percebo que por vezes - e até com duvidoso gosto – foram desfilando aos olhos de todos nós, assuntos que nada tinham a ver com o Bairro onde criámos raízes. E é por isso que hoje – dia 29 de Abril de 2O1O – o Salgueiro do Campo viu falecer, com provecta idade, um dos seus generosos filhos. Chamava-se José Martinho Brás e, durante muitos anos, exerceu nesta pacata aldeia a profissão de moleiro. Do passado, ficam as memórias de uma existência agreste, de sacrifícios incontáveis ao lado da “Ti Albertina”, sua dedicada companheira de uma vida, que com ele dividia a azáfama e a labuta do moinho. Foi ali, junto á “Ribeira do Tripeiro”, naquele lugar idílico, que moeram o trigo com que alimentaram a esperança de melhores dias e encaminharam os filhos – os amigos Emília Brás e António Brás - para a escola e liceu naqueles sofridos tempos de outrora. Nesta época em que vivemos, onde na arena e no clamor das grandes cidades, o Homem, enquanto ser humano, se vê todos os dias confrontado e triturado pelo rolo compressor e impiedoso da luta pela sobrevivência, há ainda Lugares de límpida lucidez, onde nos conseguimos refugiar na serena pacatez do espírito. E é por isso que, neste momento, dedilhando o teclado do meu computador, presto homenagem a um amigo que partiu. O seu nome, não virá, por certo, nas parangonas dos jornais. Mas merecia. Terá ao seu redor a família que o acompanhou, com desvelo, até ao derradeiro dia da sua vida. O moinho, esse, lá está. Bem conservado por uns filhos que souberam honrar a dedicação dos pais. E amanhã, quando o sino da igreja “dobrar sinais”, descerá à sepultura mais um filho desta terra. Morreu um homem honrado. Morreu um moleiro.
Que esteja em paz.
Quito Pereira

TIRO O MEU CHAPÉU....


AO meu amigo e artista TONITO DIAS pela foto deste vosso "Castelão"
AO BOBBYZÉ:

FAPA
Nome Associação: FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES PORTUGUESAS DE ALSÁCIA Morada: 6, ROUTE D'INGERSHEIM // 68000 COLMAR Telefone: (0033) 389 242 183 Fax: (0033) 389 242 183 Área Consular: ESTRASBURGO País: FRANÇA


ULTIMA NOTICIA: O Bobbyzé acaba de ser nomeado Secretário Geral da FAPA (Federação das Associações Portuguesas da Alsácia)!Está agora empenhado na realização das "Jornadas de Descoberta de Portugal em Colmar" que terão lugar em Colmar de 13 a 16 de Maio e cujo tema será "Artesanato e Gastronomia da cidade de CORUCHE".O certame contará com a presença do Cônsul Geral de Portugal em Estrasburgo, dos Presidentes das Câmaras Municipais de Coruche e de Colmar Já viram o que a ROTA DE COLMAR originou?
Como estava previsto, apresentei esta manha à TV e aos jornais da Alsácia, o nosso 7° Salon de la Guitare, que terá lugar em Colmar de 4 a 6 de Junho. Abrirá com o Grupo "GUITARRAS DE COIMBRA" na sexta 4/6, no sábado teremos uma guitarrista virtuosa VALERIE DUCHATEAU com um programa denominado "De BACH até HENDRIX" e no domingo Um Tributo ao JIMI HENDRIX com um Trio interpretando os seus maiores êxitos a que não faltará o famoso "HEY!JOE"!!!Uma das jornalistas (bonitona) chegou a acrescentar "Que bom seria eu ter um fulano que me fizesse uma serenata debaixo da minha janela"!!!!Belos tempos, belos tempos!!!! Antes de me deitar, queria aqui deixar um beijinho muito especial à nossa querida LEKAS!!! AO PEDRO MARTINS E FERNANDA MARTINS que encontramos em Penela no Restaurante Don Sesnando
Á LEKAS com um beijinho para que tudo tenha corrido bem e um abraço ao MANEL!



Selecção de Baladas - Intérprete: Rui Pato

NelaToby Vídeos de Música do MySpace
AO RUI PATO POR ESTA RARIDADE!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

MARIO OLIVEIRA - Faz Hoje 65 Anos




Mario Oliveira

28 de ABRIL

1945


65 Anos.
O Blog do Cavalinho Selvagem,
deseja-lhe muitos parabéns,
muitas felicidades
e muitos anos de vida.

Etiquetas: ,

A CHAVE DO CONCURSO

O Juri, altamente pressionado para dar a resposta deste concurso, esteve reunido toda a noite. Assim, ainda em roupão, de cabelo desgrenhado, a barba por fazer, e a bocejar, dá conhecer quem é a figura-mistério: O CARLOS FALCÃO !!!
È declarado o GRANDE VENCEDOR o Senhor D`ABRANCHES LEITÃO, Governador de Nova York, e que tem um cão de raça Malamute de fazer parar o trânsito na 47ª Avenida, tal a corpulência do animal.
Assim, o Senhor d´Abranches Leitão pode começar a fazer as malas para COLMAR. Boas férias.
O BobbyZé pode começar a puxar pelos cordões à bolsa...
O JURI
Q. Pereira

ANTEVISÃO DE 4 DE JUNHO EM COLMAR!

Bobbyzé disse...
Vocês no farrobodo e eu, em vesperas duma conferência de imprensa amanha face à TV e aos médias locais para anunciar a participaçao do Grupo de Fados de Coimbra "GUITARRAS DE COIMBRA"!!!Como sabem, trago cà esse famoso grupo para abrirem o 7° SALON DE LA GUITARE, na sexta 4 de JUNHO

terça-feira, 27 de abril de 2010

AQUI ESTÁ...ENCONTREI-O !!!!!



NelaCurado

CASA DAS MARÉS


A Casa das Marés,no Baleal,acolheu-nos durante estes dias. Foi uma estadia agradável,num simpático "turismo de habitação".
É uma zona do país muito bonita e com paisagens maravilhosas.Tem uma boa relação qualidade/preço,servindo um pequeno almoço bom e diversificado.
Aproveitámos para uma visita ao Cabo Carvoeiro e jantar no espectacular Restaurante "Nau dos Corvos".
No domingo,25 de Abril,fizemos a nossa comemoração:conseguimos fazer uma refeição na pequenina casa da aniversariante em que esta se deu ao trabalho de confeccionar o bolo.
Foram dias agradáveis e a repetir.
Aqui ficam,embora de forma desordenada,algumas fotografias









RUI LUCAS

I GOT A FELLING - VERSÃO PRAIA DA NAZARÉ

CONCURSO - MISTÉRIO


A pergunta é simples: Quem será este jovem "Cavalinho", que serve de inspiração ao artista numa Praça de Estrasburgo? O feliz concorrente que acertar, tem direito a 5 dias de estadia no Hotel "Colbert" em Colmar, em regime de dormida e pequeno almoço. A viagem fica a cargo da Agência de Viagens e Turismo do BobbyZé, reconhecida pelos seus magníficos serviços e cujo slogan publicitário é : " NESTAS ANDANÇAS VOCÊ ATÉ SE ESQUECE DO MINISTRO DAS FINANÇAS..."
Concorra já, que os cupões para se habilitarem ao concurso estão a acabar ...
Quito Pereira

Efemerides - 27 de Abril

DESCRIÇÃO Foi posto à venda o rato de computador; Benito Mussolini foi capturado por guerrilheiros anti-fascistas; Beethoven compõe "Para Elisa". Nasceram Samuel Morse, Fernão de Magalhães, Anouk Aimé, Ari Vatanen. Sandie Shaw e "Puppet on a string".

Etiquetas:

CURIOSIDADES! COINCIDÊNCIA?

Em 2007 no Fundão no 8º Encontro-a-Fundasão - Restaurante Alambique!

Em 2010 na Rota de Colmar!
Será que tem três anos?
Dá para pensar!!!!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO




A primavera e um dos edificios mais mediaticos de New York...o Flatiron Building!!!!
Manhattan-NY

Abraço
Jose Leitao

PÔR-DO-SOL NY





Ola!
Já agora....os finais de tarde, ditos "por-do-sol"em Manhattan-NY...do outro lado do Hudson River...New Jersey!!!

Jotta Leitão

RESCALDOS DA REVOLUÇÃO

NÓS... o CRAVO!


ELES...a ROSA DE PORCELANA


MERECIAM PAZ E PROSPERIDADE



NelaCurado

GENTE FELIZ COM LÁGRIMAS

Sozinho, vou percorrendo ao volante do meu carro, os cerca de cento e quarenta quilómetros que separam as Grutas de Santo António, em Mira de Aire, da cidade de Castelo Branco. Venho absorto, guiando quase maquinalmente, afundado nos meus pensamentos. Para trás, deixei um grupo de camaradas de armas que não se viam há cerca de quarenta anos. Alguns, até há mais. Os “Gatos Pretos”, eram uma Companhia de rendição individual. Não formaram batalhão em Portugal, daí, que os militares daquela Unidade foram entrando e saindo de Canjadude, consoante começavam e terminavam as suas missões. Espaçados por mais de uma década, não poderia haver, talvez, a ligação umbilical de pertencer, de raiz, a um Batalhão. Para terem uma ideia mais concreta, basta dizer que enquando alguns já por lá comiam o pão que o diabo amassou, ainda eu andava de livros debaixo do braço a correr para o antigo liceu D. João III. Sempre pertenci a outra família militar – a companhia de Cavalaria 3 4O6 – que, vai para mais de trinta anos, se junta para confraternizar. Há muito que deixámos de falar de guerra. Falamos agora das nossas expectativas, da preocupação com o futuro dos filhos e alguns, embevecidos, das traquinices dos netos. Mas, ontem, foi diferente. Depois de uma desconfiança inicial - em que, de dedo em riste, perguntavam uns aos outros “..tu és o …? ” – a cafeteira das emoções começou a levantar fervura. Porque a esmagadora maioria deles – o meu caso era esporádico – nunca conheceram outra Companhia que não fosse “Os Gatos Pretos”. Neste caso, “Gatos Brancos”, se olharmos as cabeleiras da maioria daqueles amigos. Sinal da marcha impiedosa do Tempo, e das agruras estampadas no rosto de muitos deles e de cada um. Depois vinham os abraços, e uma necessidade absoluta de falar de guerra. Foram quarenta anos de silêncios e aquele era o momento emocionante de falarem uns com os outros daquela época nebulosa das suas vidas. De fazerem a sua catarse colectiva. De exorcizar os demónios que ainda lhes atormentam o espírito tantas décadas depois. “ ...Óh Pereira, lembraste quando eu e o Melgueira estávamos a pescar e começou um enorme barulho e ele disse que eram trovões e afinal eram morteiradas? ”. Felizmente, eu não me lembrava.”…Óh Pereira, lembras-te quando uma cobra entrou no abrigo, de cabeça no ar, enfurecida, para nos atacar? ”. Felizmente, eu também não me lembrava. “Óh Pereira, lembras-te quando estavas a gravar uma cassete para os teus pais com a tua vóz e rebentou um ataque e tu te atiraste para debaixo da cama?”. Desgraçadamente, dessa, eu já me lembrava. E foi assim por toda a tarde. Tinham tanta “fome” de falar, que por vezes abandonavam as mesas e os pratos não eram servidos, pois alguns deles, nem se lembravam dessa pequena particularidade que era um bem elaborado almoço. E foi assim, que ao declinar da tarde, me despedi do grupo que ainda lá ficou. Ao volante do carro, pensei em Vos transmitir o que foi aquele dia. Quis um título para o texto. Algo que sintetizasse aquelas horas. Aquele carrocel de emoções que esteve parado quarenta anos e que agora começa a vencer a inércia. Porque já me apercebi, que a festa vai continuar. Mas, naquele dia, deambulando entre as mesas, vi risos, abraços e gargalhadas. E, também, algumas lágrimas furtivas. Um amigo de Sines disse-me, com os olhos a brilhar, que estava a viver um sonho. Lembrei-me então do escritor João de Melo, e do seu livro públicado nos fins da década de oitenta “Gente feliz com lágrimas”. Pedi-lhe o título emprestado, para enfeitar este meu monólogo, que partilho agora com alguns de Vós. Foi, de facto, um dia importante e inesquecível, vivido no seio de gente feliz. Sim, de gente feliz. De gente feliz com lágrimas.
Quito Pereira

domingo, 25 de abril de 2010

Fernando Beja Lopes - Faz Hoje 64 Anos


FERNANDO BEJA LOPES

25 de ABRIL

1946



64 Anos.
O Blog do Cavalinho Selvagem,
deseja-lhe muitos parabéns,
muitas felicidades
e muitos anos de vida.

Etiquetas: ,

25 ABRIL 2010

FEIRA DO QUEIJO RABAÇAL


AlMOÇO








Mais uma jornada de luta concluída.
Um Abraço.
Tonito.




ONDE ESTAVAS NO 25 DE ABRIL?


Em Oeiras, casada com um alferes miliciano, grudado ao exército por três longos anos, no seu exercício de professor de electromecânica na Escola de Infantaria de Paço de Arcos (71/74).
Os anos correram plácidos e sem sobressaltos, até aquele alvorecer...
Mãe de uma menina e dona de casa por imposição dos tempos e das necessidades, deixava os meses passar sem precipitação ou agonia.
Como na maioria da classe média da época, o dinheiro não abundava. Porém, era suficiente para a satisfação das necessidades do dia a dia.
Casa alugada, carro em segunda mão, adquirido fazia bem pouco tempo, nenhumas dívidas e alto controle.
O nosso "Banco"... a mesinha de cabeçeira, onde religiosamente era depositada a quantia mensal de um "part time" do Vasco, após retirado o dinheiro para as despesas habituais.
Quatro envelopes, com quatro quantias iguais para as quatro semanas do mês que se avizinhava, eram abertos, sempre, com parcimónia.
Nada de luxos nem grandes aventuras, mas tempos muito felizes e de grandes e sinceras amizades.
Criámos um "clã" de amigos que sei... perdudará até à eternidade.
Raro o fim de semana que não se fizesse uma reunião numa das várias casas, com o acompanhamento do respectivo "farnel", claro!!!
Enquanto a pequenada brincava, comíamos, bebíamos, trocávamos ideias e sonhávamos alto.
Uma vida "muito rica", sem consumismo e sem desejos loucos de posse.

Foi em paz e pensando "noutros", que recebi com muito entusiasmo, o que pensei ser... "uma luz fulgurante de uma nova alvorada".

NelaCurado

UF! QUE SOFRIMENTO!!!- LIVRES!!!!!


Acabou o suspense da "manutenção na Liga Sagres!!!!!!!!
Boa vitoria em Leixões!!!

25 DE ABRIL DE 1974

Etiquetas: ,

25 DE ABRIL SEMPRE

E foi assim que tudo começou, até hoje já lá vão 36 anos


Etiquetas: ,

sábado, 24 de abril de 2010

EFEMÉRIDES



A 24 de Abril nasceu Jean Paul Gaultier e como nem só de trabalho vive o homem e as "cigarras " ajudam a embelezar a vida, aqui vai a minha homenagem para o autor de um delicioso perfume.

NelaCurado

GRANDES ARMAZÉNS DO CHIADO - COIMBRA


EDIFÍCIO CHIADO RECUA HOJE UM SÉCULO.
O LIMIAR DA REVOLUÇÃO REPUBLICANA DE 1910 É HOJE RECRIADA NA " REINAUGURAÇÃO" DOS GRANDES ARMAZÉNS
Para assinalar os 100 anos do Edifício Chiado, que actaualmente alberga um pólo do museu municipal, a Câmara de Coimbra organizou um conjunto de eventos que hoje farão retornar a Baixa ao limiar da revolução republicana de 1910.
- Ao final da tarde, a cerimónia de inauguração dos Grandes Armazéns do Chiado, será antecedida por um pequeno concerto de filarmónica, não a da altura, dos órfãos, mas a mais antiga do concelho, a de Taveiro, que intrepretará dois temas da época!
Fonte: diário de Coimbra

Efemerides - 24 de Abril

DESCRIÇÃO Em 1990 foi lançado Telescópio Espacial Hubble. A 24 de Abril o exército grego entrou em Tróia. Em 1915 começou o genocídio da Arménia. A 24 de Abril de 1974 Otelo Saraiva de Carvalho e um grupo de oficiais do MFA instalaram o seu Posto de Comando no Regimento da Pontinha. Em 2005 Ratzinger subiu ao trono papal com o nome de Bento XVI. Nascimentos: Barbra Streisand, Jean-Paul Gaultier. Em 1970 morreu Cassiano Branco. Em 1982 as Doce cantaram Bem Bom" no festival eurovisão da Canção.

Etiquetas:

sexta-feira, 23 de abril de 2010

TULIPAS

Foto de Casamento.
Um Abraço.
Tonito.

Referer.org