<

domingo, 31 de janeiro de 2010

“Foi Linda a Festa, PÁ” !


Seria uma lacuna imperdoável e uma falta de cortesia, não registar neste Espaço, o dia fabuloso que a Organização do Abílio nos proporcionou para recordarmos o GRECO_KAMUK.

Nunca pensei que fosse tão concorrido! Em termos de serviço e de animação foi de 5 estrelas, tivemos sorte com o tempo e confirma-se uma vez mais, de que todos nós estamos sempre bem quando nos juntamos por muitas diferenças que existam à distância! Mal nos juntamos os afectos e o espírito de humor, o respeito por todos nós, neutralizam todas as clivagens, é um facto incontestável!

Há muitas fotos, o Leitão teve o carinho e a paciência de as tirar, Obrigada muito sincero para ele!

“Foi Linda a Festa, PÁ” !

Isabel Melga

Etiquetas: ,

Estas vieram do bau do Apache Fernando Beja

Circuito de Vila Real, ano de 1969
Já na altura o bichinho dos carros atacava este pessoal todo. Numa fuga de Coimbra para acampar e ver o Circuito de Vila Real em 2 dias.
Higiene matinal numa pia dos bois, num terreno circundante ao Circuito.

Como as fotografias ilustram, ca estavam os meninos, Dadinho Almeida, Fernando Beja, To Teixeira, Carlos Pires e Alvaro Ferreira.
Parece que so havia uma toalha que o Dadinho tinha levado.
Do Bau do F.Beja

Etiquetas: , ,

" Morre lentamente quem" ....

Lindo e acertado poema... para ler e tentar pôr em prática!!!

Disse o grande Pablo Neruda: " Morre lentamente quem" ....

"Morre lentamente quem não viaja,

Quem não lê,

Quem não ouve música,
Quem destrói o seu amor-próprio,
Quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente quem se transforma escravo do hábito,
Repetindo todos os dias o mesmo trajecto,
Quem não muda as marcas no supermercado,
não arrisca vestir uma cor nova,
não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente quem evita uma paixão,
Quem prefere O "preto no branco"
E os "pontos nos is" a um turbilhão de emoções indomáveis,
Justamente as que resgatam brilho nos olhos,
Sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho,
Quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho,
Quem não se permite,
Uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva
incessante,
Desistindo de um projecto antes de iniciá-lo,
não perguntando sobre um assunto que desconhece
E não respondendo quando lhe indagam o que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves,
Recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior do que o
Simples acto de respirar.
Estejamos vivos, então!»

*Pablo Neruda*

Etiquetas: ,

AGORA com outras poses.....

BAILE NO CENTRO
Todos vaidosos e engravatados. Uma particularidade que não ficava muito bem aos Apaches, mas teve de ser....
Ca estavam o Alvaro Ferreira, Carlos Pires Toze, Almeida( Fiscal) e Fernando Beja

Do Bau do F. Beja

Etiquetas: , ,

Benvindos ao Paraiso


Etiquetas: ,

AGRADECIMENTO

Para todos Vós , com profundo carinho um abraço de agradecimento pelas Vossas
lindas palavras .


Do Vosso Querido Amigo L A U

Etiquetas:

O Quadro da Guernica em 3D - está fantástico

*Clica no link abaixo para ver a infografia digital de Lena Gieseke do célebre painel de Pablo Picasso em 3D (c/Som) *

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html

Toda a gente conhece a Guernica, um painel pintado a óleo com 782 x 351cm, que Pablo Picasso apresentou em 1937 na Exposição Internacional de Paris.
A tela, a preto e branco, representa o bombardeamento sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de Abril de 1937 por aviões alemães e actualmente está exposta no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.
O pintor, que morava em Paris na altura, soube do massacre pelos jornais e pintou as pessoas, animais e edifícios destruídos pela força aérea nazi tal como os viu na sua imaginação.
Agora uma artista nova-iorquina, Lena Gieseke, que domina as mais modernas técnicas de infografia digital, decidiu propor uma versão 3D da célebre obra e colocá-la na net sobre a forma de um vídeo (ver relacionados no final do texto).
O resultado é fascinante e permite-nos visualizar detalhes que de outro modo nos passariam despercebidos.
Esta técnica inovadora revela-se um instrumento poderoso para compreender melhor a forma de trabalhar do pintor e até o modo como funcionava a sua imaginação.

Etiquetas: ,

Reconhecimento na Suecia a um dos Cavalinhos

Efemerides - 31 de Janeiro


DESCRIÇÃO O dia, em 1891, da primeira revolta republicana em Portugal. Neste dia, mas em 1542, o espanhol Alvar Nunez Cabeza de Vaca chegou às Cataratas do Iguaçu, na actual fronteira entre o Brasil e a Argentina. Em 1946, a Jugoslávia, com Tito como líder, adoptou uma nova constituição. Nasceram cardeal D. Henrique, Franz Schubert, Philip Glass, Justin Timberlake, Bruno Nogueira. Morreu Fernando Namora. Os Blondie de Debbie Harry chegaram ao nº 1 do top com este The Tide is High.

Etiquetas:

Mas as Escutas continuam...



Isto vai dando.
Agora assustaram os arbitros e ca esta o resultado na Madeira.
Não se marca penalti contra o Porto, mas expulsa-se o jogador do Nacional e marca-se penalty.E assim se torna facil o que era dificil.
Vale a peena continuar a refilar.
Grande Ze do Bone foste mesmo mestre.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Mais Tropa Feminina


Pois eu e a minha Mana bem como a minha primalhada toda, tínhamos um medo terrível da D. Adozinda que era da 3 e 4 classes que só por as lousas irem feias ou mancharem os cadernos dava reguadas que até faiscavam. E quem tinha algum erro era com a cana nas pernas ou na cabeça!!! Depois outra fera era a tal D. Hermínia, directora feia, solteirona bigode, atarracada sem pescoço, e a irmã menos boçal, mas ainda mais tirana do que esta e lá estávamos entregues a estes bichos…no dito Colégio Alexandre Herculano. E os nossos Pais confiavam que sairíamos de lá tão impecáveis como num bom colégio da Suiça! Na verdade aprender aprendíamos e éramos direitinhas como um fuso, mas sentia-me tão amordaçada e infeliz! Tão angustiada às segundas-feiras! O elitismo que se cultivava entre as meninas ditas de "limoges" e as de louça de Coimbra, traumatizou-me, complexou-me por muitos anos apesar de sermos boas alunas e muito "escuteiras". A D. Elvira ainda era a mais humana e parrana o que amenizava o ambiente! E lembram-se em Maio lá havia a Festa no Teatro Avenida íamos todas num carrão inglês muito contentes por pisarmos um Palco, que grande acontecimento, mas até aí não eram as mais dotadas que seleccionavam para estrelas principais. Eram as tais "limoges" que coitadinhas algumas pareciam umas trouxas! Enfim, cultivámos amizades e havia unidade entre as que se sentiam injustiçadas e como almoçávamos lá mais convivíamos. Ia uma empregada levar-nos num cestinho e eu desesperada para sair!!! Que suplício! Mas ainda hoje me dou muito bem com algumas colegas dessa época. Num certo dia, a minha Mãe que estudou lá também e conhecia o ambiente, tomou a decisão histórica de convencer o meu Pai a meter-nos no Liceu Infanta D. Maria. Que alívio embora também tivesse “feras” e uma disciplina hitleriana, mas sempre éramos mais e as discrepâncias elitistas esbatiam-se no meio de tanta cachopa!
Agora confesso-vos uma coisa, tive boas e competentes professoras e os seus ensinamentos ainda hoje perduram, mas muitas das ideias castrantes e das injustiças que nos faziam, foram muito negativas para muitas meninas! Eu por exemplo, tive a sorte de ser forte de espírito e de possuir muita alegria interior, ultrapassei os complexos e as injustiças, também ajudada pelo carinho que tinha em casa. Mas atenção… hoje em dia já não se admitem erros desta natureza e com a agravante de muitas das crianças não terem à sua espera quando chegam a casa, uma Avó ou uma Mamã ou manos mais velhos para desabafarem ou pedirem carinhos!

Isabel Melga num comentario antigo

Etiquetas: ,

Tropa Feminina


O Colégio Alexandre Herculano, de altos muros que só de olhar compungia o coração. Portão enorme de ferro que mal se entrava, fechava estrondosamente, qual prisão.
Como OFICIAIS, os professores. Os CABOS, pessoal menor que permanentemente nos perseguia tentando "meter na ordem". E duas "Generalas", a quem nunca vi um único sorriso...
Apesar deste ambiente soturno, as alunas, qual passarinhos em gaiola, inventavam mil e uma coisas para fugir à tristeza do local.
Na nossa sala havia uma equipa soberba.
Tinhamos um professor de Geografia que era o único homem do colégio,além do jardineiro. Sofria a valer, pois sempre que entrava na sala, a a primeira coisa que fazia era apagar o quadro, cheiinho de poemas de amôr e coraçõezinhos com setas.De seguida sentava-se e iniciava a matéria como nada se tivesse passado.
A aula de Inglês (a tal dos homens nús), leccionada, ainda me recordo, por uma senhora de ar circunspecto, magrinha, estilo inglês, sempre com fato cinzento e sapato abotinado.
Passava a hora voltada para o quadro, falando e escrevinhando, suponho que para não nos encarar...
Aviõezinhos de papel, feitos por nós, sobrevoavam a sala em direcção ao quadro, fazendo voos rasantes à professora, que de quando em quando se voltava repentinamente, mas o que via era apenas um côro angelical, em silêncio profundo, digno de qualquer igreja.
Era assim o nosso dia a dia na caça à RAPOSA, estudando pouco e brincando muito.
Tal como na tropa,havia soldados, cabos, generais, aviões e até... imaginem!....Alguns "chumbos" no final do ano, naturalmente...
Nela Curado
Ex aluna do Colégio Alexandre Herculano

Etiquetas: ,

Efemerides - 30 de Janeiro


DESCRIÇÃO Dia do Domingo Sangrento, em 1972. Neste dia, em 1948, Mahatma Gandhi foi assassinado. Em 1969, os Beatles apresentaram-se pela última vez ao vivo antes de se separarem. Nasceram Olof Palme, Vanessa Redgrave, Phill Collins, Felipe de Bourbon. Neste dia, em 1971, foi lançado Me and Bobby McGee na versão de Janis Joplin. A cantora tinha morrido poucos meses antes.

Etiquetas:

Almoço do Greco

Realiza-se hoje o almoço dos antigos elementos do Greco. Um clube de baile dos anos 60 e que teve sede na Rua Pedro Alvares Cabral.
A maioria dos seus elementos eram cavalinhos, moradores no Bairro Marechal Carmona e que têm participado nos Grandes Encontros de Gerações superiormente apadrinhados pelo Fernando Rafael.
Mais um motivo e mais uma oportunidade para confraternizarem.
Este almoço realiza-se num restaurante da Mealhada com um razoavel numero de presenças.

Etiquetas: ,

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Efemerides - 29 de Janeiro


DESCRIÇÃO Neste dia, em 1886, Karl Benz registou a patente do primeiro automóvel movido a gasolina. Em 1945 foi fundado o jornal A Bola. Em 1845, o poema "O Corvo", de Edgar Allan Poe, foi publicado pela primeira vez. Em 2002 George W. Bush cunhou a expressão 'eixo do mal' para referir os países que patrocinam o terrorismo internacional. Nasceram Anton Chekov, Oprah Winfrey, Michelle Brito e Simon Vucekic. Em 1983, a banda australiana Men at work conseguiu chegar ao nº 1 do top inglês com este Down U

Etiquetas:

DORA R. VIANA - Faz 40 Anos

DORA RODRIGUES VIANA


29 de JANEIRO
1970





40 Anos
O Blog do Cavalinho Selvagem,
deseja-lhe muitos parabéns, muitas felicidades e muitos anos de vida.

Etiquetas: ,

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Recordações Académicas

Aqui está o Estádio Municipal de Coimbra,com mais uma gira perspectiva do passado.
Neste dia houve uma festa em que a AAC fez desfilar os seus atletas(se repararem na foto e ampliarem)vêm que é a secção de natação onde se destaca o nosso orientador Oriel de Oliveira com o estandarte nas mãos.Vê-se tambem 2
meninos que têm uma cruz em cima da cabeça que são os vossos amigos Fernando e Carlos.Mais tarde o Fernando já na faculdade foi
dirigente da secção de natação da AAC,tempos que já lá vão com muita saudade.


Para provar que tambem fui atleta da AAC aqui vai o meu cartão filiado de nadador do melhor clube do mundo,
A NOSSA BRIOSA

Carlos Freire






Etiquetas: ,

CASA DOS POBRES DE COIMBRA

Novas instalações da Casa dos Pobres de Coimbra a inaugurar em breve em S. Martinho
A propósito do belo artigo do Quito “ XAILES NEGROS, NEGROS LENÇOS” e reproduzindo o comentário da Celeste Maria, e a propósito do almoço nesta Instituição que nos deu muito prazer, ficam aqui alguns dados sobra a CASA DOS POBRES DE COIMBRA, recolhidos no seu blog casadospobresdecoimbra.blogspot.com, bem como uma foto da nossa presença desse almoço.
Celeste Maria disse
"Mais um pedaço de vidas, vividas lentamente,com sabedoria que nos ultrapassa!Hoje fomos almoçar à "Casa dos Pobres"da nossa cidade.Um almoço divinal!Um cozido à portuguesa absolutamente do "caseirinho"!E os comensais,muito aconchegados,quentinhos,comungando a refeição,a alegria,a ternura...Nem todos tiveram lugar,o espaço ainda não permitia mais.O próximo já será nas novas instalações,em São Martinho.Uma instituição a acarinhar,basta sermos sócios!Os pobres não estão só lá longe,também os há à nossa beira!!!
"

CASA DOS POBRES DE COIMBRA


Área de actuação : Acção Social para população idosa e carenciada

Serviços Prestados : Acolhimento de longa permanência em Lar, prestação de alimentação a população externa e prestação de géneros.

Público –Alvo : Idosos e carenciados.

Objectivo da Instituição : “ Contribuir para a Promoção da População, através do projecto de dar expressão ao dever de Solidariedade e de Justiça Social, entre os indivíduos.” ( Artº 2 )

Objectivo do nosso projecto : Dignificar a Pessoa Humana, proporcionando - lhes as respostas necessárias à satisfação das suas necessidades bem como um quotidiano com maior qualidade.

Na Praça do Comércio, onde ainda permanece a Casa dos Pobres, no almoço de solidariedade lá estivemos - Rui Pato, Rafael, Celeste Maria, Maria Teresa e Helena Morgado...num total de 64 convivas! Não havia espaço para mais.
Nota: estes almoços realizam-se com alguma frequência, sendo que este foi organizado pelo Clube de Comunicação Social da Imprensa de Coimbra .

Etiquetas:Casa dos Pobres de Coimbra -almoço

Etiquetas: ,

CAVALO SELVAGEM

Voltei ao "vício"....e claro que tinha de abrir a janela do Cavalo Selvagem!

Gostei de ver o "post" do Pedro Flaviano...com um belo poema de Natália Correia.

Mas....parece que andamos combinados...ou de "mãos dadas" como a Nela diz.

Coincidências!!!???

Não é que hoje de manhã, andando a rever pastas antigas no meu "disco externo"...onde guardo tudo o que escrevo e todas as fotos, etc ...deparo com uma foto CAVALO SELVAGEM....!!!!???

Grande paixão....pois tive um belo Lusitano, que viveu 19 anos! Se chamava Ano Novo...e que me deu imensas alegrias e belíssimos passeios.

Vejam a bela "estampa" de cavalo.

Abraços & Beijos

José Leitão

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

OXALIS PES-CAPRAE


Nome da ciência.
Azedas ou trevo, como lhe chama o POVO.
Eu estou muito AZEDO.
São 7 flores e um quarto.
Tonito.

CAVALO SELVAGEM


Teus poros exalam o fumo
Do lar dos deuses de onde vieste.
Rompante de espuma e de lume
És sol quadrúpede ou mar equestre?


Desfilando derramas o ouro
Do teu rio inacabável,
Desmedido relâmpago louro
De um deus equídeo possante e frágil.

Tudo existiu para que fosses
No contraluz desta madrugada
Mitológica proporção perfeita
Em purpúrea bruma recortada.

Pois que te é divino mister
Humanos olhos extasiar
A dúvida é só perceber
Se vieste do sol ou do mar.

Natália Correia

Pedro Flaviano

A "castanha"


A castanha


No século XVII, eram mesmo um dos produtos básicos da alimentação dos beirões e transmontanos, chegando, se necessário, a substituir o pão ou as batatas.

“Fruto dos frutos, o único que ao mesmo tempo alimenta e simboliza, cai dumas árvores altas, imensas, centenárias, que, puras como vestais, parecem encarnar a virgindade, da própria paisagem. Só em Novembro as agita a inquietação funda, dolorosa, que as faz lançar ao chão lágrimas que são ouriços. Abrindo-as, essas lágrimas eriçadas de espinhos deixam ver numa cama fofa a maravilha singular de que falo, tão desafectada que até o primeiro nome é doce e modesta – a castanha. Assada no S. Martinho, serve de lastro à prova do vinho novo. Cozida no Janeiro glacial, aquece as mãos e a boca dos pobres e dos ricos.”

Miguel Torga


in“Portugal”

ANTIGAS PROFISSÕES - O Sinaleiro e o Leiteiro

O SINALEIRO

Ainda se lembram do Julio Sinaleiro? Um dos mais elegantes de Coimbra, a arrumar o transito.
Em cima da peanha era um mestre, quer na Portagem , quer na Auto Industrial, quer na CGD.
Aqui perto, o Sinaleiro do Urinol ou Sinaleiro do Maia não tinha peanha, pois a primeira vez que la a puseram, levou um piparote de uma camioneta carregada de lenha que descia a Rua dos Combatentes.
Acharam por bem nunca mais la pôr uma peanha.

E a Leiteira ?

Na minha Rua ao principio era o Sr. Ze leiteirinho que levava a carroça puxada por um macho carregada de bilhas de leite.
Essas latas tinham um selo de chumbo que lhes era posto na Praça do Calhabe, onde se fazia a fiscalização. Mas so algumas...ehehehe.
Contam-se "estorias" mirabolantes das mistelas que se faziam...e vendiam.
Mais tarde era a Ti Maria ( coxa ) com a carroça da burra.
A tal burra que o Alexandre ( de Lamego) meteu pela porta do Samambaia , so para chatear o Vitor brasileiro.
Levou uma estalada da patroa ( esposa do sr. Vitor) por causa das cocegas. Ainda hoje lhe doi.

Etiquetas: ,


Sábado está no horizonte.
A passo lento inicio a viagem.
Esta me levará junto a meus amigos.

Sob sol intenso, aparece a tão desejada cidade.
Vejo os contornos da sua linda Torre.
Meu coração bate acelerado.

Imponho uma marcha mais rápida.
Desalentada, constato ser uma miragem.

Ainda faltam dois longos dias
E as saudades são tantas!

NelaCurado

As Escutas....para ver se é verdade.

Mas afinal o Pinto da Costa não se cala?

Apesar de ser verdade, não dá prova.
O homem que se cale. Já chega.

Etiquetas:

XAILES NEGROS, NEGROS LENÇOS

Cruzam-se comigo nas acanhadas ruas, o empedrado que lhes dificulta o andar, a bengala com que apoiam o seu desgastado passo de tanto terem navegado os dias. Pelos ombros, o xaile negro que lhes agasalha as costas dos rigores invernais. E também o lenço na cabeça, de onde sai um olhar vazio e umas farripas de cabelo cor de prata, que o percurso trilhado na vida já vai longo. E o luto. Do marido, filho, filha, irmão ou irmã que já partiram. Preto é a cor que lhes aconchega a alma. De negro se vestiram. De negro se vestirão. O resto da vida.
Para trás ficou uma caminhada de trabalhos. No amanho das terras, dos filhos que nasceram pela Graça De Deus, do cuidar dos animais no estábulo, das noites estreladas e frias, dobrada sobre a lareira mexendo o caldo, das mãos geladas nas manhãs sombrias, a lavar roupa no tanque público. E do corpo que há muito não pára de protestar de tanta canseira, os ossos moídos de tanto padecimento.
Um dia virá, em que as pernas dobrarão e os braços repousarão ao longo do corpo, quase inertes e incapazes da labuta diária. Um dia virá, em que os filhos, longe da fronteira ou na grande metrópole lisboeta, discutirão o que fazer da idosa. Um dia virá, em que irão decidir o futuro da mãe, que já se prevê breve. Um dia virá, que aquela mulher de xaile e lenço negros, repousará num banco de um qualquer lar, onde se antecipa a morte. Um dia virá, em que, saudosa dos filhos, os não verá chegar. É a Via Sacra de quem se apresta a largar as amarras da vida. Na bagagem vai um mundo de sabedoria antiquíssima, carimbada com a autenticidade da chancela do Tempo. E, serenamente, com o semblante sulcado pelas rugas que lhe certificam os dramas da existência, adormece serenamente e para sempre, no marasmo dos dias tristes. Os filhos, chamados à pressa, irão acompanhá-la à última morada. De preto se trajam, afinal a cor com que a mãe se vestiu décadas a fio. E de negro desce à terra. Com o rosto cansado, onde há muito se lhe tinha esmorecido o terno sorriso. E tal como o xaile e o lenço negros que a acompanharam uma vida, também o coração se despede de negro. Negro de sofrimento. Negro de solidão.
Quito Pereira

Efemerides - 27 de Janeiro


DESCRIÇÃO O dia em que em 1945 o exército soviético libertou o campo de extermínio de Auschwitz, na Polónia. Neste dia, em 1926, o inventor escocês John Baird fez a primeira demonstração pública de um sistema de televisão. Em 1968, foi lançado este 'Sitting on the dock of the bay'. O tema tinha sido gravado por Otis Redding três dias antes da sua morte, num acidente de aviação.

Etiquetas:

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Gonçalo Pereira - FAZ HOJE 33 ANOS

Gonçalo Pereira

(FILHO DO QUITO)

26/01/1977



33 ANOS
O Blog do Cavalinho Selvagem,
deseja-lhe muitos parabéns,
muitas felicidades e muitos anos de vida.



Etiquetas: ,

A Grande Cultura Apache

Etiquetas:

2OO MILHÕES DE DÓLARES


200 milhões de dólares(140 milhões de euros) é o encargo do Estado Português,a satisfazer até Março,ao abrigo de um empréstimo do FMI ao Estado Angolano.
Esta notícia surge como uma bomba!
Há poucos dias,o próprio FMI criticava as nossas Finanças e o elevado peso do endividamento externo.
Por essa altura,era notícia de jornal e de televisão da ponte aérea entre Luanda e Lisboa,para fazer compras de luxo!
A Dra.Isabel dos Santos,financiada pela Caixa Geral de Depósitos,tomava um peso de "referência" nas grandes empresas portuguesas.
Dizia-se que os angolanos(elites presidenciais) iriam tomar conta do nosso País.
Neste momento,em que o debate e as negociações para a aprovação do Orçamento Geral do Estado nos deixam a certeza de um grande aperto de cinto,não sei que sentido fará aumentar o nosso encargo da dívida externa,para ceder uns milhões a Angola.
Serão aplicados em quê?!
No melhoramento do mercado da fruta do Lubango?!
Há pouco,um "expert" em finanças,dizia que só um terramoto como o do Haiti nos poderá salvar...
Vai ser a única maneira de desaparecerem as pessoas,as dívidas,aparecerem vários milhões de euros de todo o mundo e começar a reconstrução!

RUI LUCAS

TAP

Ninguém esperaria tal êxito, mas a Net é pródiga em surpresas.

O vídeo "TAP E O AEROPORTO DE LISBOA AO RUBRO!", que regista uma festa surpresa pré-natalícia na Portela, tornou-se viral e um êxito mundial.
Esta semana, registava quase um milhão e duzentas mil visualizações, tornou-se o vídeo mais visto no mundo nos últimos trinta dias no canal Viagens e Eventos do Youtube e, para ajudar á festa, conseguiu a proeza de entrar para o top 1OO geral dos mais vistos no mês em todo o mundo.

AUSENTES...MAS SEMPRE PRESENTES

Protagonistas de estória divertidas e muita ousadas, aos APACHES pouco conhecia.
Ao passar...bem ao largo... olhava-os curiosa ... de soslaio, com alguma intranquilidade.
Os rapazes eram engraçados.... mas tinham fama de reguilas e demasiado "avançados" .
Os "ÍNDIOS" endiabrados creceram e após todos estes anos , tal estorinha encantada ...tornaram-se homens, simples, sinceros, sensíveis e cavalheiros.
Gostei muito de os conhecer.
Com eles partilhei os valores do respeito e AMIZADE.
Por isso e porque fizeram parte integrante da juventude do nosso Bairro, lhes envio um forte abraço.
Por mim...SÁBADO...serão lembrados.
Grata pela vossa amizade.
Sempre vossa

Beijos para vocês-Branquinho, Madeira, Pedro Flaviano

NelaCurado

Etiquetas: ,

BRIOSA SEMPRE

Gonçalo
Esta é prenda que hoje te posso dar, no dia do teu aniversário. A nossa Briosa, vencedora da 1ª Taça de Portugal. Esse mérito ninguém nos tira ...
Parabéns
Pai

SABER LÍNGUAS... PARA QUÊ?

Um alemão, á procura de um melhor caminho, pára o carro ao lado de outro com dois alentejanos dentro.
O alemão pergunta:
'Entschuldigung, können sie Deutsch sprechen?'
Os dois alentejanos ficaram mudos.Tentou de novo:
Excusez-moi, parlez vous français?'
Os dois continuaram a olhar para ele impávidos e serenos.
'Prego signori, parlate italiano?'
Nada, por parte dos alentejanos.
'Hablan ustedes español?'
Nenhuma resposta.
'Please, do you speak english?'
Nada...
Angustiado, o alemão desiste e vai-se embora.
Um dos alentejanos vira-se para o outro e diz:
- Talvez devêssemos aprender uma língua estrangeira...
- Mas pra quê, compadre? Aquele parvalhão sabia cinco... e adiantou-lhe alguma coisa?

Etiquetas: ,

Efemerides - 26 de Janeiro


DESCRIÇÃO Neste dia, em 1905, foi encontrado numa mina do Transval, na África do Sul o diamante Cullinan - o maior diamante do mundo. A 26 de Janeiro de 1788, desembarcaram na Austrália, onde é hoje Sydney, os primeiros colonos ingleses. Em 1654, os portugueses conseguiram, após vários anos de guerra, expulsar os holandeses do Recife.Neste dia, em 1969, os Beatles gravaram este Let it Be - tema do último álbum da banda.

Etiquetas:

Mas que diferença...


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

TARDE DE DOMINGO


Aproveitando a bela tarde de sol...

Coimbra-Penacova-Luso...Coimbra!!!!
E...perto de Penacova...oa minha "objectiva" captou...o que vou chamar de "hora de mamar"!!!
Uma rafeira com o seu rebento! Vejam!!!

Abraço
José Leitão

HARMONIA DO MUNDO


Canta no quintal do vizinho,o galo.
Tu e ele fazem parte da mesma harmonia,são irmãos nessa fome de viver. A vida tem uma só expressão,essa onde o galo canta,essa onde tu o escutas comovido,sabendo que a noite não o pode conter.
É este comércio subtil de lábios e fontes,este coral de sapos e ralos,que não pode morrer,mesmo que um dia o galo deixe de cantar,ou tu de o ouvir,meu querido Horácio.

De Eugénio de Andrade

RUI LUCAS

Luva de protecção biodegradável desenvolvida em POIARES

Uma nova luva de protecção industrial totalmente biodegradável está a ser desenvolvida em Poiares e poderá entrar no mercado dentro de dois anos, através da multinacional Marigold Industrial, sedeada em França.

O revestimento biodegradável está a ser desenvolvido por uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), num projecto de investigação financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

O desafio partiu da própria empresa, com o objectivo de resolver um problema ambiental provocado pelos actuais materiais usados no fabrico das luvas de protecção industrial, segundo uma nota divulgada hoje pela FCTUC.

“O importante é criar uma luva com produtos naturais, mas que não aumentem o preço do produto”, disse hoje a catedrática Maria Helena Gil, que lidera a equipa de investigação da FCTUC.

O projecto está a ser desenvolvido em parceria com a equipa de Investigação e Desenvolvimento da empresa - um dos líderes mundiais na produção de luvas para uso industrial -, que concebeu um fio natural para a tricotagem de uma luva totalmente biodegradável.

“A grande dificuldade residia em conceber um revestimento biodegradável para substituir o polímero sintético utilizado presentemente”, refere a nota da FCTUC.

Após diversos estudos com polímeros naturais, como proteína de soja, amido e quitosano, os investigadores “já conseguiram praticamente optimizar o processo”, disse a docente universitária.

As luvas industriais têm de obedecer a “requisitos muito exigentes”, como a resistência a altas temperaturas e à corrosão e possuir elevado nível de aderência aos objectos, explicou Adelaide Araújo, bolseira do projecto iniciado há um ano.

A investigadora sublinhou que “os revestimentos actuais, geralmente feitos à base de polímeros sintéticos (plástico) são não degradáveis e tóxicos”.

A Marigold Industrial possui uma fábrica em Vila Nova de Poiares, distrito de Coimbra, onde trabalham cerca de 220 pessoas, disse à Lusa fonte da empresa.

Ler mais no Destak...

Os Sacos da SONASOL....

Em 1962 era Assim

Etiquetas:

La no Alto da Serra ....

domingo, 24 de Janeiro de 2010
MAI - preparem-se para os linchamentos populares...

Escondeu-se no canil e escapou por um triz à ira do povo.
O homem suspeito de ter agredido à facada o comerciante de queijos do Sabugueiro, Francisco Patrão, correu sérios riscos de ser linchado por populares.
Quando soou a notícia da tentativa de assalto e a confirmação da agressão, os habitantes da aldeia mais alta de Portugal muniram-se de paus e de ferros e partiram em busca do homem que andava a monte.
Ao final da manhã, o suspeito era encontrado, escondido dentro de um canil, junto à ponte sobre o rio Alva. "A GNR chegou a tempo e cercou-nos. Impediu-nos de fazer justiça pelas próprias mãos. E não era um nem dois habitantes. Era o povo que estava tão revoltado que queira castigar quem veio pôr em causa o nosso sossego e atentar contra a vida de quem trabalha", relatou uma residente.

Notas do Blog Papa Açordas:
Ou mudam o Código Penal ou esta situação vai ser corriqueiro em todo o País. O povo está farto de sofrer assaltos violentos, com intenção de matar, e ver os criminosos sairem dos tribunais, ainda antes dos polícias que os prenderam. Agora, ainda a GNR conseguiu impedir os populares de fazer justiça pelas próprias mãos mas, não poderá impedi-lo sempre... e, a efectivar-se o linchamente, sempre era menos um criminoso à solta...
-
Publicada por Compadre Alentejano
Ler mais no...

Só acontece de 2000 em 2000 anos!

Uma senhora levou a filha de 17 anos ao médico, queixando-se que a
miúda andava com vómitos... tonturas... que tinha perdido o apetite...
O médico, observada a rapariga, concluiu: - Minha senhora! A sua filha
esta grávida de 3 meses!
- A minha filha???? Ela nunca esteve sozinha com um homem! Não é
verdade, Carla Susana?!?!?
- Eu nem sequer beijei ainda um homem, mãe...!
O médico armou-se de uns binóculos que tirou da gaveta, aproximou-se
da janela e ficou, calado, a perscrutar o infinito...
Passados minutos, a mãe da Carla Susana, admirada e farta de esperar,
perguntou ao médico o que se passava.
- Da última vez que isto sucedeu, nasceu uma estrela no oriente e
chegaram três reis magos. Desta vez não vou perder o espectáculo!

Etiquetas: ,

Mas que musica...

video

Etiquetas: , ,

Meu dito, meu feito.

Eu cá tinha as minhas razões.
Acreditei nesta pinga desde o 1º dia em que a provei.

Etiquetas:

Efemerides - 25 de Janeiro


DESCRIÇÃO Henrique VIII casou com Ana Bolena e causou a separação da Igreja inglesa face à Igreja romana. A cidade de S. Paulo, no Brasil e a cidade Luanda foram fundadas. O casamento da filha da rainha Vitória ao som da Marcha Nupcial, de Mendelssohn. Idi Amin Dada Oumee tomou poder no Uganda. Nasceram William Somerset Maugham, Virginia Woolf, António Carlos Jobim, António Ramalho Eanes e Eusébio. Morreu Miklos Feher. Mary Martin gravou "My heart belongs to daddy".

Etiquetas:

domingo, 24 de janeiro de 2010

Lampreias em Coimbra ?

Será desta, que as mesmas vão ver Coimbra,a caminho da desova?
É uma vergonha esta obra está para ser feita há 15 ANOS.
Um Abraço.
Tonito.

INDUBIO PRO REO !

O debate sobre as Rotas dos Açores e de Colmar, têm aqui sido objecto de tomadas de posição.
Seguramente por "defeito sociológico" meu - agora não estou a ser irónico, acreditem - não prático "la langue de bois "ou seja, não tenho papas na língua. Como tal, cabe-me afirmar não sem algum orgulho, que do mesmo modo, não renego nenhuma das minhas heranças, mesmo as que recebi de mim mesmo. Era o que faltava.
Não obstante as divergências de opinião e a escassez do meu vocabulário lusófobo, tenho imensa alegria em contribuir através "do meu piano" internético, para que a AMIZADE daquela Malta continue.
Acérrimo defensor da partilha dos saberes, contribuo com os meus comentários respeitando os valores do "nosso espaço" internético. Valores aos quais subscrevo inteiramente, definidos pelo celebérrimo mouramortino Álvaro: debate livre, não fulanizado e sem ofender ninguém. Mas fico confortado com a ideia de que só me leu quem quis e que ninguém é obrigado, a seguir a minha modesta contribuição.
Nesta perspectiva, os meus comentários sobre as Rotas, feitos com humor e sem trocadilhos, talvez acutilantes, acabaram por ter um efeito desproporcionado e refluíram sobre alguns, o que resultou, do meu ponto de vista, uma sensação um pouco estranha... Um obscuro silêncio!

Esperava também que não interpretassem de forma negativa as minhas tentativas de humor para "lançar o debate" sobre as Rotas. Pelos vistos não foi assim. Há que ponderar!... Nem prós nem contras. Cada um vai onde melhor lhe convêm e pode. Ponto final!
E se querem que vos diga, faço minhas a as palavras de Fernando Pessoa
«Pedras no caminho? Guardo-as todas!... Um dia vou construir um castelo!».


Estimado LAU, mano TOMANÉ , malandros do sul e de além mar, um forte abraço e porque não, também... Até à Rota dos Açores.

Voltarei sempre que faça sentido mas, garantidamente, sem azedume!
Saudações cordiais.
C. Falcão

Etiquetas: , ,

Efemerides - 24 de Janeiro


DESCRIÇÃO Começa a corrida ao ouro na Califórnia. A Apple lançou o Macintosh. Marilyn Monroe separou-se de Arthur Miller. Um Boeing 707 da Air India caíu nos Alpes. Shoichi Yokoi foi encontrado na ilha de Guam. A Disney comprou a Pixar. Nasceram o imperador romano Adriano, Edith Wharton e Michel Preud'homme. A orquestra de Benny Goodman gravou "Stompin' at the Savoy".

Etiquetas:

José Cid assaltado por encapuzados


Segundo um notícia avançada pela imprensa, o cantor confirmou ter sido assaltado durante a madrugada do último domingo no Alto do Estoril, por volta das 2h00.
Refere que o crime foi efectuado por dois encapuzados, um português e outro brasileiro, que terão ameaçado o cantor com pistolas, tendo-se apoderado do veículo que este conduzia.
“Alguns quilómetros depois, durante um percurso que terá durado cerca de 45 minutos, os dois assaltantes deixaram o artista com o carro e o telemóvel num bairro de Almada”.
Os autores do assalto não terão reconhecido de imediato o cantor quando entraram no carro, tendo este que lhe dizer quem era.
Segundo José Cid “o incidente não teve um desfecho pior por não transportar consigo cartões de crédito ou multibanco, além de ser uma figura pública”.

Etiquetas:

sábado, 23 de janeiro de 2010

ISABEL e FILOMENA DIAS - Fazem Hoje Anos


FILOMENA DIAS



ISABEL CAETANO DIAS

( Gemeas da Rua H)

23 de JANEIRO 1961



49 ANOS
O Blog do Cavalinho Selvagem,
deseja-lhe muitos parabéns,
muitas felicidades e muitos anos de vida.

Etiquetas: , ,

Alunos do Jardim Escola

Parece-me oportuna a publicação desta foto . Parabéns ao Carlos Freire, conte muitos e bons.

Os nomes das meninas e dos meninos:da esq. para a dta e de cima para baixo:
1) Luís Cabral; Luisa Miranda; Elisa Serra;Francisco José Rocha; Ana Maria Guerra Pinto;
2) Carlos Freire;Álvaro Monteiro; Rogério Leal;Jorge Castilho;António Branco;Fernando Quaresma; José Augusto Rodrigues;
3) Carlos Antunes;Joaquim Roque (o melhor aluno - Onde está este pequeno cérebro?); Graça Frias;António José Roxo; Maria Alexandra Lalanda (filha do Dr. Lalanda Ribeiro e que vivia na Rua de Angola, mas numa casa que já não era "casa do bairro").
Foto enviada pelo Luis Cabral
identificação de F. Quaresma

Ja pub. em 2009

Etiquetas:

CAVACO TENTOU ESTRANGULAR SANTANA COM FITA DA MEDALHA


Santana Lopes recebeu a Grã Cruz da Ordem de Cristo, na terça-feira, uma condecoração para pessoas que prestaram serviços relevantes ao país, como foi o caso de Santana quando ajudou a tirar Sousa Cintra da presidência do Sporting.
A cerimónia foi perturbada por dois factos perturbantes; A condecoração de Santana e a tentativa de Cavaco de estrangular o ex-primeiro ministro com a fita da medalha, durante quinze segundos, até ser discretamente chamado à razão por Nunes Liberato.
A medalha é composta por uma homenagem aos dias de pirataria e aos concertos de violino de Chopin.

SMTUC - SE!


Como já disse,por várias vezes,sou um utente antigo dos transportes públicos,nesta pequena cidade.
Utilizei os elétricos(até o chora),os tróleis,autocarros,ecovia,etc.

Ao longo dos anos,vivi o trabalho dos condutores,revisores,motoristas,etc. destes transportes.
Como em tudo na vida,houve tempos piores e outros melhores.
Até houve greve dos transportes!
Nada que me custe a aceitar.
É um direito de que nenhum trabalhador deve abdicar!
O meu reparo,já algumas vezes manifestado:
A greve é contra a entidade patronal.
Claro que pode ter efeitos colaterais,para que se faça mais sentida e,até,reunir mais apoios.
Independentemente das razões da luta dos motoristas dos SMTUC,que até poderão ser as mais válidas em termos laborais,a luta está a ter um alvo errado:os utentes dos transportes que,previamente,já pagaram os seus "passes" ou adquiriram os títulos pré-pagos.
A administração com quem os motoristas lutam fica perfeitamente fora da questão.
A receita está arrecadada!
Quando há greve,desconta o tempo de greve nos salários e tem os autocarros parados,sem consumo.
Quando há plenário,pelo menos durante 2 horas,está a frota paralisada!
A administração,contra quem a luta é dirigida,até ganha!
Quem perde tudo são os utentes.
Os transportes previamente pagos,a paciência e o respeito pelos motoristas!
Virem a luta para o alvo principal!





RUI LUCAS

Efemerides - 23 de Janeiro


DESCRIÇÃO Daniel Pearl, repórter do Wall Street Journal, foi raptado no Paquistão. Richard Nixon anunciou que tinha sido feita a paz com o Vietname. A Suécia tornou-se o primeiro país a banir o uso de aerossóis. Nasceram Stendhal, Edouard Manet, Sergei Eisenstein, Django Reinhardt, Jeanne Moreau e João Ubaldo Ribeiro. Mike Oldfield recebeu o disco de ouro por «Tubular Bells».

Etiquetas:

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha


História:
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha situa-se em Coimbra, na margem esquerda do Mondego, perto da Baixa da cidade. Foi mandado construir por D. Isabel de Aragão, em 1314, no local do primitivo núcleo de monjas clarissas fundado em 1283 por D. Mor Dias.


Devido ao alagamento provocado pelas cheias do Rio Mondego, o mosteiro ficou arruinado e foi abandonado.
Em 1991 foi iniciado um ambicioso projecto de recuperação e valorização da ordem dos 7,5 milhões de euros.
O mosteiro voltou a abrir ao público a 18 de Abril de 2009, com um novo centro interpretativo que acolhe "a história do sítio".
Este novo centro consiste num edifício de mil metros quadrados, com funções museológicas, dotado de um auditório, salas de exposições, uma loja e uma cafetaria.


Está classificado como monumento nacional pelo
IPPAR


Fonte: Wikipédia




Em 1212, a jovem Clara de Assis segue o exemplo de S. Francisco de
Assis
e vive o ideal de pobreza evangélica em clausura e contemplação.
Surge assim a Ordem das Clarissas ou Segunda Ordem Franciscana.
Chega a Portugal em 1254.
Em 1286, na margem esquerda do Rio Mondego, funda o que seria mais
tarde um dos mais emblemáticos
monumentos do gótico nacional.
Pelas mãos da fidalga D.Mor Dias que esteve ligada ao Mosteiro das
Donas
, anexo feminino do Mosteiro de Sta. Cruz, desenvolve-se a vida
da Ordem das Clarissas.
Receosos da sua popularidade, os crúzios movem-lhe uma perseguição de
modo a extinguirem a
Ordem das Clarissas e ficam com a sua imensa
fortuna, sendo a comunidade de Sta.Clara dissolvida em 1311.
Contudo, a intervenção de D.Isabel de Aragão, Rainha de Portugal
e casada com D.Dinis (o Lavrador), faz ressurgir a Ordem de Santa
Clara.
Em 1325, após a morte de D.Dinis, recolhe ao Mosteiro, vestindo o
hábito das clarissas mas não fazendo votos.
Daí sairá, apenas, pouco tempo antes da sua morte, em Estremoz.
Deixou expresso em testamento o desejo de ser sepultada no Mosteiro de
Santa Clara a Velha,
onde em 1995 foi iniciada uma escavação
arqueológica , após ter estado 4OO anos, parcialmente submerso pelo
Mondego.
Após um ambicioso projecto de recuperação, o Mosteiro abre ao público a
18 de Abril de 2OO9.

Texto de Nela Curado
Slide by José Leitão

Etiquetas: ,

UNIÃO GAY





Porquê tudo igual...Falta de imaginação ou trauma encoberto?

Referer.org